Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right 11 canções pop para o fim do Verão

11 canções pop para o fim do Verão

O esmorecer do fulgor do sol e o encurtar dos dias parecem ter o condão de inspirar os músicos a compor canções de travo agridoce, ou até a despertar as mais tenebrosas cogitações

412.mu.mu.tks.tomwaits.jpg
@Jesse Dylan Tom Waits
Por José Carlos Fernandes |
Publicidade

11 canções pop para o fim do Verão

Camera

“The Last Rose of Summer”, de Tom Waits

Uma flor que apenas precisa de voz, órgão e contrabaixo e desabrocha e fenece em dois minutos: “Adoro a maneira/ Como as nuvens esfarrapadas/ Deslizam pelo céu/ O Verão parte/ E deixa-me/ Com uma lágrima no olho/ Vou buscar as roupas de Inverno/ O meu jardim sabe o que está errado/ As pétalas da minha rosa favorita”.

A canção tem aquele misto de rudeza/ternura, sujidade/pureza e experiência/inocência de que só Tom Waits conhece o segredo e surge no final do álbum The Black Rider (1993), que reúne as canções que Waits escreveu para a “fábula musical” The Black Rider: The Casting of the Magical Bullets, (1990), escrita em colaboração com William S. Burroughs e encenada por Robert Wilson. O enredo inspira-se no conto tradicional alemão Der Freischütz (que Carl Maria von Weber já tinha convertido numa ópera em 1821).

Wilhelm, o protagonista, fizera um pacto com o Diabo, em que este lhe ofereceu balas mágicas que acertam sempre no alvo, reservando-se Satanás a escolha do alvo de uma delas. No dia do casamento de Wilhelm, este descobre, horrorizado, que o alvo designado pelo Diabo é a sua noiva. “The Last Rose of Summer” aparece na peça quando Wilhelm, a quem a morte da noiva fez perder a razão, está prestes a ser internado num asilo e perspectiva “um longo período nas trevas”.

Pérolas da pop

Ravens & Chimes
©Fresh Bread
Música, Rock e indie

10 pérolas secretas da música pop

Existem criadores talentosos a viver longe dos holofotes, porque, pura e simplesmente, não existe uma relação entre talento e reconhecimento. São 10 músicas pop que poucos conhecem, mas todos deviam conhecer. 

Publicidade