Sete novidades de Outono a não perder

Que os dias mais curtos não sirvam de desculpa para não sair de casa. Lisboa tem novidades para todos os gostos.
rage room, smash it, sala de raiva
Fotografia: Manuel Manso
Por Editores da Time Out Lisboa |
Publicidade

Salas para partir a loiça toda, pão ao domicílio, um mercado renovado ou escadas rolantes ao ar livre são algumas das novidades que deram o pontapé de saída para mais uma estação, antecipando-se mesmo à queda das folhas dos plátanos. Afinal, há muitos motivos para ficarmos felizes com a chegada do Outono, sem contar com o fresquinho que a cidade já andava a pedir há algum tempo. Mas mesmo com a baixa das temperaturas está convidado a derreter-se com estas sugestões. Estas são as sete novidades de Outono que não pode perder.

Recomendado: Os melhores sítios para estudar em Lisboa

7 novidades de Outono a não perder

rage room, smash it, sala de raiva
Fotografia: Manuel Manso
Coisas para fazer

Smash It Room

icon-location-pin Grande Lisboa

É para partir a casa toda. E no fim nem vai ter de arrumar nada. Abriu a primeira rage room no país e se não está familiarizado com o conceito, nós ajudamos: descarregue a raiva numa sala cheia de equipamentos electrónicos e loiças. Mas como? A partir tudo o que vê à frente num exercício de destruição recreativa. A Smash it, em Benfica, está pronta para o receber. Não pense é que entra ali de qualquer maneira, tem de entrar em campo com um equipamento de segurança: macacão fluorescente, botas subidas, luvas, capacete e um colete-carapaça. Vestido a rigor, avizinha-se a destruição. As armas estão dispostas na parede, e vão desde uma simples panela ao bastão de beisebol, uma marreta ou um ferro. A partir daqui é escolher e começar a aplicar a ira que o invade em garrafas, monitores, teclados, quadros, bibelots, impressoras ou até treinar o jeito para o boxe num manequim de silicone. Tudo sem as consequências prejudiciais que um passatempo destes teria na vida real.

Homem do Pão
©Inês Félix
Notícias, Comida

O Homem do Pão

Com o aumento dos serviços de entrega ao domicílio, caminhamos a passos largos para um estilo de vida eremita. Mas se ganhar o pão nos rouba tempo para algumas incontornáveis tarefas diárias, o Homem do Pão dá a volta ao assunto e entrega-lhe o produto em casa, no conforto do lar. Muitos ainda se lembram de acordar e apenas ter de abrir a porta da rua para alcançar o talego cheio de pão pendurado na maçaneta. O serviço esteve quase extinto e foi uma longa caminhada no deserto até começarem a surgir, aqui e ali, alguns serviços de entrega em casa. Este Homem do Pão é só alfacinha e abrange toda a cidade – por enquanto ainda anda de um lado para o outro em "soft opening", que é como quem diz que o negócio ainda agora começou. A entrega é gratuita e só tem de se registar no site oficial em www.homemdopao.pt para escolher o seu plano.

Publicidade
Sála, joão sá
Manuel Manso
Restaurantes

SÁLA

icon-location-pin Santa Maria Maior

Vamos tirar o bicho papão do caminho: este não é mais um restaurante de fine dining. É um restaurante de “comida boa”, com uma cozinha aparentemente simples, feito essencialmente com aquilo que os produtores entregam todos os meses. A carta está em permanente mudança ainda que haja um prato ou outro planeados para serem intemporais. São 30% de vegetais, uma parte grande de peixe e mariscos e duas carnes.  No que toca às bebidas há uma forte componente de sumos naturais, com várias frutas – e não há cá denominação de mocktails –, kombucha caseira natural ou de maçã. A própria carta de vinhos não é muito grande, mas tem alguma variedade e vinhos biológicos e naturais.

Escadas rolantes Martim Moniz
ManuelManso
Notícias, Vida urbana

Escadas rolantes do Martim Moniz

Quase dois anos depois, as escadas rolantes que ligam o Martim Moniz à Rua Marquês de Ponte de Lima, nas Escadinhas da Saúde, foram finalmente abertas ao público. A partir de agora vai ficar mais fácil subir à Mouraria, só não se esqueça de se manter encostado à direita enquanto sobe para não empatar o trânsito. O troço tem 32 metros e integra o Plano Geral de Acessibilidades Suaves e Assistidas à Colina do Castelo.

Publicidade
mercado jardim, alvalade, bairro das estacas
©Inês Félix
Coisas para fazer, Mercados e feiras

Mercado Jardim de Alvalade

icon-location-pin Campo Grande/Entrecampos/Alvalade

Nasceu de uma proposta do Orçamento Participativo e o projecto de requalificação foi escolhido pela própria população num processo de discussão pública que envolveu todos os interessados. Um projecto do arquitecto Rui Mendes que inclui dois murais do artista urbano portuense GODMESS. Lá dentro encontra bolos regionais, flores, hortaliças ou fruta e se quiser peixinho fresco só tem de planear com mais antecedência. Há uma parceria com o Cabaz do Peixe, uma associação de Sesimbra composta por dezenas de embarcações de pesca artesanal que também vende cabazes online.

+ Ó freguês, olhe aqui: fomos conhecer o novo Mercado Jardim de Alvalade

Camones
Duarte Drago
Noite, Cafés/bares

Camones

icon-location-pin São Vicente 

Funciona no espaço do antigo Estrela, na Graça, e tem sessões de cinema com pipocas, open mic, concertos e sofás para toda a gente – até para cães. Na escada que sobe para o Camones, multiplicam-se as fotografias da outra vida do bar que há 85 anos abria como Grupo Recreativo Estrela de Ouro, no bairro operário Estrela d’Ouro, na Graça. De quinze em quinze dias, à terça, o Camones organiza sessões de open mic abertas a todos, enquanto que às quintas e domingos há sessões de cinema gratuitas com pipocas. À sexta há sempre música ao vivo, tudo entre puffs, sofás e mesas onde se pode beber um copo de vinho ou uma cerveja e comer hambúrgueres ou tostas.

Publicidade
Time Out Market Taylor's
Duarte Drago
Notícias, Bebida

Quiosque da Taylor’s no Time Out Market

Se o mercado não vai ao Douro, vem o Douro ao Time Out Market, onde a Taylor’s acaba de abrir um quiosque dedicado ao vinho do Porto. Toda a gente conhece o vinho do Porto, mas quantas pessoas já provaram um bom copo de vinho do Porto? Foi com esta pergunta em mente que fomos buscar a Taylor’s, uma das mais antigas marcas de vinho do Porto, com 325 anos de experiência. O novo quiosque da marca, situado junto à ala dos chefs no Time Out Market, quer mostrar a todos os portugueses e estrangeiros que visitam o mercado que existe uma enorme variedade de vinhos do Porto, cada qual com as suas características.

Outono em Lisboa

esplanada noobai
Fotografia: Manuel Manso
Coisas para fazer

As melhores esplanadas para o Outono em Lisboa

Somos bons esplanadores e não é o Outono que nos vai fazer sair da cadeira ao lusco-fusco. Pelo contrário. Não deixe que os fins de tarde escuros o façam ir logo para casa e aproveite happy hours, esplanadas com aquecedores ou com aquela mantinha que já cai bem pelas costas. Saia de casa mas abrigue-se de brisas leves, ventanias e do briol que já se sente à noite numa destas esplanadas: temos propostas à beira-rio, nas alturas ou outras mais escondidas dentro de edifícios. 

Jardim da Estrela
© Andrea Mann (flickr.com/andreamann)
Coisas para fazer

12 ideias para aproveitar o Outono em Lisboa

Verdade seja dita: o Outono já chegou há uns dias, mas temo-nos dado ao luxo de assobiar para o lado enquanto ainda damos uns mergulhos. Mas chegou o momento de encarar a realidade, ou a estação: adeus praia, olá cidade, adeus calor, olá chuva? Se ainda não está preparado para enfrentar o que aí vem, apesar de os dias já se notarem cada vez mais curtos, damos-lhe 12 ideias para aproveitar o Outono para que tudo fique mais fácil. 

Publicidade