Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right W Experience: o maravilhoso mundo dos casamentos invade a Lx Factory durante três dias

Atenção, continuamos a tentar dar-lhe a informação mais actualizada. Mas os tempos são instáveis, por isso confirme sempre antes de sair de casa.

W Experience
@its_all_about.pt

W Experience: o maravilhoso mundo dos casamentos invade a Lx Factory durante três dias

Quem quer casar (não com a carochinha), tem de saber como fazer festa rija. São três dias com marcas, conversas e workshops para ajudar a planear um casamento

Por Francisca Dias Real
Publicidade

Qual é o melhor dia para casar? Ainda que Quim Barreiros aponte para o 31 de Julho, “porque depois entra Agosto”, os noivos é que sabem. Da data, da festa, do vestido, da gravata, do fotógrafo, da decoração, das flores, da música, dos convites, do catering, da lua de mel, e daquele sem-fim de detalhes que é preciso escolher para pôr de pé um casório. Se as habituais feiras em grandes centros de congressos não fazem o seu género, há uma novidade na cidade que é festival para casais à beira de dar o nó: a W Experience. Acontece de sexta a domingo na Lx Factory e reúne todo o tipo de serviços para uma festa de casamento cheia de pinta.

O tradicionalismo em eventos dedicados ao universo das bodas levou Miguel Pintão a querer mudar as modas e mentalidades na hora de organizar um casamento. A W Experience é resultado dessa vontade de desmistificar o que pode ser uma festa de casamento. “Primeiro não há muitos eventos de casamentos em Portugal, e os que existem têm sempre os mesmos expositores e uma orientação muito tradicional e pouco actual”, explica Miguel, que está há quase nove anos no mercado com a sua empresa Love Stories Weddings. “Conseguimos acompanhar a evolução do mercado e notámos que há um público, o nosso, que procura muito mais a personalização da festa, o que é exclusivo”.

O turismo ajudou a trazer novas ideias e Portugal acabou por se tornar também num destino de casamentos – que ajudaram a alavancar a mudança. “O público que procura novas soluções é mais europeísta e moderno, está cansado de abordagens antiquadas e que são iguais umas às outras”, aponta Miguel.

Durante três dias, o pavilhão XL da Lx Factory enche-se com expositores que agregam todo o tipo de serviços “cool e modernos” para os pombinhos poderem organizar o dia dos seus sonhos. “Não queríamos ser uma feira, nem ir para um centro de congressos, porque queremos vender emoções e experiências e criar logo uma ligação entre profissionais da área e o público”.  E a propósito dessa proximidade entre o lado de lá e o de cá, Miguel quis transformar a W Experience num festival com programação temática durante três dias com workshops, conversas, desfiles. À noite caem as cortinas e o pavilhão transforma-se numa festa com bar e concertos – tal e qual como quando se abre a pista no casamento.

Na área do catering pode contar com empresas como a Casa da Comida, a Ladurée, a Weddings and Events ou a Imppacto, enquanto que marcas como a Weddings by Matilda, Casar com Graça, Amor & Lima, Design Events ou a Save the Date tratam do planeamento. A Rita Costumista e a Pureza de Mello Breyner levam os vestidos de noiva, Cata Vassalo e Chapeauxik os acessórios e a Sparkl trata dos cabelos e maquilhagem. Para florir há Flores com Graça, Flower Love ou Happy Day. Não esquecer as flashadas e vídeos, com nomes como It’s all about, Lovati, Paulo Padrela, Feel Creations ou VIP Weddings Films.

Programação W Experience

Sexta - dia 14

O primeiro dia do evento é dirigido sobretudo aos profissionais da área e durante toda a tarde há workshops que apontam em várias direcções. Às 14.30, há um workshop de fotografia e edição mobile para aprender a tirar partido do telemóvel – da luz ao enquadramento e edição em Lightroom. Às 15.00, Martim Mariano lidera o workshop de storytelling nas redes sociais, para tornar a comunicação mais eficaz para os seus seguidores. Mais tarde, juntam-se vários convidados presentes nos expositores para uma mesa redonda que discute  “Longevidade, exigência e inspiração: uma conversa entre pares”, isto às 16.30. A espanhola Flowers by Bornay, que já foi responsável pela decoração de marcas como a Louis Vuitton, a Rolex e a Zara ou locais como a Casa Batlló, encabeça o worskhop de composição floral das 17.00 (inscrições no site). A partir das 21.00, a W Experience abre ao público em geral com um concerto de covers de Miguel Mendes. Logo a seguir, às 22.30, há funk, pop e rock da banda Rituais. 

Sábado - dia 15

Ao sábado, o público pode entrar a partir das 14.30 e meia hora depois começam as experiências – na primeira pode ensaiar já as fotos de casamento com a Lovati e os convites com A Pajarita. Às 15.30, é possível acompanhar passo a passo a personalização dos sapatos do seu casamento com a Crème Caviar Shoes. Depois, às 16.00, há uma palestra com os representantes da ByMatilda, Casa da Comida, It’s all about e Happy Days sobre a timeline de um casamento. O primeiro desfile acontece às 18.00 com a apresentação da colecção 2020 de Rita Costumista. A banda Rituais volta à carga a partir das 21.00, assim como Miguel Mendes, que actua às 21.30. A música não pára aqui: os White Sax sobem ao palco às 22.30. Não vale sair antes da 01.00, porque até essa hora há performances de mirror dancers e DJ sets de música electrónica.

Publicidade

Domingo - dia 16

O último dia de W Experience arranca com um workshop pela L’Oréal com as tendências para os casamentos de 2020. As aprendizagens seguem com a Dama de Copas e um workshop de dicas para uma boa lingerie de noiva. ​A Feel Creations, às 16.30, dá-lhe as sugestões para uma sessão fotográfica digna de revista e a festa segue com um workshop de cocktails da Licor Beirão, com provas e demonstrações (17.00). Noutras lides, Pureza Mello Breyner faz desfilar os seus modelitos de vestidos de noiva, às 18.30. A banda Rituais fica encarregue de encerrar a festa com uma actuação ao vivo e uma performance (20.30).

Mais casórios em Lisboa

pureza mello breyner
DR

As melhores lojas de vestidos para casamento

Compras Moda

Ano novo, novos casamentos: se as noivas estão a mil, as convidadas não andam muito longe. Há quem tenha um, dois, três, quatro, cinco casamentos até ao final de 2020, o que faz da caça ao vestido uma tarefa das mais duras que há. Se for da equipa das precavidas, já vai ter tudo decidido e pronto a vestir. Se tem andado a empurrar com a barriga, então esta lista das 16 melhores lojas de vestidos para casamento em Lisboa, perfeitas para as convidadas, vai dar-lhe jeito. 

Os melhores fotógrafos de casamento
Carlos Porfirio/ Laranja Metade

Os melhores fotógrafos de casamento para um álbum de arromba

Compras Artigos para noivas

Para além do conhecimento técnico, fotografar casamentos requer compromisso e sensibilidade. O melhor álbum não é composto pelas tradicionais fotografias dos noivos e dos convidados, mas de detalhes e momentos genuínos: o bouquet de flores, um abraço dos padrinhos ou os brincos da noiva, outrora da sua mãe e da mãe da sua mãe antes disso. Não há um casamento igual a outro e nem sempre o fotógrafo perfeito para uma cerimónia tradicional na igreja é o melhor para uma boda na praia, de pés na areia. 

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade