A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
chuva em lisboa
Fotografia: Arlindo Camacho

10 coisas para fazer em dias de chuva em Lisboa

A chuva dá-lhe uma súbita vontade de hibernar? Saiba tudo o que pode fazer em alternativa.

Escrito por
Editores da Time Out Lisboa
Publicidade

É normal que um alfacinha, de gema ou não, se sinta um peixe fora de água quando começa a chover. Mas não precisa de ficar triste só porque o céu está a chorar. Encare a precipitação com calma e faça planos impermeáveis às condições meteorológicas. Vai ver que, com as ideias que encontra abaixo, consegue passar entre os pingos da chuva. Desde pôr a sua dose de cultura em dia até ir jogar bingo, há muitas coisas para fazer em dias de chuva em Lisboa. Quem diria que, afinal, a chuva pode ter os seus encantos?

Recomendado: Coisas para fazer em Lisboa este mês

Coisas para fazer em dias de chuva

  • Coisas para fazer

Os escape games (ou jogos de fuga) chegaram timidamente a Lisboa em 2014. Agora, as salas de fuga percorrem toda a cidade. São cada vez mais, maiores e mais diversificadas estas armadilhas para intelectuais masoquistas. Os níveis de dificuldade variam e os temas – inspirados em filmes e séries, mas também em figuras bem lisboetas, como o poeta Fernando Pessoa – são sempre diferentes. Basta percorrer a cidade de Lisboa e arredores para encontrar diferentes opções, com tramas muito distintas. É ou não é um óptimo plano para dias de chuva?

  • Coisas para fazer
  • Eventos literários

Nem só de livros vivem estes espaços culturais em Lisboa. Há também lanches e cartas de vinhos. Outro género de literatura, portanto. São uma dúzia de livrarias especiais, onde uma visita significa muito mais do que virar umas páginas e ler meia dúzia de prefácios na diagonal. A programação, quase sempre de entrada livre, conta também com exposições de arte, conferências, ciclos de leitura, workshops e até jogos de tabuleiro. Já para não falar do cafezinho da praxe.

Publicidade
  • Teatro

Aproveite para ir ao teatro, que a agenda de Lisboa tem muitos e bons espectáculos em cena. Para espectadores assíduos ou só para os que aparecem quando o rei faz anos, o que não falta são peças para ver. Não precisa de ir a todas, mas vale a pena arriscar. Se houver indecisão, é ver uma agora e outra depois.

  • Arte

Com a chuva a dar ar de sua graça, os programas ao ar livre já não nos parecem tão atractivos, mas não se deixe ficar em casa: aproveite para descobrir as muitas exposições a decorrer em Lisboa este fim-de-semana. É isso mesmo, torne os próximos dias mais culturais – sozinho, com a família ou os amigos (vai tudo atrelado). Com tantos museus e galerias na cidade, é impossível não ter o que ver. Mas não queremos que se perca e, por isso, dizemos-lhe quais as exposições a que deve prestar mais atenção. Só tem de decidir o que lhe apetece descobrir: pintura, fotografia, ilustração, design ou instalações de grande escala.

Publicidade
  • Miúdos

Ao parque, com este frio? Nem pensar, ainda se constipam. Mas podemos ir andar de bicicleta? Não, que o chão está todo molhado. Afinal de contas, este tempo não dá para grande coisa. Ou dá? Se entreter os miúdos é um desafio nos meses quentes, nos dias de chuva e frio pode ser um pesadelo. Mas só para quem não se quiser inspirar na nossa lista de atracções indoor em Lisboa, com actividades para crianças em espaços fechados e quentinhos. Desde o Oceanário até à Cinemateca Júnior, há escolhas para todos os gostos – e é muito provável que os pais gostem dos programas tanto quanto os filhos.

  • Filmes

Se é daqueles que não deixa passar uma estreia, pode espreitar os filmes em cartaz esta semana. Mas, se é um verdadeiro cinéfilo (ou um aspirante a), deve ter em mente que algumas pérolas do cinema escapam às grandes salas. São clássicos para ver e rever – ou apenas filmes fora da rota comercial e por isso fora dos grandes centros comerciais (e em salas sem pipocas, diga-se). Para não perder nada, todas as semanas damos-lhe as melhores sugestões de cinema alternativo em Lisboa e em salas muito especiais. Mas, se quiser ficar em casa, aproveite para preencher as lacunas do seu conhecimento cinematográfico e começar a ver os 100 melhores filmes de sempre.

Publicidade
  • Filmes

É certo e sabido que somos adeptos de passeios pela cidade, idas ao cinema e ao teatro, concertos, jantares fora e uns bons copos. Mas às vezes também sabe bem ficar a vegetar, agrafado ao ecrã, no conforto do lar. Para que não desperdice estes valiosos momentos de zapping, damos-lhe as melhores razões para ligar a televisão esta semana. Porque há programas que ainda vale a pena ver em directo e estreias, nos canais tradicionais e nos serviços de streaming, que não vai querer perder, sobretudo quando chove lá fora e não apetece mesmo nada ir para a rua, apanhar frio.

  • Compras
  • Livrarias

Esqueça As Cinquenta Sombras de Grey. A sério, esqueça. Prepare-se antes para entrar no verdadeiro universo perturbador do prazer e do erotismo. Mulheres que se aventuram com desconhecidos, casais aborrecidos que trocam de parceiros, idosos que observam jovens nuas e virgens, e vários affairs românticos. Desde clássicos como as Novelas Eróticas, de M. Teixeira-Gomes, e A Casa das Belas Adormecidas, de Yasunari Kawabata, até ao divertido e politicamente incorrecto Pornopopeia, de Reinaldo Moraes, seleccionámos 15 livros eróticos, mais ou menos descritivos, mais ou menos perturbadores, que prometem aquecer as noites mais frias.

Publicidade
Grite “Bingo!”
  • Coisas para fazer
  • Avenidas Novas

Quando foi inaugurado, em 1986, o bingo do Belenenses tinha a maior sala da Península Ibérica, com 600 lugares. Por isso não vai ter problemas em arranjar lugar, pegar nas canetas de feltro e começar a riscar cartões. Não deixe de usufruir do esmerado serviço de bar. Está aberto 365 dias por ano, faça chuva ou faça sol, 12 horas por dia, das 15.00 às 03.00.

  • Música

Ficar em casa com a chuva lá fora a cair é uma das melhores coisas que pode fazer. Mas merece sempre uma banda sonora à altura. Por isso mesmo, fomos à procura das melhores canções para dias cinzentos. Não interessa se o objectivo é acompanhar a melancolia dos dias ou atirá-la porta fora. Há opções para todos os gostos: os XTC a aproximar-se do opulento som dos Beatles, baladas de partir o coração das pedras da calçada, gritos de revolta e revolução ou boas canções country-folk à moda americana. A escolha é sua, mas o melhor é enfiar-se debaixo das mantas e pôr a banda sonora a tocar.

Lisboa dentro de portas

  • Coisas para fazer
  • Centros culturais

O insólito traz pimenta aos dias. Se acha naturezas mortas e murais de street art uma seca, explore estes museus em Lisboa. Têm transístores, moldes de gesso, dinheiro falso e retratos de criminosos.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade