Dez filmes de super-heróis (mais ou menos) esquecidos

Lembram-se do Vingador Tóxico, de Supergirl, do Rocketeer, de Steel ou do Homem-Meteoro? É tempo de os recordarmos com dez filmes de super-heróis
Supergirl (1984)
Supergirl (1984)
Por Eurico de Barros |
Publicidade

Não é por serem menos conhecidos, menos vistos e menos populares e comerciais que Super-Homem, Batman, Homem Aranha, Homem de Ferro, Super Mulher, os X-Men ou Flash que super-heróis mais modestos, mais discretos (e mesmo desastrados ou falhados) como Blankman, Steel, os que compõem o grupo dos Homens Misteriosos ou a Supergirl, a bonita e corajosa prima de Super-Homem, não merecem que recordemos que também existem, e que foram e muitos casos injustamente subvalorizados pelos críticos e pelos espectadores. Por isso, fomos buscar uma dezena de filmes onde eles mostram o que valem.  

Recomendado: Sete séries de televisão clássicas com super-heróis

Dez filmes de super-heróis (mais ou menos) esquecidos

1

‘O Vingador Tóxico’, de Michael Hertz e Lloyd Kaufman (1984)

Da Troma, a iconoclasta e gozona produtora de filmes série Z, só podia vir um super-herói como este Vingador Tóxico. Ele é Melvin, um lingrinhas que trabalha como zelador num ginásio. Toda a gente troça dele e Melvin acaba dentro de um recipiente de resíduos tóxicos, transformando-se no mutante e justiceiro Vingador Tóxico, que vai espalhar o terror entre os corruptos, os fanfarrões e os delinquentes. A fita teve várias continuações e até, este ano, um musical. É um clássico de culto, pois claro
2

‘Supergirl’, de Jeannot Szwarc (1984)

Feito para aproveitar o sucesso e o embalo dos primeiros filmes da série Super-Homem com Christopher Reeve, Supergirl não conseguiu ter o mesmo impacto destes, mesmo apresentando nomes como Faye Dunaway, Peter O’Toole e Mia Farrow no elenco. Helen Slater veste bem o uniforme da super-heroína e prima do Homem de Aço (Kara Zor-El em Krypton, Linda Lee na Terra), que aqui enfrenta Selena, uma feiticeira maléfica (Dunaway). 
Publicidade
3

‘As Aventuras do Capitão América’, de Albert Pyun (1990)

Desde 1944, durante a II Guerra Mundial, que o Capitão América anda a combater os inimigos dos EUA, e o mal em geral. Nesta fita de série B, pobrezinha mas honesta, o super-herói, interpretado por Matt Salinger, começa por defrontar os nazis, acaba congelado e desperta nos anos 90, a tempo de ver que o seu arqui-inimigo Red Skull também viajou do passado para o futuro e tem um plano para raptar o presidente dos EUA.
4

‘As Aventuras de Rocketeer’, de Joe Johnston (1991)

Passado nos anos 30, entre espiões nazis, gangsters e o glamour de uma Hollywood no seu auge, As Aventuras de Rocketeer tem como protagonista Cliff Secord (Bill Campbell), um piloto que se transforma num super-herói com uniforme cheio de estilo, identidade secreta e tudo, graças a uma mochila de jacto. Uma deliciosa, aventurosa e movimentadíssima homenagem rétro à idade dos pulps e aos serials. Timothy Dalton faz um vilão à maneira e Jennifer Connelly é a rapariga em perigo. De culto, também.
Publicidade
5

‘O Homem-Meteoro’, de Robert Townsend (1993)

Um modesto mas determinado professor de um liceu de um bairro violento e degradado de Washington transforma-se no Homem-Meteoro, um super-herói dedicado a combater o gangue que anda a aterrorizar a zona e a dar-lhe má reputação. Robert Townsend co-produz, escreve, realiza e interpreta esta simpática (super)-comédia de “mensagem” social. No elenco surgem ainda nomes como James Earl Jones, Bill Cosby, Robert Guillaume ou Don Cheadle.
6

‘Blankman’, de Mike Binder (1994)

Damon Wayans, que também participou no argumento, interpreta nesta comédia um super-herói sem orçamento nem superpoderes, que tem apenas um fato à prova de bala que inventou e uns robôs feitos de lixo como ajudantes. Mesmo assim, comporta-se como um super-herói a sério. Blankman é uma paródia bem conseguida aos filmes do género, embora siga o modelo tradicional destes, servida por efeitos especiais deliberadamente baratuchos e manhosos.
Publicidade
7

Steel-O Homem de Aço, de Kenneth Johnson (1997)

Sabiam que Shaquille O’Neal já interpretou um super-herói? Foi neste Steel-O Homem de Aço, em que o lendário basquetebolista personifica John Henry Irons, um homem que concebe armas para os militares e se transforma em Steel, um primo do Homem de Ferro (embora muito menos high tech do que este), quando percebe que algum do armamento que criou foi parar às mãos dos membros de gangues que andam a espalhar o caos nas ruas.
8

‘Homens Misteriosos’, de Kinka Usher (1999)

Rajá Azul, Sr. Furioso, Pázadas, Estes são apenas alguns dos membros do grupo de sete excêntricos e catastróficos aspirantes a super-heróis desta comédia em que um super-herói a sério, o Capitão Fantástico (Greg Kinnear) é sequestrado pelo super-vilão Casanova Frankenstein (Geoffrey Rush). Vai daí, os Homens Misteriosos decidem ir salvá-lo e ganhar estatuto ao mesmo tempo. Com Ben Stiller, Hank Azaria, Janeane Garofalo, William H. Macy ou Paul Reubens.
Publicidade
9

‘The Specials’, de Craig Mazin (2000)

Alguns anos antes de se tornar no realizador da franquia Guardiões da Galáxia, James Gunn escreveu esta comédia passada num mundo a abarrotar de super-heróis e onde, perante tanta concorrência, é preciso mesmo fazer pela vida. Os Specials do título ocupam uma posição pouco digna na tabela da profissão, combatendo criminosos de terceira categoria e tendo pouca visibilidade social e comercial – e logo, rendimentos parcos. Rob Lowe interpreta o vilão Weevil.
10

‘Escola de Heróis’, de Mike Mitchell (2005)

Numa sociedade onde os super-heróis proliferam e fazem parte do quotidiano, o jovem Will Stronghold (Michael Angarano) ainda não disse aos país, ambos “super”, que não tem certeza se tem superpoderes como eles. É que corre o risco de ficar para parceiro “normal” de um super-herói. Eis um filme de super-heróis em família, com Kurt Russell e Kelly Preston nos progenitores de Will, que conta ainda com nomes como Danielle Panabaker, Bruce Campbell ou Lynda Carter, a Super-Mulher da televisão.

Mais cinema

Arranha-Céus
©Universal Pictures International Switzerland
Cinemas

Filmes em cartaz esta semana

Tanto cinema, tão pouco tempo. Há filmes em cartaz para todos os gostos e feitios. Das estreias da semana aos filmes que, semana após semana, continuam a fazer carreira nas principais salas. Saiba que filmes estão em que cinemas, e quando é que os pode ver. E, se não souber o que escolher, leia as nossas críticas.

Publicidade
Publicidade
Esta página foi migrada de forma automatizada para o nosso novo visual. Informe-nos caso algo aparente estar errado através do endereço feedback@timeout.com