Quatro miradouros em Monsanto

Partimos à descoberta de Monsanto e descobrimos que a melhor vista para Lisboa está lá em cima.
Miradouro Panorâmico do Monsanto
Fotografia: Francisco Santos
Por Luís Leal Miranda |
Publicidade

Monsanto é, sem discussão possível, o pulmão da cidade. Mas podemos vê-lo também como o pulmão extra que ajuda a respirar os lisboetas em todas as idades. Arena de piqueniques, megapavilhão polidesportivo sem tecto, destino de eleição para apreciadores de baloiços e escorregas. E é nestes 1000 hectares de natureza que se escondem, como quem diz, miradouros com algumas das melhores vistas em Lisboa. Do novíssimo Panorâmico de Monsanto (na verdade com quase meio século), ao meio escondido miradouro Keil do Amaral, vale a pena descobrir as vistas sobre Lisboa sem sair do pulmão verde da cidade.  

Recomendado: O melhor de Monsanto

Quatro miradouros em Monsanto

1
Miradouro Panorâmico do Monsanto
Fotografia: Francisco Santos
Atracções, Torres e miradouros

Panorâmico de Monsanto

icon-location-pin Benfica/Monsanto

O novo miradouro de Lisboa tem quase meio século. Foi restaurante de luxo, bingo, discoteca, edifício de escritórios e armazém. Agora, este ovni desenhado pelo arquitecto Chaves da Costa ganha uma nova vida – uma vida bem mais pacata: faz de miradouro, aquela que
 foi sempre a sua vocação secundária. A vista de 360 graus para toda a cidade e a localização privilegiada, no Alto da Serafina, fazem deste prédio devoluto o melhor sítio para ver as vistas em Monsanto. Para quê mentir? É a melhor vista de toda a cidade. Abandonado desde 2001, o Panorâmico recebia apenas a visita esporádica de exploradores urbanos, turistas, curiosos ou pessoas munidas com latas de tinta para fazer aquilo que as pessoas munidas com latas de tinta fazem. Desde dia 2 de Setembro que pode ser visitado legalmente e em segurança: a Câmara Municipal de Lisboa retirou o entulho, colocou protecções e em breve vai dar um jeito às paredes cheias de frases como “Não posso viver sem ti, Albino”. Esta não será, no entanto, a forma final do Panorâmico: a última mutação acontecerá no futuro, depois de conhecido o vencedor de um concurso de ideias que a CML irá lançar no próximo mandato. Até lá, é aproveitar.


2
Miradouro Keil do Amaral
Fotografia: Arlindo Camacho
Atracções, Torres e miradouros

Miradouro Keil do Amaral

icon-location-pin Alcântara

Fica semiescondido entre a floresta, na colina do auditório com o mesmo nome, e tem vista para a ponte e o rio. Actualmente está decorado com graffitis de um tal Partido das Lésbicas Portuguesas, grupo que não parece ter como prioridade a limpeza das paredes de Lisboa.

Publicidade
3
Atracções, Torres e miradouros

Miradouro do Calhau

icon-location-pin Sete Rios/Praça de Espanha

Tem a vista certa para a parte errada de Lisboa – o lado Nordeste de Monsanto. Fica no Parque Recreativo do Calhau, perto das ruínas de um moinho e dali vê-se bem se há ou não muito trânsito no Eixo Norte-Sul.

4
Atracções, Parques e jardins

Miradouro do Alto da Serafina

icon-location-pin Benfica/Monsanto

Na ponta mais isolada (e sossegada) do Parque da Serafina está um miradouro com um telescópio apontado para Lisboa: 0,50€ dá-lhe para 2 minutos de contemplação.

Dê nas vistas

miradouro portas do sol
Fotografia: Manuel Manso
Coisas para fazer

Os melhores miradouros em Lisboa

Lisboa tem 16 miradouros oficiais: todos com vistas espectaculares sobre os telhados da cidade, os monumentos mais imponentes, o Tejo, a ponte 25 de Abril ou a outra margem. Mas há mais vistas para além das que a Câmara Municipal de Lisboa tem registadas: são de roof-tops, terraços, bares e hotéis. Ter Lisboa aos seus pés de copo na mão é um belo programa, não lhe parece? Então só tem de escolher um dos melhores miradouros em Lisboa. 

Esplanada Park
Fotografia: Arlindo Camacho
Noite, Cafés/bares

Os bares com melhor vista em Lisboa

Este artigo não é recomendável a pessoas com vertigens. E também não é recomendável a quem não gosta de ver o pôr-do-sol com um cocktail na mão. Descanse os olhos do computador, do telemóvel e dos seus colegas de trabalho e lave as vistas num destes bares. De um bar de hotel com uma piscina épica ao parque de estacionamento mais trendy da cidade, a olhar para a ponte, a ver navios ou a olhar para o castelo, damos-lhe uma lista dos bares com a melhor vista em Lisboa.

Publicidade
Sky Bar
Fotografia:Manuel Manso
Coisas para fazer

Os melhores terraços em Lisboa

Subimos aos melhores terraços de Lisboa e, entre ver as vistas, beber um copo e dançar, ainda tivemos tempo para escrever este artigo, com 30 destinos para quando a temperatura sobe na cidade. O que pode depender do termostato de cada um, que tanto pode estar avariado como sincronizado com outra zona do país ou do mundo. E Lisboa está bem decorada a terraços com vista, graças às sete colinas que abençoam Lisboa (menos quando temos de as galgar). Seja em hotéis, restaurantes ou bares, Lisboa é linda vista de qualquer perspectiva. Estas são as nossas escolhas para lavar as vistas.

level eight rooftop
Fotografia: Arlindo Camacho
Noite, Cafés/bares

Os melhores bares em rooftops em Lisboa

A palavra rooftop ainda não é reconhecida pelo dicionário Priberam (a alternativa é, rosto, rotos ou rolitos), mas cada vez é mais usada no vocabulário alfacinha, com muitas sunset parties em rooftops por essa cidade fora, onde cocktails não faltam. Não revire já os olhos se já está cansado destas palavras e expressões inglesas. Encare esta lista como uma sugestão de bares em terraços em Lisboa porque no fundo é que isto é. Seja como for, deixámos as vertigens no rés-do-chão e subimos aos terraços de hotéis, centros comerciais e parques de estacionamento para eleger os melhores bares em rooftops em Lisboa. 

Publicidade
Esta página foi migrada de forma automatizada para o nosso novo visual. Informe-nos caso algo aparente estar errado através do endereço feedback@timeout.com