
Dez filmes essenciais com Albert Finney (1936-2019)
Recordamos o grande actor inglês, que morreu a 7 de Fevereiro. Estes são dez dos melhores papéis de Albert Finney.
Pertencente à geração de Richard Burton, Terence Stamp, Michael Caine ou Peter O'Toole, Albert Finney era um dos maiores actores britânicos, que começou por se distinguir no palco (chegaram a chamar-lhe "O novo Laurence Olivier") e na televisão, para logo depois passar com muito sucesso para o cinema. Finney era um daqueles actores espantosamente talentosos e vigorosos, capaz de mudar de género e de registo de forma radical, de um filme para o outro. E também realizado uma fita, que também interpretou. Recordamo-lo aqui em 10 dos seus melhores papéis, que até podiam ser 15 ou 20.
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Dez filmes essenciais com Albert Finney
‘Sábado à Noite, Domingo de Manhã’, de Karel Reisz (1960)

‘Tom Jones, Romântico e Aventureiro’, de Tony Richardson (1963)

Albert Finney desistiu do papel principal de Lawrence da Arábia, de David Lean, para ser dirigido por Tony Richardson, com quem tinha já trabalhado em O Comediante, e ser o herói desta inspirada adaptação ao cinema do romance satírico e picaresco que Henry Fielding escreveu em 1749. A sua extraordinária interpretação, plena de energia e de comicidade, valeu-lhe a Taça Volpi de Melhor Actor no Festival de Veneza e a primeira de cinco nomeações ao Óscar de Melhor Actor (que nunca ganharia), e abriu-lhe as portas de Hollywood de par em par.
‘Caminho para Dois’, de Stanley Donen (1967)

Dirigido por Stanley Donen, Albert Finney interpreta aqui um arquitecto de sucesso, casado há dez anos com uma mulher bonita e sofisticada (Audrey Hepburn). Vão a caminho de Saint-Tropez no seu carro de desporto, para comemorarem a construção de uma casa para um cliente do marido, e a jornada serve-lhes para recordarem outras anteriores em França, desde aquela em que se conheceram, bem como para recordarem as suas respectivas anteriores. Donen viaja para trás e para a frente no tempo nesta comédia dramática sobre um casal em crise matrimonial, e Finney e Hepburn são soberbos e credíveis como marido e mulher.
‘Passos Silenciosos’, de Stephen Frears (1971)

‘Um Crime no Expresso do Oriente’, de Sidney Lumet (1974)

‘Depois do Amor’, de Alan Parker (1982)

Um casamento de 15 anos está a implodir, e deixa marcas em todos os membros da família, do marido e da mulher, George e Faith Dunlap (Albert Finney e Diane Keaton), bem como nas quatro filhas do casal. A personagem de Finney é um escritor de sucesso que tem uma amante, e o actor revelou que, para a compor, foi buscar coisas à sua vida – “quando eu próprio me comportei de forma monstruosa”. As cenas de conflito entre as personagens de Finney e Keaton são de um realismo angustiante, e Depois do Amor é um dos melhores filmes de sempre sobre este tema, em boa parte graças aos dois actores principais.
‘O Companheiro’, de Peter Yates (1983)

‘Debaixo do Vulcão’, de John Huston (1984)

‘História de Gangsters’, de Joel Coen (1990)

‘Antes que o Diabo Saiba que Morreste’, de Sidney Lumet (2007)

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