Charli XCX
DR | Charli XCX
DR

Charlie XCX, Deftones e mais concertos a não perder no Primavera Sound

Apesar do nome e da altura em que se realiza, entre 12 e 15 de Junho, o Primavera Sound Porto inaugura o calendário dos festivais de Verão. Estes são os concertos a não perder.

Hugo Geada
Publicidade

Pode chamar-se Primavera Sound (Porto de apelido) e realizar-se na estação homónima, contudo, para a maioria e apesar da chuva que cai, é o primeiro grande festival de Verão nacional. E para o contingente indie costuma ser o melhor da época. É verdade que o cartaz não tem tudo o que tornou o original de Barcelona especial. Ainda assim, não há outro festival como este em Portugal. Charlie XCX, Deftones, Floating Points e The Jesus Lizard são alguns dos artistas que fazemos mesmo questão de ver este ano, entre 12 e 15 de Junho, no Parque da Cidade.

Recomendado: Os melhores festivais deste Verão

10 concertos essenciais no Primavera Sound Porto

Charli XCX

Sem dúvida o nome que mais burburinho causou em torno do cartaz foi a artista britânica Charli XCX. Depois de anos a lançar discos aclamados pela crítica, foi em 2024 que fez o home run com Brat, cujas músicas, como "Von Dutch" e "Everything is Romantic", se tornaram banda sonora do ano passado. Vamos poder finalmente assistir a estas faixas ao vivo no Primavera Sound, numa actuação que marca a estreia de Charli em Portugal.

12 Jun (Qui)

Fontaines D.C.

A nova coqueluche do rock está de volta a Portugal para mais um grande concerto. Os Fontaines D.C., conhecidos pela intensidade das suas actuações e pela capacidade de capturar o espírito do pós-punk contemporâneo, prometem conquistar o público do Primavera Sound com o seu som cru e visceral.

12 Jun (Qui)

Publicidade

The Dare

O projecto do produtor Harrison Patrick Smith, The Dare, tem dado que falar pela sua mistura de indie pop com electrónica crua e descomprometida. A estética DIY e as letras que oscilam entre o sarcástico e o confessional fizeram deste projecto uma lufada de ar fresco na cena alternativa, que pisca o olho a grupos nova-iorquinos como os LCD Soundsystem.

12 Jun (Qui)

The Jesus Lizard

Os The Jesus Lizard regressam com o seu rock visceral e caótico, prontos para mostrar porque continuam a ser uma referência do noise rock. A energia crua e imprevisível da banda promete um dos concertos mais intensos do Primavera Sound. Além de discos memoráveis como Goat (1991) e Liar (1992), o grupo traz na bagagem o seu trabalho mais recente, Rack, editorado no ano passado.

12 Jun (Qui)

Publicidade

Magdalena Bay

A dupla Magdalena Bay traz ao Primavera Sound o seu synth-pop nostálgico e futurista, com melodias cativantes e produção cheia de camadas. O grupo promete uma actuação vibrante, misturando pop experimental com um toque retro, numa altura em que ainda estão a apresentar o seu elogiado segundo disco, Imaginal Disk, lançado no ano passado.

12 Jun (Qui)

Deftones

Os Deftones voltam a Portugal com o seu metal alternativo atmosférico e poderoso. A banda californiana é um dos maiores destaques deste cartaz e promete um concerto intenso no Primavera Sound, carregado de riffs pesados e momentos de pura catarse.

13 Jun (Sex)

Publicidade

Chat Pile

Os Chat Pile foram uma das maiores surpresas de 2024 com o excelente álbum Cool World. Com uma sonoridade pesada e angustiante, a banda mistura sludge, noise e post-hardcore de forma única, criando uma experiência sonora intensa e inusitada que promete deixar a marca a todos os espectadores.

13 Jun (Sex)

Fcukers

Os Fcukers chegam ao Primavera Sound com uma energia explosiva e irreverente, trazendo a sua mistura de punk experimental e desafiador com música electrónica. A estreia em Portugal do grupo de Nova Iorque irá marcar o festival como um dos concertos mais divertidos da edição.

13 Jun (Sex)

Publicidade

Floating Points

Na música do produtor britânico, Floating Points, vivem muitos universos. Da electrónica, ao jazz à música clássica, este é um dos maiores criativos a fazer música nos dias que correm. Depois de ter estado no NOS Alive no ano passado, esperem uma nova performance que mistura precisão e fluidez, a sua actuação será uma viagem sonora envolvente e transcendental.

14 Jun (Sáb)

Squid

Os Squid são uma das melhores novas bandas de guitarra e chegam ao Primavera Sound com um novo álbum no bolso, Cowards, editado este ano. Este é o seu regresso ao festival de una banda faz parte da entusiasmante geração de artistas que emergiram de Brixton, ao lado de nomes como Black Midi e Black Country, New Road. Com uma sonoridade que mistura post-punk e rock experimental, prometem um concerto intenso e repleto de energia.

14 Jun (Sáb)

Mais que ouvir

Publicidade
Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade