Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Ideias para aproveitar o Outono em Lisboa
Jardim da Estrela
© Andrea Mann (flickr.com/andreamann) Jardim da Estrela

Ideias para aproveitar o Outono em Lisboa

Já está preparado para o regresso da chuva e do frio? Nós damos uma ajuda a encarar o Outono.

Por Francisca Dias Real
Publicidade

Verdade seja dita: o Outono já chegou há uns dias, mas temo-nos dado ao luxo de assobiar para o lado enquanto ainda damos uns mergulhos. Mas chegou o momento de encarar a realidade, ou a estação: adeus praia, olá cidade, adeus calor, olá chuva? Se ainda não está preparado para enfrentar o que aí vem, apesar de os dias já se notarem cada vez mais curtos, damos-lhe algumas ideias para aproveitar o Outono para que tudo fique mais fácil. Quem disse que o Outono era chato? Decida já como vai aproveitar a estação ao máximo.

Recomendado: O melhor do Outono em Lisboa

Ideias para aproveitar o Outono em Lisboa

Esculturas Infinitas
Esculturas Infinitas
Pedro Pina

1. Medir a temperatura aos museus

Arte

A agenda de exposições em Lisboa começa, finalmente, a recuperar o ritmo pré-pandemia. É certo que nada é igual, nada mais será a mesma coisa, mas enquanto podemos abraçar uma normalidade controlada devemos fazê-lo  para bem da nossa sanidade mental e em nome da cultura e dos artistas. Até ao final do ano há uma série de exposições que merecem o nosso olhar atento, tendo sido muitas delas adiadas no calendário a empurradas para a agenda outonal dos museus. Tome nota destas exposições em Lisboa que vale a pena ver.

Chocolate quente da Confeitaria Nacional
Chocolate quente da Confeitaria Nacional
©Arlindo Camacho

2. Achocolatar sem vergonha

Restaurantes

Cremoso, mais líquido mas intenso, com ou sem chantilly por cima, quente e bem docinho. Se o que lhe aquece realmente a alma (e as mãos) é o chocolate numa versão líquida, esta é a altura certa para correr as capelinhas todas em busca de uma chávena de chocolate a fumegar e colocar a gulodice em dia. Aqui damos-lhe uma lista de sítios para beber chocolate quente em Lisboa com um grau de cacau mais ou menos elevado, com rum e até com licor de laranja. Mais ou menos doce, estas canecas são um tiro certeiro para curar todos os males. Se preferir em versão bombom ou tablete pode conhecer aqui as melhores chocolatarias em Lisboa.

Publicidade
quinta das conchas, lumiar, parque, jardim,
quinta das conchas, lumiar, parque, jardim,
Fotografia: Duarte Drago

3. Trocar a areia pelos relvados

Coisas para fazer

Acabou-se a praia, mentalize-se. E se até ao lavar dos cestos é vindima, até começar a chover é tempo de jardim. Mesmo com uns graus a menos no termómetro. Descubra os melhores parques e jardins para brincar com os miúdos, ler um livro ou fazer um piquenique. Vale tudo menos ficar em casa, mas sempre com todos os cuidados que deve ter nesta novo mundo que se impõe. 

Tábua Jamie's Italian
Tábua Jamie's Italian
DR

4. Aprender a tabuada à mesa

Restaurantes

Aconchegar o estômago é meio caminho andado para afastar aquele fresquinho que ameaça vir para ficar. E, embora tornem o final da tarde mais apetitoso durante todo o ano, as tábuas de queijos e enchidos são uma boa desculpa para não dar o dia por terminado mais cedo nestes meses. Vêm carregadinhas de queijos e charcutaria, mas também trazem petiscos do mar ou veganos. É à escolha do freguês. 

Publicidade
Projecto Volta
Projecto Volta
© DR

5. Desfilar sem meias medidas

Compras

Já foi tempo em que dominava a meia preta ou azul escura, um básico que cada vez mais fica guardado na gaveta para dar lugar a outras extravagâncias de trazer no pé. Enfim, tudo isto para falarmos de meias, um bom par de meias. Calçar português não é só por fora, também há que ter uma boa base, uma espécie de roupa interior para os pés, e essa está aqui, nestas marcas portuguesas de meias, catitas que só elas. É tempo de arrumar as sandálias e os chinelos. Volte a calçar o que lhe aquece os pés e a alma.

Noobai
Noobai
Fotografia: Manuel Manso

6. Aproveitar aquelas esplanadas quentinhas

Coisas para fazer

A temperatura desce mas isso não significa ficar enclausurado. Somos bons esplanadores e não é o Outono que nos vai fazer sair da cadeira ao lusco-fusco. Pelo contrário. Não deixe que os fins de tarde escuros o façam ir logo para casa e aproveite happy hours e esplanadas com aquecedores e mantinhas. Das já clássicas às novidades mais recentes, estas são as melhores esplanadas para o Outono em Lisboa. 

Publicidade
Outono
Outono
©Crisferrari1500

7. Ver as folhas a cair

Coisas para fazer

Pode até não cair chuva ou ainda não estar frio, mas se há fenómeno natural que não falha por esta altura é a queda das folhas. Faz parte. E o chão coberto de folhagem acastanhada é o maior indicador de que o Verão acabou e o Outono se ocupa do calendário. Para os melancólicos que vivem a meia estação ao máximo e gostam de apreciar a decadência da natureza nesta altura do ano, há sítios especiais para ver as folhas cair. Descubra-os.

Fantasia (1940)
Fantasia (1940)
©DR

8. Refugiar-se no sofá com o comando na mão

Filmes

Há cada vez mais e melhores serviços de streaming de séries e filmes. O mais recente é o Disney+ que, além de todos os clássicos da Disney, tem conteúdos das marcas e dos estúdios adquiridos pela casa do Rato Mickey ao longo dos anos, como a Pixar, a Marvel, a Lucasfilm, a National Geographic ou a Fox (vale a pena explorar os filmes, acredite). Mas se preferir enrolar-se no sofá com uma manta na companhia de outros serviços pode sempre consultar aqui o melhor da Netflix, da HBO e da Amazon.

Publicidade
Daniel Craig em '007 No Time To Die'
Daniel Craig em '007 No Time To Die'
© IMDB

9. Fechar-se numa sala de cinema

Filmes

São muitos os filmes alinhados para estreia até ao final do ano, mas estes são os mais aguardados – ou aqueles que não pode perder. Há cinema para todos os gostos e as salas estão à espera que os lugares sejam ocupados, sempre com as devias restrições, mas estão lá à espera de espectadores. No escurinho do cinema e na quentinho das salas, aproveite para fugir dos dias frios com uma boa dose de sétima arte.

Teatro Nacional D. Maria II (Sala Garrett)
Teatro Nacional D. Maria II (Sala Garrett)
©TNDMII

10. Ou numa de teatro

Teatro

A classe artística não parou de arranjar novas formas de se exprimir e mostrar trabalho ao longo desta pandemia. E agora que os teatros estão outra de vez a funcionar, há cada vez mais peças de teatro para ver em Lisboa. Algumas estão tão pouco tempo em cena que, a bem dizer, é preciso correr e ver, mas há outras que vêm de trás e para a frente continuam. Seja como for, há peças para todos os gostos e carteiras, de diferentes géneros, nascidas em diferentes épocas e com diferentes intenções. Portanto, não tem desculpa: vá ao teatro e aproveite para se refugirar dos dias frios e cinzentos. 

Publicidade
Time Out Market
Time Out Market
Fotografia: Duarte Drago

11. Abrigar-se na nossa segunda casa

Restaurantes

Uma revista que se come e bebe. Consegue imaginar uma coisa assim? O Time Out Market reúne o melhor da cidade debaixo do mesmo tecto. E sim, também é visitável no Verão, mas sabe sempre melhor nos dias frios quando o vento, as temperaturas baixas e a chuva tomam conta da cidade. Há uma ala de chefs e especialidades para todas as horas e todos os gostos, para todas as idades e até para todas as alergias e intolerâncias. E atente nesta novidade: já é possível fazer reservas de mesas no food hall para um máximo de oito pessoas (213 470 391).

Abrace a agenda da cidade

Lisboa
Fotografia: Stijn te Strake/ Unsplash

Os melhores passeios em Lisboa para fazer em Lisboa

Coisas para fazer

Há passeios em Lisboa e arredores para todos os gostos. Quanto ao kit de sobrevivência, calçado e roupa confortável são a recomendação da praxe, à qual acresce agora o álcool-gel e uma máscara, para qualquer eventualidade. Junte a família ou um grupo de amigos e desfrute destes passeios e caminhadas, ao mesmo tempo que aprende umas coisas e pratica algum exercício. E não se esqueça de andar longe dos outros, à distância e sem atropelos.

MAAT
Fotografia: Arlindo Camacho

A agenda cultural de Lisboa que não pode perder

Coisas para fazer

Pode odiar muitas coisas em Lisboa, até reconhecemos que a nossa cidade tem uma série de defeitos, mas se há coisa de que não se pode queixar é da agenda cultural. Aproveite o recheio desta agenda cultural de Lisboa e faça-se ao piso.

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade