A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Fauna e Flora
Manuel Manso

Ideias para sobreviver à chuva em Lisboa

A chuva dá-lhe uma súbita vontade de hibernar? Damos-lhe ideias bem melhores do que enfiar-se numa toca à espera do Verão

Escrito por
Editores da Time Out Lisboa
Publicidade

É normal que um alfacinha, de gema ou não, se sinta um peixe fora da água quando começa a chover. Só que não precisa de ficar triste só porque o céu está a chorar. Encare a precipitação com calma e faça planos impermeáveis às condições meteorológicas. Tente passar entre os pingos da chuva com estas ideias que ajudam a, no mínimo, tolerar a precipitação em Lisboa. Desde testar a pontaria contra uma horda de zombies virtuais a ir jogar bingo, há muitos planos dentro de portas. Quem diria que, afinal, a chuva pode ter os seus encantos?

Recomendado: Coisas para fazer em Lisboa este mês

 

Ideias para sobreviver à chuva em Lisboa

  • Coisas para fazer

Viver num universo paralelo, nem que seja por breves minutos, parece uma ideia incrível para fugir deste mundo por instantes. Mais que isso: poder viver uma experiência que não seria possível nesta vida nem na outra é uma das vantagens daquilo a que chamam de realidade virtual. Enquanto não nos for concedido o poder do teletransporte, por exemplo, podemos sempre contentar-nos com estas modernices que, vai-se a ver, e são o futuro. Arme-se com um par de óculos especiais, sozinho ou jogue em grupo, que é sempre mais divertido, e veja o que os outros não vêem. A vantagem é que está sempre abrigado dos chuviscos.

  • Restaurantes
  • Cafés

O Inverno já chegou, as temperaturas baixaram e os planos agora já são feitos a pensar em fugir ao frio e à chuva. Cadeirões, sofás, mantas. Tostas, chás, cappuccinos. É tudo com que sonhamos estar rodeados até à Primavera do próximo ano, certo? Sugerimos então um pacote completo de cafés, desde o melhor para uma manhã com ritmos mais latinos (e huevos bem temperados) até àquele onde pode saborear doces dinamarqueses ou até comprar a louça da casa – nem vai precisar de ir fazer compras para a rua: é um dois em um, com a vantagem de sair de estômago cheio.

Publicidade
  • Música

Aproxima-se uma depressão cavada? O céu tolda-se com nuvens carregadas? Previna-se com guarda-chuva, impermeável, galochas e uma mão cheia de canções à prova de água. Ficar em casa com a chuva lá fora a cair é, pelo menos de vez em quando, uma das melhores coisas que pode fazer. Mas merece sempre uma banda sonora à altura. Por isso fomos à procura das melhores músicas para dias cinzentos. Não interessa se o objectivo é acompanhar a melancolia dos dias ou atirá-la porta fora: há opções para todos os gostos. A escolha é sua, mas o melhor é enfiar-se debaixo das mantas e pôr a banda sonora a tocar.

  • Coisas para fazer

Começaram por ser bem reais e disputados em casas particulares. Na Hungria, em 2008, anfitriões inspiraram-se em jogos como Crimson Room e vá de fechar os convidados numa sala, esperando que conseguissem sair de lá. Não demorou até que o conceito de escape rooms ganhasse outras dimensões. Basta percorrer a Baixa de Lisboa para encontrar diferentes opções e diferentes tramas. Reúna os amigos, foque-se nas pistas, tente resolver a charada e raspe-se destas escape rooms em Lisboa.

Publicidade
  • Coisas para fazer

Bem-vindo a um arquivo sem-fim de livros, monografias, fonogramas, incunábulos, periódicos e muito, muito mais. Temos museus e recantos municipais, espaços que nos fazem recuar à época medieval e outros que ainda cheiram a fresco. Apresentamos algumas das melhores bibliotecas em Lisboa para pôr na sua lista de “próximos locais a visitar na cidade”. Resta-nos desejar boas leituras a todos os bibliófilos desta Grande Alface. Ah, se ainda está a pensar na palavra “incunábulo” aqui vai uma pequena ajuda: trata-se de um livro impresso nos primórdios da imprensa, com recurso a tipos móveis.

  • Museus

Há museus completamente gratuitos em Lisboa (já os listámos) e depois há outros que não dão o braço a torcer e onde vai ter sempre de se chegar à frente e abrir a carteira. Mas ainda há um meio termo, aqueles que dão tréguas em pelo menos um dos dias da semana ou do mês, para que possa entrar sem gastar dinheiro. Seja ao sábado, no primeiro domingo do mês ou depois de uma certa hora – há opções para tudo e não há grandes desculpas para não aderir a estas borlas. Está pronto para apontar estas dicas?

Publicidade
Grite 'Bingo!'
  • Coisas para fazer
  • Avenidas Novas

Quando foi inaugurado, em 1986, o bingo do Belenenses tinha a maior sala da Península Ibérica, com 600 lugares. Por isso não vai ter problemas em arranjar lugar, pegar nas canetas de feltro e começar a riscar cartões. Não deixe de usufruir do esmerado serviço de bar. Está aberto 365 dias por ano faça chuva, ou faça sol, 12 horas por dia.

  • Saúde e beleza
  • Spas

Meia horinha depois do trabalho ou um dia inteiro de lazer a duas mãos ou a quatro, sozinho ou a dois, passado sem culpas, de roupão, deitado na marquesa ou na sauna. Você decide o tratamento relaxante que melhor se ajusta a esses níveis de stress, também pode decidir se quer viajar até à Tailândia ou ao Egipto – as inspirações e as técnicas correm mundo e a oferta é variada. Quase todos sob a guarida de hóteis, corremos alguns dos melhores spas em Lisboa que prometem dar tudo pelo seu bem-estar. Vá, relaxe.

Publicidade
  • Música

É aquela altura do ano em que as temperaturas começam a baixar, as folhas começam a cair e os concertos sucedem-se. O Verão que nos perdoe, mas não há nada como ver concertos em Lisboa no Outono. De preferência, dentro de uma boa sala.

Lisboa indoor

  • Restaurantes
  • Japonês

A vida retoma a (quase) normalidade e as novidades gastronómicas sucedem-se em Lisboa. Nos últimos meses, apareceram na cidade e arredores novos restaurantes japoneses que prometem dar que falar – na verdade, alguns já têm dado e a prova disso é a dificuldade em arranjar mesa. Há propostas arrojadas onde reina a fusão e casas onde manda a tradição, sem grandes espalhafatos. Há preços em conta, mas também contas que podem pesar mais porque os restaurantes não são todos iguais – e ainda bem que assim é. Equipas vencedoras e sucessos internacionais destacam-se em alguns destes novos restaurantes japoneses em Lisboa.

  • Noite

A noite lisboeta está a recuperar e a prova disso são os novos hóspedes que vão aparecendo – e ainda bem. As novidades são das mais diversas espécies, com boa música, cocktails e seus derivados ou até cerveja artesanal. Nesta página espere sempre isto: os bares mais frescos da cidade. Por agora, estes são os novos bares em Lisboa que tem mesmo de conhecer. E se lhe dizemos isto é porque fomos lá, experimentámos e aconselhamos vivamente. Já decidiu onde é que vai beber um copo?

Recomendado
    Também poderá gostar
      Publicidade