Maria do Mar
DR
DR

Lojas de brinquedos em Lisboa: a brincar é que a gente se entende

Nestas lojas de brinquedos em Lisboa há tudo o que é preciso para mimar os miúdos e, por que não, até os crescidos.

Publicidade

De cavalinhos de madeira a jogos tecnológicos, as lojas de brinquedos em Lisboa têm tudo o que é preciso para mimar os miúdos, dar um presente surpreendente ou entreter pais com síndrome de Peter Pan. O que é o mesmo que dizer que as crianças não vão precisar de suplicar “vá lá, vá lá”, porque os crescidos também ficam rendidos. Se quer fugir das grandes superfícies e comprar um presente verdadeiramente original, tem de conhecer estas lojas de brinquedos em Lisboa, autênticos mundos encantados para crianças. Desde um quiosque de bonecas (sim, só de bonecas) à livraria que tem livros que não são só para ler (são para brincar, desafiar, desdobrar e interagir) ou para adormecer (são para despertar a mente para coisas novas, excitar os olhos com cores, acordar o cérebro com exercícios divertidos e marcá-lo com histórias inesquecíveis), vai descobrir lojas de brinquedos para todos.

Recomendado: Quintas pedagógicas: leve-os ao campo sem sair da cidade

Lojas de brinquedos em Lisboa: a brincar é que a gente se entende

  • Compras
  • Avenida da Liberdade/Príncipe Real

A montra não deixa ninguém indiferente. Não é por acaso que enquanto Pedro e Benedetta se demoraram nos derradeiros acabamentos antes de abrir no Verão de 2023, muitos eram os que paravam e tentavam espreitar além da porta da FuFu. Chamam-lhe loja-atelier, precisamente porque é simultaneamente montra e espaço de trabalho. A lista de opções para entreter ou presentar os mais pequenos inclui brinquedos de praia da Scrunch Kids, em silicone e totalmente maleáveis, os rolos e cartazes para colorir da Omy e os berlindes da Billes & Co, que ao que parece também estão a chamar a atenção entre os adultos. Somam-se os livros infantis de editoras portuguesas – até agora, autênticos best-sellers. Mas o que mais brilha nestas estantes, desenhadas por Pedro Louro, a outra metade do projecto (e do casal), são as criações de Benedetta. Em 2012, criou Fulana Beltrana Sicrana, uma marca que bonecos em tecido, que tanto podem seguir a fisionomia de figuras célebres da nossa história, super-heróis, animais fofinhos ou mesmo objectos personalizados, caso o freguês queira encomendar em jeito de homenagem ou como regalo pessoal.

  • Compras
  • Benfica/Monsanto

A estética em tons pastel, o aroma a talco, as texturas têxteis, a música ambiente e – para absoluto gáudio dos mais novos – o tapete de brincadeiras. Na concept store de decoração e design infantil Kids R, que se mudou de Odivelas para Benfica, as famílias são convidadas a fazer uso do máximo de sentidos possível. Entre a oferta de diferentes marcas de autor, como a portuguesa Mrs Ertha, a dinamarquesa Maileg, ou a holandesa Treasure Trunks, sobressaem os artigos feitos em madeira, do mobiliário minimalista aos brinquedos didácticos, como equipamentos de ginástica inspirados na natureza.

Publicidade
  • Compras
  • Alcântara

Nesta loja na LX Factory, o que não é muito grande é o espaço, porque amor há para dar e vender. Amor por brinquedos didácticos, jogos divertidos, livros coloridos e muitos objectos para animar o quarto, a mochila e o coração dos miúdos. Além de uma panóplia de animais de peluche, de leões até fossilly triceratops, há brinquedos de parede (sim, leu bem), brinquedos para levar para o banho (porque um banho é sempre mais divertido com companhia) e até moldes de praia, para fazer desenhos na areia como um verdadeiro profissional. Além deste espaço, a Petit Love tem morada em Alvalade e em Carcavelos. 

  • Compras
  • Alvalade

Mónica Albuquerque nasceu e cresceu em Alvalade – pertence à quarta geração da família no bairro e orgulha-se de estar a contribuir para o seu crescimento com a Maria do Mar. O espaço é o sonho de qualquer criança (e, com ela, de qualquer pai e mãe): junta num único armazém os conceitos Maria do Mar Lifestyle, com livros e brinquedos, Maria do Mar Warehouse, com mobília, Tailor by Maria do Mar, com roupa, e Maria do Mar Childcare, para bebés pequeninos e recém mamãs. Além da pinta, em comum os quatro projectos têm a luta pelo comércio justo e pela sustentabilidade. Espreite o site: é um bom teaser para depois fazer uma visita sem pressas.

Publicidade
  • Compras
  • Vestuário de criança
  • Campo de Ourique

Precisa de um ovo para transportar o bebé? A Babycool tem. Uma cadeira de papa? A Babycool tem. Um tapete para o quarto dos miúdos? Um disfarce de Carnaval? Um brinquedo de madeira ou um livro de colorir com água? Tem, tem, tem. Esta loja é daquelas que tem tudo e mais um par de botas em matéria de brinquedos e puericultura. E o melhor é que se não tiver no momento, arranja. Ao todo, são mais de 400 marcas para bebés e crianças. Entre os brinquedos disponíveis, há desde puzzles e legos até cenários de cozinhas e mundos imaginários para pôr os miúdos a sonhar.

  • Compras
  • Brinquedos e jogos
  • Chiado
  • preço 3 de 4

Só deve entrar nesta loja com uma criança pela mão se estiver 100% disposto a comprar-lhe uma boneca. Caso contrário, comprará uma birra difícil de acalmar. Tudo porque as bonecas espanholas de cabelo semi-natural e os respectivos acessórios são de fazer perder a cabeça (até a uma pessoa adulta). Além delas, têm bonecos de madeira, instrumentos musicais, peluches e as adoráveis famílias de animais da Sylvanian Families.

Publicidade
  • Compras
  • Decoração
  • Intendente

Não é uma loja para crianças, mas tem alguns dos brinquedos que lembramos dos tempos da nossa infância. E da infância dos nossos pais. E até dos nossos avós. A Vida Portuguesa não ressuscitou apenas marcas antigas de sabonetes e pastas de dentes: tem gaitas e fisgas, máquinas de costura e piões. Uma viagem ao passado e um mundo de objectos que fazem a diferença em qualquer quarto dos brinquedos.

  • Miúdos
  • Vendas

Só quem conhece vai lá dar facilmente, mas há um bosque encantado que vale a pena procurar em Cascais. É o Bosque Feliz e está cheio de livros, jogos e bonecos perfeitos para encher o quarto dos brinquedos. As pedagogias alternativas Waldorf, Pikler e Montessori têm lugar de destaque nas prateleiras, bem como os materiais sustentáveis e amigos do ambiente.

Publicidade
  • Miúdos
  • Grande Lisboa

Num mundo dominado pela tecnologia, os designers Isabel Vaz e Nuno Dias ousaram abrir uma loja no Seixal só com brinquedos feitos em papel 100% reciclado. O objectivo é pôr os miúdos a criarem os seus próprios brinquedos: aprenderem a dobrar, colar e até a fazerem a cabeça de um robot de papel girar. No final, vão poder brincar com as obras de arte que criaram sozinhos ou em família.

  • Compras
  • Brinquedos e jogos
  • Campo de Ourique

Auto-intitulou-se de “a loja mais querida do bairro” desde que abriu em Campo de Ourique, já lá vão uns bons anos. Entretanto cresceu, mudou de morada (sem mudar de bairro), mas a fofura ninguém lhe tira, com os seus tecidos de padrões coloridos, as suas bandeirolas para pendurar na parede, os cestos de arrumação floridos, as almofadas personalizadas com letras, símbolos ou números, os quadros com mensagens divertidas e os brinquedos tradicionais e que não precisam de pilhas para nada. Há lá coisa mais querida do que esta.

Publicidade
  • Compras
  • Brinquedos e jogos
  • Areeiro/Alameda

A Lolla Kids está de portas abertas desde 2015. Além de artigos de puericultura, moda e decoração, contempla ainda uma secção inteiramente dedicada à brincadeira, com bonecas de marcas como a Minikane e a Mrs Ertha, brinquedos em madeira, peluches, triciclos e bicicletas, puzzles, jogos e até propostas das populares Maileg e Moonie. 

  • Compras
  • Brinquedos e jogos
  • Campo de Ourique

Histórias de encantar e cultura geral sub-16. Ilustrações dignas de moldura e páginas com textura. Para folhear, ler, pintar, aprender, ouvir e até montar. Porque acreditamos que os livros também são brinquedos (os melhores brinquedos), recomendamos uma visita a uma das lojas da Edicare, que se dedica unicamente ao universo literário infantil, mas que também tem uma oferta de qualidade na área dos jogos didácticos e da papelaria para crianças e adultos.

Publicidade
  • Compras
  • São Sebastião

Se é a brincar – através dos sentidos e do faz-de-conta – que as crianças retiram a força para estar no mundo e agir com confiança, é na loja da Cristina Siopa que se encontra o verdadeiro mundo encantado dos brinquedos. Mal se abre a porta, vemos logo os protagonistas desse mundo de fantasia, dos duendes às princesas e dos fantoches aos piratas. Por entre jogos e puzzles para toda a família e uma linha de carros e camiões para brincar muitos e muitos anos, o difícil é mesmo escolher. Mas, calma, ao menos vai com a certeza de que, seja o que for, os miúdos vão gostar. Só não há Gormitis nem Winx, mas também ninguém sente a falta. Pelo menos enquanto houver material artístico genuíno e uma grande lista bibliográfica para adormecer os mais novos na hora de ir para a cama.

  • Miúdos
  • Campo de Ourique

Já é maior de idade, mas continua a ser uma das melhores lojas de brinquedos para a criançada mais nova. Os jogos e brinquedos são sempre muito mais do que parece à primeira vista, só de olhar para a caixa. Aceite a ajuda dos funcionários das lojas de Campo de Ourique e do CCB, que estão lá para explicar como tudo funciona: dos lápis que não servem para colorir folhas mas sim as paredes da casa de banho durante o duche (calma – sai tudo com água) até aos puzzles que, em vez de ficarem esticadinhos no chão, ganham vida 3D.

Publicidade

15. Benji

Nesta loja online de brinquedos para bebés e crianças, inaugurada em plena pandemia, encontra propostas diferenciadas para todas as idades, desde o nascimento até à altura de dar os primeiros passos, incluindo na música, com brinquedos de marcas como Chicco, Fisher Price, Janod e Goki. Há ainda uma secção exclusivamente dedicada a obras infantis editadas pela Livros Horizontes, porque ler também é brincar.

  • Coisas para fazer
  • Lisboa

Como é que se educam crianças mais felizes? Esta é uma das perguntas a que a equipa da Oficina Didáctica, composta por profissionais das áreas da educação e da saúde, tenta responder com a sua loja de materiais didácticos. Aqui encontra brinquedos capazes de proporcionar aos miúdos experiências de fazer inveja aos crescidos, como um barco de madeira dos Vikings (45,60€), tal e qual como nos filmes, ou um puzzle que é um safari (15,90€) e que até vem com uma lanterna mágica, para encontrar o que não se consegue ver a olho nu.

Publicidade
  • Compras
  • Brinquedos e jogos
  • Campo de Ourique

Já têm idade para ter juízo, mas ainda compram Legos e brincam com comboios eléctricos. Os proprietários da Ursinho a Galope concretizaram um sonho antigo quando abriram esta pequena loja de brinquedos onde não há tablets, jogos electrónicos ou ídolos infantis dos tempos modernos, mas sim casinhas de madeira, cavalos de baloiço, peluches, puzzles, caixas de música e berlindes.

  • Compras
  • Avenidas Novas

Tudo começou com o nascimento de uma loja tradicional de bairro em 1983, que veio servir de embaixadora do rico artesanato da vila alentejana de Arraiolos. Seguindo a linha da tradição, está igualmente disponível uma vasta gama de brinquedos didácticos e bonecos em croché, do elefante Dumbo ao pintainho Ju e à girafa Du, que prometem encher de alegria os mais pequenos. Entre origamis, puzzles, livros e muitos jogos, incluindo teatros de fantoches, não faltam opções.

Lisboa dos pequenitos

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade