A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
locked riddles
©Luciano De polo

Escape Rooms em Lisboa. Acha que consegue escapar?

Crimes, lições de História, intrigas, espionagem e Illuminati. Há escape rooms em Lisboa para todos os gostos.

Escrito por
Editores da Time Out Lisboa
Publicidade

Os escape games chegaram timidamente a Lisboa em 2014. Agora, as nossas duas mãos não chegam para contar todas as salas que existem na cidade. São cada vez mais, maiores, mais diversificadas e difíceis estas armadilhas para intelectuais masoquistas. Os níveis de dificuldade variam e os temas são sempre diferentes. Basta percorrer a cidade de Lisboa e arredores para encontrar diferentes opções, com tramas muito distintas. Reúna os amigos, foque-se nas pistas, tente resolver a charada e raspe-se destas escape rooms em Lisboa. São as melhores da cidade.

Recomendado: Sítios para viver uma experiência de realidade virtual em Lisboa

As melhores escape rooms em Lisboa

  • Coisas para fazer
  • Jogos e passatempos
  • Baixa Pombalina
  • preço 1 de 4

O Mistério de Pessoa ou a Introdução a uma Sociedade Secreta prometem animar as hostes — e fazê-las suar, se disso for caso. Mas a mais recente novidade da Escape Hunt evoca a famosa Feira Popular de Lisboa. Não tem carrinhos-de-choque, caracóis, farturas, casa assombrada ou uma montanha russa imponente, mas não faltam atracções com que brincar. O objectivo não é propriamente escapar, já sabemos, mas estaremos na mesma trancados e com o tempo contado. “O desafio que lançamos [nesta escape room] é precisamente voltar a trazer a feira a Lisboa, o que não poderia ser mais actual. Ela está abandonada, vazia, muito triste, e os visitantes vão ter de a ligar novamente. Para isso têm de encontrar o seu coração”, revela-nos Marta Pereira Duarte, gestora de projectos da Escape Hunt.

  • Coisas para fazer
  • Jogos e passatempos
  • Sintra

Para os mais corajosos, uma das escape rooms promete terror à séria. Mas, se é medricas ou está a pensar levar os miúdos a reboque, não se preocupe. Há uma proposta com um ambiente mais relaxado, para pequenos e crescidos: em A Mente de Mark Shand, o grupo é convidado a reflectir sobre a mente humana. E a escapar dela, claro. Já na Casa de Plástico, os participantes começam acorrentados a uma parede. Depois têm de resolver os enigmas de uma forma completamente nova, sob um ambiente obscuro que se instala desde o primeiro momento.

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Jogos e passatempos
  • Bairro Alto

As escape rooms da Game Over estão espalhadas um pouco por todo o mundo. No Reino Unido, em Itália, na Grécia, na Finlândia, na Austrália, na Arábia Saudita e, claro, em Portugal. Chegaram a Lisboa, mais concretamente ao Bairro Alto, no Verão de 2017, e têm salas temáticas que fazem as delícias de fãs de séries como A Guerra dos Tronos ou The Walking Dead. E agora há novas salas para conhecer, no Campo de Santa Clara. Os chamativos para o novo Game Over continuam a ser as ficções televisivas. Mas agora as narrativas são outras. Há cenários como La Misión Del Profesor, assumidamente saído da série La Casa de Papel, ou School Of Magic que, apesar de nunca mencionar Harry Potter, é claramente inspirado na saga de J.K. Rowling.

  • Coisas para fazer
  • Jogos e passatempos
  • Campo de Ourique
  • preço 2 de 4

Entrar num quarto de propósito só para fugir dele. O conceito de escape room não deixa Lisboa fugir e este mete mais gente ao barulho. Chama-se Safarka Escape Room e aterrou em Campo de Ourique. E é bem capaz de ser o jogo de fuga mais realista destas bandas, com direito a actores profissionais durante todo o enredo. A história começa em Campo de Ourique, onde há várias experiências à escolha entre o mundo virtual e o mundo real.

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Jogos e passatempos
  • Avenida da Liberdade/Príncipe Real

Ficar fechado numa casa cheia de surpresas. É este o plano no Puzzle Room, uma escape room concebida para grupos de duas a sete pessoas. Já sabe que terá que resolver quebra-cabeças e apelar à sua enormíssima capacidade intelectual para superar todos os desafios (e fazer um brilharete). Acrescente-se que o pano de fundo é sempre a história de Lisboa (com excepção de A Ilha Perdida) e os seus múltiplos encantos que podem ser desvendados em sete puzzles diferentes.

  • Coisas para fazer
  • Jogos e passatempos
  • Lisboa

Se anda à procura dos jogos do Mystery Escape Game, pare a busca. A casa mudou de nome, tem novas missões, mas mantém o espírito e a equipa. No Mission to Escape de Lisboa (também há em Loures e no Porto), os desafios são seis, todos diferentes: Prison Escape, Catacomb Jones, Las Vegas Robbery, O Assalto, Da Vinci's Mistery e Hacker Invasion.

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Jogos e passatempos
  • Alvalade

A Lost Room surge do desejo de tornar a experiência das escape rooms o mais realista possível. Para isso recorreu-se ao uso de inovações tecnológicas para quebrar as últimas barreiras do jogo e colocá-lo não numa sala, mas numa realidade paralela completamente diferente, onde o jogo não tem limites e os participantes são transportados para ambientes aos quais não teriam acesso de outra forma. Na sala lisboeta onde se aposta na realidade virtual, jogam no máximo seis pessoas. Basta escolher entre o Cosmos, o Mind Horror, um filme de terror, ou uma escape room inspirada na história da Alice no País das Maravilhas.

Escape2Win
  • Coisas para fazer
  • Oeiras

No Escape2Win tem direito a duas salas Interview, onde a premissa é simples: o bellboy do hotel desapareceu e estão a decorrer entrevistas de 60 minutos para preencher a vaga. Neste hotel também pode entrar nas salas Haunted Dinner with Madame Butterfly e The Basement e ainda em Mad World, inspirado no imaginário de Alice no País das Maravilhas – sobretudo no que toca a duas personagens, o Chapeleiro Louco e o Coelho Branco, numa corrida contra o tempo.

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Grande Lisboa

Neste centro de lazer, há escape rooms para toda a família com recurso a novas tecnologias, como realidade virtual e realidade aumentada. Além de exigirem destreza cognitiva, contemplam várias surpresas, como passagens secretas. Por exemplo, na missão Na Colmeia, baseada nas histórias do Homem-Formiga, há, no mínimo, três salas diferentes – descobrir como passar de umas para outras no tempo estipulado faz parte do jogo. O desafio, contudo, é muito maior: os agentes no terreno vão ter de invadir a oficina secreta do Jaqueta Amarela e recuperar a informação relativa aos projectos PYM antes que seja vendida à A.I.M., uma super-organização criminosa. Já a do Homem-Aranha, Reptilia, convida-nos a visitar a escola do Peter Parker, corredores, posto médico, biblioteca e laboratório incluídos. E há mais de onde estas saíram.

Illuminati Escape Rossio
  • Coisas para fazer
  • Jogos e passatempos
  • Santa Maria Maior

Se gosta de uma intriga danbrowniana sobre a sociedade secreta dos Illuminati, tem de ir a esta escape room. O projecto é o resultado do trabalho de uma associação de produtores de jogos de realidade alternativa e entusiastas desta temática. O Ritual desenrola-se num ambiente clássico de uma casa situada nos antigos dormitórios dos Monges da Igreja de São Domingos no Rossio, parte que resistiu ao célebre incêndio que fez ruir a Igreja no 13 de Agosto de 1958. No que foram outrora os aposentos de um antigo mosteiro dominicano em pleno Rossio, pode estar escondido o maior segredo de todos os tempos. Há mais duas salas, em torno do mesmo tema, como Illuminati e a Lança do Destino e O Tesouro do Marquês de Pombal.

Saia da concha

  • Coisas para fazer
  • Caminhadas e passeios

Calçado e roupa confortáveis, uma garrafa de água bem fresquinha, que o calor está a apertar, e vontade de se pôr a caminho. Estes são os essenciais para um passeio pela bonita cidade de Lisboa e arredores. As opções são várias e adequam-se a todos os gostos e formas físicas, mas fique atento: algumas destas actividades requerem reservas ou inscrições prévias. Aproveite para juntar a família ou um grupo de amigos e conheça as vistas e as histórias da cidade de Lisboa (e não só) ao mesmo tempo que pratica algum exercício e aproveita o ar puro.

  • Coisas para fazer
  • Caminhadas e passeios

A ideia é mesmo ir para fora de pé sem ter de ir muito longe. Os passeios de barco tanto podem meter copos e sushi, como podem incluir DJs ou ser mais silenciosos se preferir. Podem ser do género turístico, radical, romântico ou familiar. Podem, no fundo, ser quase tudo o que imaginar. Para que aproveite os dias mais quentes como deve ser, fizemos o sacrifício de andar à procura dos melhores passeios de barcos no Tejo e reunimos estes dez. Mas atenção: a oferta é imensa e mesmo as empresas referidas têm muitas outras propostas para lhe oferecer.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade