Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Veja as vistas nestes miradouros em Monsanto
Miradouro Panorâmico do Monsanto
©Francisco Santos

Veja as vistas nestes miradouros em Monsanto

Partimos à descoberta de Monsanto e descobrimos que a melhor vista para Lisboa está lá em cima.

Por Luís Leal Miranda e Francisca Dias Real
Publicidade

Monsanto é, sem discussão possível, o pulmão da cidade. Mas podemos vê-lo também como o pulmão extra que ajuda a respirar os lisboetas em todas as idades. Arena de piqueniques, megapavilhão polidesportivo sem tecto, destino de eleição para apreciadores de baloiços e escorregas. E é nestes 1000 hectares de natureza que se escondem, como quem diz, miradouros com algumas das melhores vistas em Lisboa. Do novíssimo Panorâmico de Monsanto (na verdade com quase meio século), ao meio escondido miradouro Keil do Amaral, vale a pena descobrir as vistas sobre Lisboa sem sair do pulmão verde da cidade.  

Recomendado: O melhor de Monsanto

Miradouros em Monsanto

Miradouro Panorâmico do Monsanto
Miradouro Panorâmico do Monsanto
©Francisco Santos

1. Panorâmico de Monsanto

Atracções Torres e miradouros Benfica/Monsanto

Este miradouro de Lisboa tem quase meio século. Foi restaurante de luxo, bingo, discoteca, edifício de escritórios e armazém. Este ovni desenhado pelo arquitecto Chaves da Costa ganha uma nova vida – uma vida bem mais pacata: faz de miradouro, aquela que
 foi sempre a sua vocação secundária. A vista de 360 graus para toda a cidade e a localização privilegiada, no Alto da Serafina, fazem deste prédio devoluto o melhor sítio para ver as vistas em Monsanto. Para quê mentir? É a melhor vista de toda a cidade. Abandonado desde 2001, o Panorâmico recebia apenas a visita esporádica de exploradores urbanos, turistas, curiosos ou pessoas munidas com latas de tinta para fazer aquilo que as pessoas munidas com latas de tinta fazem. Tem sido palco do Festival Iminente 
que tem intervencionado o espaço com arte urbana, que está bem de saúde para aqueles lados.

Miradouro Keil do Amaral
Miradouro Keil do Amaral
Fotografia: Arlindo Camacho

2. Miradouro Keil do Amaral

Atracções Torres e miradouros Alcântara

Fica semiescondido entre a floresta, na colina do auditório com o mesmo nome, e tem vista para a ponte e o rio. Actualmente está decorado com graffitis de um tal Partido das Lésbicas Portuguesas, grupo que não parece ter como prioridade a limpeza das paredes de Lisboa.

Publicidade
Miradouro do Moinho das Três Cruzes do Calhau
Miradouro do Moinho das Três Cruzes do Calhau
Playocean

3. Miradouro do Moinho das Três Cruzes do Calhau

Atracções Torres e miradouros Sete Rios/Praça de Espanha

Tem a vista certa para a parte errada de Lisboa – o lado Nordeste de Monsanto. Fica no Parque Recreativo do Calhau, perto das ruínas de um moinho e dali vê-se bem se há ou não muito trânsito no Eixo Norte-Sul. É conhecido por todos como Miradouro do Calhau, mas não é o sítio certo para avistamentos de grandes cenários verdes. Daqui avista-se mais o betão da cidade que outra coisa, mas vale a visita pela caminhada que tem de fazer para chegar até lá. 

Montes Claros
Montes Claros
Ana Sofia Serra

4. Miradouro dos Montes Claros

Coisas para fazer Ajuda

Antes foi casa de chá, projectada por Francisco Keil do Amaral, mas agora deu lugar a um espaço para eventos, sem nunca terem desaparecido os famosos jardins e miradouros dos Montes Claros. O passar do tempo fez com que muita da vegetação acabasse por tirar algumas das vistas daquele miradouro, devido à altura das árvores, mas que, ainda assim, vale a pena pelo envolvente quase idílico daquele espaço.

Publicidade
Miradouro do Alto da Serafina
Miradouro do Alto da Serafina
Playocean

5. Miradouro do Alto da Serafina

Atracções Parques e jardins Benfica/Monsanto

Na ponta mais isolada (e sossegada) do Parque da Serafina está um miradouro, protegido até com um telheiro, com um telescópio apontado para Lisboa: 0,50€ dá-lhe para 2 minutos de contemplação. Se não quiser tocar em instrumentos, pode usar as suas capacidades visuais para apreciar as vistas nesta clareira num plano mais elevado. A este observa-se a zona de Benfica e a sul, lá ao longe, vê-se a Ponte 25 de Abril arqueada sobre o Rio Tejo. 

6. Miradouro da Escarpa

Coisas para fazer Alcântara

Este está bem escondido entre arvoredos, mas fica mesmo junto à falésia do Parque de Merendas da Escarpa, onde há mesas para piquenicar e ver as vistas enquando come, que dão para o bairro de Campolide. 

Dê nas vistas

miradouro portas do sol
Fotografia: Manuel Manso

Os melhores miradouros em Lisboa

Coisas para fazer

Lisboa tem 16 miradouros oficiais: todos com vistas espectaculares sobre os telhados da cidade, os monumentos mais imponentes, o Tejo, a ponte 25 de Abril ou a outra margem. Mas há mais vistas para além das que a Câmara Municipal de Lisboa tem registadas: são de roof-tops, terraços, bares e hotéis. Ter Lisboa aos seus pés de copo na mão é um belo programa, não lhe parece? Então só tem de escolher um dos melhores miradouros em Lisboa. 

pôr-do-sol
Fotografia: Jacek Ulinski/ Unsplash

Os melhores sítios para ver o pôr-do-sol em Lisboa e arredores

Coisas para fazer

São pouco mais de meia dúzia de sítios onde o pôr-do-sol não desilude e onde não vai encontrar grandes multidões. Aliás, são sítios onde poderá fazer “aquela” foto do pôr-do-sol que é um sucesso garantido nas redes. Seja num terraço com vista para Lisboa, seja à beira rio ou rio adentro, o que importa é não perder o fenómeno. Ora imagine o seguinte: a luz de Lisboa, o Tejo e um cocktail na mão. Junte a isto um grupo de amigos e tem tudo o que precisa para aproveitar o fim do dia. 

Publicidade
chapitô
Mariana Valle Lima

Não olhe só para o prato nestes restaurantes com vista em Lisboa

Restaurantes

O prato é tudo, mas se vier acompanhado de uma vista para admirar nos intervalos entre garfadas melhor. E boas vistas são o que não falta a esta cidade das sete colinas se formos ao mais alto edifício da Bica temos Cais do Sodré e muito Tejo, do alto do centro da Baixa temos o traçado ortogonal do Marquês e ao fundo as ruínas do Carmo. Da colina oposta vê-se Castelo, Sé e Senhora do Monte e se formos até Belém, há um imenso Ginjal na outra margem e uma ponte digna de filmes estrangeiros. Não faltam vistas a esta cidade e restaurantes também não.

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade