O melhor do Outono em Lisboa

Tudo o que precisa de saber para aproveitar o melhor do Outono em Lisboa.

chuva em lisboa
Fotografia: Arlindo Camacho

Chegou, mas demorou a dar um ar de sua graça. Com a mudança para o horário de Inverno, fica difícil negar que o Outono está aqui. Os dias estão mais curtos, as camadas de roupa aumentam e a chuva já faz parte dos nossos dias. Tudo isto pode motivar o seu enclausuramento entre quatro paredes, mas temos o guia perfeito para o arrastar para fora de casa e aproveitar o melhor da estação em Lisboa. Esqueça o sofá e a manta nas pernas, com tanto para fazer não tem como se aborrecer.

Recomendado: As melhores coisas para fazer em Lisboa este mês

 

Coisas para fazer no Outono

Sete novidades de Outono a não perder
Coisas para fazer

Sete novidades de Outono a não perder

Salas para partir a loiça toda, pão ao domicílio, um mercado renovado ou escadas rolantes ao ar livre são algumas das novidades que deram o pontapé de saída para mais uma estação, antecipando-se mesmo à queda das folhas dos plátanos. Afinal, há muitos motivos para ficarmos felizes com a chegada do Outono, sem contar com o fresquinho que a cidade já andava a pedir há algum tempo. Mas mesmo com a baixa das temperaturas está convidado a derreter-se com estas sugestões. Estas são as sete novidades de Outono que não pode perder.

12 ideias para aproveitar o Outono em Lisboa
Coisas para fazer

12 ideias para aproveitar o Outono em Lisboa

Verdade seja dita: o Outono já chegou há uns dias, mas temo-nos dado ao luxo de assobiar para o lado enquanto ainda damos uns mergulhos. Mas chegou o momento de encarar a realidade, ou a estação: adeus praia, olá cidade, adeus calor, olá chuva? Se ainda não está preparado para enfrentar o que aí vem, apesar de os dias já se notarem cada vez mais curtos, damos-lhe 12 ideias para aproveitar o Outono para que tudo fique mais fácil. Quem disse que o Outono era chato? Decida já como vai aproveitar a estação ao máximo. 

Três sítios para ver as folhas a cair em Lisboa
Coisas para fazer

Três sítios para ver as folhas a cair em Lisboa

Quando mais alto está, maior é a queda. O provérbio português tanto é verdade metaforica como literalmente – é o caso das folhas e das suas flutuantes saltos para o precipício. Quem de baixo olha, bonito lhe parece. Também deve haver um adágio nacional equivalente. Por isso, vestimos o casaco e fomos à procura dos melhores sítios para a prática deste desporto outonal e contemplativo: ver as folhas, no seu vestusto castanho avermelhado, a desprenderem-se dos ramos e a regressar à terra, para dali vir vida nova. E pode fazê-lo com mantinha sobre o joelho e em plena happy hour. Do que precisa mais? 

Os melhores sítios com lareira em Lisboa para se aquecer neste Inverno
Coisas para fazer

Os melhores sítios com lareira em Lisboa para se aquecer neste Inverno

Uma lareira serve um duplo propósito: decoração e aquecimento. Em Lisboa, há muitos sinais de fumo fora de casa, entre cafés, restaurantes ou hotéis, em pleno centro da cidade ou à beira-mar. De várias cores, feitios e pujanças, saiba onde encontrar a melhor relação qualidade-lareira na zona da Grande Lisboa. Por isso, tire o casaco (e tudo o que lhe for permitido sem ser acusado de atentado ao pudor) e sinta o conforto lá de casa, mas fora dela. É uma espécie de vá para fora cá dentro, mas com fogo. Eis os melhores sítios com lareira em Lisboa. 

Ideias para tirar os miúdos de casa (sem os constipar)
Miúdos

Ideias para tirar os miúdos de casa (sem os constipar)

Não há motivos para ter saudades do Verão, quando qualquer praia ou parque preenche os tempos livres dos mais novos. Surprenda-se com a quantidade de programas infantis que existem em Lisboa no Inverno. Luvas, cachecol, gorro e um blusão bem quente é quanto precisa para os tirar de casa. Vale tudo menos ficar com as crianças fechadas o Inverno inteiro. Vá por nós, não há frio ou chuva que destrua os planos que aqui lhe deixamos para ocupar os miúdos nos próximos tempos. Afinal o Outono/Inverno em Lisboa não tem de ser um inferno para os pais. Recomendado: 101 coisas para fazer em Lisboa com crianças

As melhores esplanadas para o Outono em Lisboa
Coisas para fazer

As melhores esplanadas para o Outono em Lisboa

Somos bons esplanadores e não é o Outono que nos vai fazer sair da cadeira ao lusco-fusco. Pelo contrário. Não deixe que os fins de tarde escuros o façam ir logo para casa e aproveite happy hours, esplanadas com aquecedores ou com aquela mantinha que já cai bem pelas costas. Saia de casa mas abrigue-se de brisas leves, ventanias e do briol que já se sente à noite numa destas esplanadas: temos propostas à beira-rio, nas alturas ou outras mais escondidas dentro de edifícios. Das já clássicas às novidades mais recentes, estas são as melhores esplanadas para o Outono em Lisboa. 

Eventos a não perder

Xadrez na Padaria do Povo
Coisas para fazer

Xadrez na Padaria do Povo

É um café? É um restaurante? É um meeting point para juntar os amigos? A Padaria do Povo é tudo isto e mais alguma coisa. Conhecida pelos jantares de grupo e pela esplanada, saiba que todas as terças há jogatana de xadrez, que normalmente reúne  cromos e amadores, frente a frente. Longa vida aos jogos de tabuleiro.

Sharks, uma missão de Brian Skerry
Coisas para fazer

Sharks, uma missão de Brian Skerry

São 50 fotografias de Brian Skerry, fotojornalista especializado na vida marinha. Mostram um lado menos conhecido destes predadores dos mares. Depois de Washington, Atlanta e Corpus Christi (Texas), chega a Lisboa a exposição "Sharks, uma missão de Brian Skerry", o resultado de mais de 10 mil horas de mergulho e 14 viagens à volta do mundo para fotografar espécies como o tubarão-tigre, o tubarão-branco ou o tubarão-azul. O objectivo deste trabalho passa por alertar o público para o perigo de extinção destes animais e também por ensinar a apreciar os tubarões em vez de apenas temê-los. 

Quel Amour!?
Arte

Quel Amour!?

A inspiração da exposição? O amor. É o amor o denominador comum destas obras que vão parar ao Museu Berardo e que une os artistas que a compõem, é o amor que é igual em todas as línguas, culturas e civilizações. A exposição chega ao seu auge no núcleo de casais de artistas que trabalharam em conjunto, como é o caso de Helena Almeida e Artur Rosa, Marina Abramović e Ulay ou Axel Pahlavi e Florence Obrecht, tudo em obras criadas a quatro mãos.

Sabores da estação

Cinco cartas de Outono para provar antes que seja tarde
Restaurantes

Cinco cartas de Outono para provar antes que seja tarde

Muda-se a estação, mudam-se as cartas – ou pele menos, acrescenta-se um ou outro prato novo com os produtos mais frescos que a época impõe. Não é por isso de estranhar que o Outono traga novidades à restauração lisboeta. Há novos sabores para descobrir em pratos mais quentinhos que aconchegam o estômago agora que os dias mais frios já se impuseram. Mas não se esqueça: são pratos de Outono. Não se deixe dormir e reserve mesa num destes cinco restaurantes enquanto ainda há tempo para descobrir estas novidades outonais.  

Nova colecção Outono-Inverno do Time Out Bar
Bares

Nova colecção Outono-Inverno do Time Out Bar

Muda a temperatura, muda a carta de cocktails do Time Out Bar. Apresentamos cinco novidades para acompanhar a nova estação, mas há mais na nova carta. É a colecção Outono/Inverno, por isso não se deixe vencer pelo frio e aventure-se no Time Out Market, onde há sempre muita coisa a acontecer. Pica daqui, pica dali. O difícil vai ser vir embora. Não resista e prova um destes novos cocktails. Se não souber o que escolher, deixe-se guiar por quem sabe e está ali para satisfazer os seus gostos. 

Os melhores sítios para beber chocolate quente em Lisboa
Restaurantes

Os melhores sítios para beber chocolate quente em Lisboa

Cremoso, com ou sem chantilly por cima, quente e bem docinho. Se o que lhe aquece realmente a alma (e as mãos) é o chocolate numa versão líquida, esta é a altura certa para correr as capelinhas todas em busca de uma chávena de chocolate a fumegar e colocar a gulodice em dia. Aqui damos-lhe uma lista de sítios para beber chocolate quente em Lisboa com um grau de cacau mais ou menos elevado, com rum e até com licor de laranja. Mais ou menos doce, estas canecas são um tiro certeiro para curar todos os males. 

As melhores novas sopas em Lisboa
Restaurantes

As melhores novas sopas em Lisboa

Frio ou calor, não há estômago que não fique mais aconchegado com uma sopinha. Na verdade, assim que o tempo começa a esfriar, queremos é sopas e descanso. Seja a meio de um dia de trabalho para ganhar forças e não precisar de ares condicionados para o resto da tarde ou à noite, já em casa, para não precisar de mantas nem de ligar o aquecimento. Este lote tem cinco, todas elas parte das cartas de restaurantes que abriram portas nos últimos meses. Há caldos asiáticos ou sopas tradicionais portuguesas para encher e aquecer.  

Os melhores sítios para lanchar em Lisboa
Restaurantes

Os melhores sítios para lanchar em Lisboa

Todos sabemos que o pequeno-almoço é aquela refeição que nunca devemos saltar mas os médicos defendem também que não devemos ficar mais do que duas a três horas sem comer e por isso há que cumprir a recomendação. Comece já a pensar onde vai lanchar. Seja durante uma tarde de trabalho, para matar saudades daquele amigo ou familiar e pôr conversa em dia, ou ao fim-de-semana para ficar toda a tarde a relaxar. Nestes sítios para lanchar em Lisboa sai sempre revigorado e/ou de barriga cheia: estamos a falar de pain au chocolat, croissants, merendas mistas, cupcakes, bowls, éclairs doces ou salgados... e por aí fora.

Os melhores cafés em Lisboa
Restaurantes

Os melhores cafés em Lisboa

Ir ao café é um hábito bem português, ainda que ao longo dos anos os cafés se tenham transformado, acompanharam os tempos, vestiram outras modas. Até já há cafés que se chamam café sem servir o dito, mas mantém a tradição do encontro. Seja para tomar o pequeno-almoço, lanchar com a família, fazer uma refeição ligeira, trabalhar, para se iniciar no universo dos baristas, encontrar amigos ou mostrar tudo isto nas redes sociais (para isso também vale a pena espreitar a nossa selecção dos cafés mais instagramáveis). Corremos os bairros e encontrámos os lugares que não dispensamos na hora da bica. Estes são os melhores cafés em Lisboa. 

E se não quer sair de casa

As melhores entregas ao domicílio em Lisboa
Restaurantes

As melhores entregas ao domicílio em Lisboa

São três palavrinhas mágicas: comida ao domícilio, ou uma apenas ("delivery"), se preferir recorrer à capacidade de síntese anglo-saxónica. Existem para nos facilitarem a vida (ou aumentarem a preguiça) e há cada vez mais. O que faz na rua costuma ser connosco mas desta vez dizemos-lhe para ficar em casa: pegue no telemóvel ou no computador e encomende a boa comida que há lá fora. Estas são as melhores entregas ao domicílio em Lisboa. Recomendado: + Comparámos cinco serviços de entrega de comida ao domicílio + Um chef em casa? É para já

O melhor frango assado em Lisboa
Restaurantes

O melhor frango assado em Lisboa

Não há época para um bom frango assado: serve o Verão e o Inverno e nunca será um petisco obsoleto. Além de que esta iguaria típica da nossa gastronomia é das melhores na arte do desenrasca. Para fugir a frases como “Amor, hoje cozinhas tu?” ou “Puto, por mim mandávamos vir pizzas”, o frango assado é um trunfo de ouro, que tem de colar em todos aqueles que os rodeiam (e não só pela gordurosa pele).  Mandámos vir frangos de sete churrasqueiras e confrontámos os mais modernos com os clássicos do take-away lisboeta. 

Seis filmes românticos de Outono
Filmes

Seis filmes românticos de Outono

Woody Allen, Robert Aldrich ou Rob Reiner, entre outros, realizaram filmes passados no Outono, protagonizados por intérpretes como Joan Crawford, Cliff Robertson, Michael Caine, Mia Farrow, Susan Sarandon, Julia Roberts, Richard Gere ou Winona Ryder.

Séries que tem de ver até ao final do ano
Filmes

Séries que tem de ver até ao final do ano

Apesar de ainda existirem muitos canais e produtoras com o trabalho de casa por fazer no que a novidades diz respeito, é possível perceber o que vamos poder ver na televisão (ou no telefone, no tablet ou no computador) nos próximos meses. Há regressos esperados há muito tempo, despedidas difíceis e novidades que prometem ser boas. Por agora, deixamos-lhe estes títulos com estreias anunciadas até ao final de 2018 que não pode mesmo perder. É provável que vão aparecendo uma ou outra novidade entretanto. Seja como for, não vão faltar motivos para não sair do sofá. Recomendado: 18 estreias de cinema para ver nos próximos meses

Oito séries novas da Netflix para ver nos próximos meses
Filmes

Oito séries novas da Netflix para ver nos próximos meses

Não é possível falar de séries sem falar do serviço de streaming. É muito graças à forte aposta da Netflix na produção audiovisual que o panorama televisivo melhorou nos últimos anos. É a nova era dourada da televisão. Todas as semanas se estreiam no popular serviço de streaming séries e filmes que não se encontram em mais lado nenhum. Maniac, com Emma Stone e Jonah Hill, The Kominsky Method, produzida por Chuck Lorre e protagonizada pelos oscarizados Michael Douglas e Alan Arkin, e Nightflyers, inspirada numa novela de George R.R. Martin, são os principais destaques para os próximos meses, mas não as únicas séries novas da Netflix que não vamos querer perder até ao final do ano. 

11 filmes originais Netflix que tem de ver
Filmes

11 filmes originais Netflix que tem de ver

Para lá das séries, há muito cinema para ver na Netflix, que tem apostado cada vez mais em filmes. Começou com os documentários, depois com os filmes de autor e, mais recentemente, entrou no campeonato de Hollywood. Seja com filmes como Bright, protagonizado por Will Smith, ou Aniquilação, do escritor e realizador Alex Garland (Ex Machina), que acabou abandonado pela Paramount antes da estreia – felizmente, a Netfix não deixou escapar e acabou a produzir o filme de ficção científica que tem Natalie Portman à cabeça. Contas feitas, os filmes com a chancela da Netflix já são muitos. Na ficção, estes são os que não pode perder. Recomendado: Netflix: originais portugueses? “Vai acontecer em determinada altura”

Filmes que ganharam o Óscar de Melhor Filme e que pode ver na Netflix
Filmes

Filmes que ganharam o Óscar de Melhor Filme e que pode ver na Netflix

Nunca é tarde para se pôr a par dos filmes que no passado foram eleitos os melhores do ano pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Todos os títulos desta lista ganharam o Óscar de Melhor Filme. Estão na Netflix e são bons à primeira, à segunda e à terceira. Mas não se esqueça que o catálogo do serviço de streaming vai sofrendo alterações e por isso alguns filmes desaparecem ao fim de algum tempo. Ou seja, não se deixe dormir e ponha o cinema em dia. Aproveite para rever agora estes filmes vencedores do Óscar. Recomendado: 11 filmes originais Netflix que não pode perder  

Clássicos de cinema para totós
Filmes

Clássicos de cinema para totós

Farto de não fazer ideia do que falam os cinéfilos à volta? Cansado de se perder em referências desconhecidas quando se fala de cinema? A Time Out quer resolver esse problema, no melhor espírito de serviço público, e nas próximas páginas (da internet) vai ler tudo o que precisa de saber. São os clássicos de cinema para totós, distribuídos por dez lições que vão dos tempos do cinema mudo e de filmes como Intolerância, de D.W. Griffith, ou Luzes da Cidade, de Charlie Chaplin, entre outros, até ao novo século, nos casos de Mulholland Drive, de David Lynch, e Haverá Sangue, de Paul Thomas Anderson, por exemplo.