A ModaLisboa está muito inspirada

Antes dos desfiles da 49ª edição da ModaLisboa, entre sexta-feira e domingo no Pavilhão Carlos Lopes, pedimos a seis designers para nos darem um lamiré do que os inspirou para o próximo Verão.

Fotografia: Manuel Manso

À 49.ª edição, a ModaLisboa, muda-se para o Pavilhão Carlos Lopes, no Parque Eduardo VII. De quinta a domingo há conversas rápidas, uma loja pop-up e desfiles – dos 23, sete são abertos ao público. Antecipámo-nos e pedimos a seis designers para nos darem um lamiré do que os inspirou para o próximo Verão. Resultado? Um moodboard de imagens, produtos e cores que se vão materializar em peças de roupa ou jóias.

A ModaLisboa está muito inspirada

Eagle Eye
1/6

Eagle Eye

Domingo 19.00

Luís Carvalho ganhou asas e em Junho foi a Paris apresentar o seu Verão masculino, com o Showcase Moda Portugal, organizado pelo Centro de Inteligência Têxtil, e vimos as primeiras águias bordadas. A colecção completa, para homem e mulher, apresenta-a agora na ModaLisboa. As silhuetas são longas e com várias camadas e as cores são as que se encontram num deserto árido e rochoso ao pôr-do-sol. Um dos objectos que o inspirou foi este biombo da marca Dante (2562€).

Rituals
2/6

Rituals

Sexta 20.00

Lidija Kolovrat, que mantém a sua loja no Príncipe Real, vai explorar os rituais – os nossos e os perdidos. “O desfile deverá ser encarado como um reality show que abrange vários tipos de pessoas, com um espírito absurdo e surrealista”, informa no descritivo da colecção. Haverá roxo, vermelho, muitos bordados (como os de naperons) e peças assimétricas e oversized. Não estranhe as máscaras, inspiradas nesta peça do Museu do Quai Branly, e as écharpes a obscurecer o rosto dos modelos. Entre no ritual.

O Maquinista
3/6

O Maquinista

Sábado 20.30

Em 1988, o navio japonês Reijin afundou na Praia da Madalena, em Vila Nova de Gaia, com mais de cinco mil automóveis lá dentro. Nesta colecção, Ricardo Andrez explora a “caça aquática” que aconteceu na altura, e que chegou a ver, com as pessoas a aproveitarem os componentes dos carros que deram à costa. O leque com a pintura de Miró e os óculos de sol Mykita x Damir Doma (no modelo Siru, 465€) são outras referências para esta colecção.

ARYŪKAI FATUM
4/6

ARYŪKAI FATUM

Sábado 15.30

David Ferreira destaca-se pelo espectáculo e extravagância que traz à passerele da plataforma LAB. Nesta estação isso não será excepção e vai juntar o fado às gueixas. “São duas das formas de arte mais misteriosas e cativantes, com relações escondidas dentro do anel de prostituição e elevadas como entretenimento para a elite de status”, explica à Time Out. Tudo em branco, cor-de-rosa, preto e vermelho, as suas cores fortes. É um dos sete desfiles ao ar livre, no jardim ao lado do pavilhão.

NgaKUYAA
5/6

NgaKUYAA

Domingo 15.00

Depois de uma estação de pausa, Nair Xavier regressa à ModaLisboa, à plataforma de micromarcas LAB, para um desfile em colaboração com a Diniz & Cruz, especialista em alfaiataria masculina. A designer inspira-se no Partido das Panteras Negras e viaja a 1970, à luta pelos direitos civis dos negros e à ancestralidade do grupo étnico africano Maasai. Os blazers assertoados e o vermelho sangue estão garantidos. O desfile é aberto ao público.

IN | TEMPÉRIE
6/6

IN | TEMPÉRIE

Domingo 17.00

Falhou a última edição para se tornar doutora – entregou e defendeu a sua tese de doutoramento na Goldshimths College em Londres e agora sim, Olga Noronha está livre para voltar com a sua joalharia medicamente prescrita. A colecção que vai apresentar é um “conjunto de esculturas usáveis que espelham e revelam variações físicas e (in)clemências emocionais”, revela. Com este candelabro Baccarat com cristais e medusas como inspiração, é preparar os olhos e o coração para mais um desfile incrível.

Especial ModaLisboa

Faça a wishlist: estas são as 18 marcas no Wonder Room da ModaLisboa

É uma montra para marcas, uma forma de descobrir novos designs portugueses e um lugar para bons negócios. ModaLisboa é também sinónimo de Wonder Room, a loja pop up do evento que nesta edição reúne 18 marcas e designers portugueses no exterior do Pavilhão Carlos Lopes. 

Ler mais
Por Catarina Moura
Publicidade

Comentários

0 comments