A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
the lumiares
©Filipe Farinha

The Lumiares: oásis no Bairro Alto

No meio da agitação nocturna, descobrimos um boutique hotel onde reina a tranquilidade. Quando fizemos check-out, levavamos gravados na memória o rooftop com vista sobre a cidade, a panqueca do pequeno-almoço e o tratamento de aromaterapia no spa.

Vera Moura
Escrito por
Vera Moura
Publicidade

Num bar com luzes fluorescentes, oferecem dois shots pelo preço de um ao som de “Don’t Stop Believing”, dos Journey. À porta de uma casa que junta fado tradicional, patanistas e cheesecake está um predador de turistas que tenta a sorte também com alfacinhas. Uma loja de conveniência aberta 24 horas por dia amontoa numa única prateleira minis, batatas fritas e Nossas Senhoras de Fátima. Há roupa estendida nas varandas, estudantes a cirandar e homens a vender óculos escuros e drogas leves. É assim a agitada Rua do Diário de Notícias. Mas depois, no número 142, silêncio. A confusão fica do lado de fora, logo que as portas automáticas em vidro do The Lumiares se fecham suavemente. O boutique hotel que desde Maio de 2017 vive no antigo palácio do conde de Lumiares é um oásis de tranquilidade em pleno Bairro Alto.

A independência dos hóspedes é um dos pilares da casa: à chegada, juntamente com a pass do wi-fi, eles recebem um número através do qual podem trocar mensagens pelo Whatsapp, quer estejam dentro ou fora de portas (ligar o 9 para a recepção é tão 2016). Todos os quartos espaçosos – que se dividem entre loft-studios, T1s, T2s e penthouses com vista – estão equipados com cozinhas onde não falta nada: têm máquina de café e cápsulas Nespresso, torradeira e fervedor de água SMEG e serviço de pratos, talheres e copos completo, além de máquina de lavar a loiça. No frigorífico estão uma garrafa de vinho, um chocolate da Equador, refrigerantes e águas: tudo cortesia do hotel, paga apenas a partir da reposição. E, por falar em cortesia, as amenities são da portuguesa Claus Porto.

Portugal está aliás bem representado no luxuoso mas descontraído The Lumiares: as almofadas garridas, as mantas sobre as camas e os tapetes a fazer de quadros vêm de Reguengos de Monsaraz. Gostava de ter um em casa, mas uma viagem até ao Alentejo não está nos planos? Tudo o que está á vista, está á venda – do roupão turco pendurado na casa de banho aos quadros de fotógrafos e pintores portugueses; dos nortenhos tapetes Ferreira de Sá ao livro de receitas do chef Miguel Castro e Silva. É ele que comanda as tropas no quinto e último piso, onde fica o restaurante Lumni. Tal como será ele a coordenar o projecto do Mercado Café, na entrada do hotel pelo lado do Miradouro de São Pedro de Alcântara, por enquanto encerrada. Estão prometidos petiscos e pastelaria tipicamente portugueses, para hóspedes e não só.

Mas voltemos a apanhar o elevador até ao quinto andar: se for de manhã, é lá que vai encontrar o pequeno-almoço, servido até às 10.30, com vários tipos de pão, croissants, queijos, bolos caseiros, taças de fruta e sumos naturais espalhados pelo balcão da cozinha aberta. A pedido, há ainda ovos de todas as formas e feitios e panquecas, panquecas que chegam à mesa bem altas, leves e fofas, com maçã e açúcar. Obrigatórias e inesquecíveis.

Se for ao final do dia, o rooftop tranquilo, ainda quase desconhecido da cidade, convida a cocktails ao pôr-do-sol com vista para o castelo e para o Tejo. Não vá o Porto Souer cair-lhe na fraqueza, acompanhe com as empadinhas de Castro e Silva.

Antes do check-out, passe ainda pelo spa do The Lumiares. Não está reservado a hóspedes e tem o exclusivo da marca francesa La Sultane de Saba. No início da massagem de relaxamento de aromaterapia, será convidado de escolher entre três inspirações: Bali, Malásia ou Rota das Especiarias. Uma viagem infinitamente relaxante ao outro lado do mundo – a sério que continuamos em pleno Bairro Alto?

Faça a sua reserva aqui: The Lumiares Hotel & Spa. Rua do Diário do Notícias 142, Bairro Alto. A partir de 190€/noite.

Outros hotéis em Lisboa

Hotel White Lisboa: noite branca
  • Hotéis

Branco mais branco não há. O algodão não engana, e o nome deste hotel também não. O White Lisboa está plantado em plena Avenida da República, no meio de buzinadelas e um vaivém de carros. 

Publicidade
  • Hotéis
  • Hotéis com spa

A confusão fica do lado de fora, logo que as portas automáticas em vidro do The Lumiares se fecham suavemente. O boutique hotel que desde Maio de 2017 vive no antigo palácio do conde de Lumiares é um oásis de tranquilidade em pleno Bairro Alto. 

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade