A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Lista Fantasma
©DRLinha Fantasma

O melhor que vimos em Fevereiro

Filmes dos Óscares e Clint Eastwood brilham em Fevereiro. Fitas nomeadas para as estatuetas e a nova realização do veterano actor e cineastas foram os destaques das estreias do mês.

Escrito por
Eurico de Barros
Publicidade

Dois filmes americanos, um russo e um francês, três deles indicados para os Óscares de Hollywood, todos assinados por cineastas de renome: Paul Thomas Andderson, Andrei Zvyagintsev, Agnès Varda e Clint Eastwood. Este último com mais um filme onde se afirma como o último herdeiro dos grandes mestres do cinema americano.

O melhor que vimos em Fevereiro

‘Linha Fantasma’, de Paul Thomas Anderson

O mais recente filme de Paul Thomas Anderson é uma brilhante história de perfeccionismo, misoginia e amor perseverante, passado na Inglaterra dos anos 50 e com Daniel Day Lewis no seu último papel antes da saída de cena: um excêntrico, mimado, egocêntrico e genial costureiro. Interpretado pelo actor com a mesma fixação pela excelência no seu ofício que move a personagem que incarna. Nomeado para seis Óscares.

‘Sem Amor’, de Andrei Zvyagintsev

A história de Sem Amor passa-se no seio de uma família russa da classe média que se está a desintegrar, de tal forma que o filho pequeno do casal azedamente desavindo foge de casa em desespero, farto de ser ignorado pelo pai e pela mãe.  Mas o filme é, na realidade, uma metáfora para o que o realizador de Leviatã vê como sendo a desintegração social e moral, e a erosão emocional e espiritual da Rússia de hoje. Nomeado para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro.

Publicidade

‘Olhares Lugares’, de Agnès Varda e JR

Quase com 90 anos, Agnès Varda meteu-se estrada fora e França dentro na carrinha-estúdio fotográfico do jovem artista plástico e fotógrafo JR, para irem tirar retratos a pessoas e depois colá-los, em tamanho gigante, nas paredes das suas casas, cidades, quintas e locais de trabalho. Um documentário como só Varda os sabe fazer: peripatético, poético e partindo dela para os outros e para as suas histórias. Nomeado para o Óscar de Melhor Documentário de Longa-Metragem.

‘15.17 Destino Paris’, de Clint Eastwood

Clint Eastwood recria o atentado de 21 de Agosto de 2015 no comboio Thalys de alta velocidade que ligava Amesterdão a Paris, frustrado por três amigos americanos, dois deles militares de licença, que estavam de férias na Europa. Eastwood põe os três a interpretarem-se a eles próprios e recria as suas vidas desde a infância, filmando no limite do minimalismo eloquente e da síntese expressiva, dando uma lição de cinema à maneira dos clássicos. O verdadeiro cinema simplex.

 

Mais cinema

Filmes em cartaz esta semana
  • Cinemas

Tanto cinema, tão pouco tempo. Há filmes em cartaz para todos os gostos e feitios. Das estreias da semana aos filmes que, semana após semana, continuam a fazer carreira nas principais salas. Saiba que filmes estão em que cinemas, e quando é que os pode ver. E, se não souber o que escolher, leia as nossas críticas.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade