A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Música, Fado, Gisela João
©Rodolfo MagalhãesGisela João

Concertos em Lisboa em Maio

Os antigos diziam que Maio era o mês das trovoadas. Não sabemos como vai estar o tempo, mas chovem concertos em Lisboa

Publicidade

Já lá vem o mês de Maio e ainda andamos a acertar contas com os atrasos da pandemia. Muito do que há para ver e ouvir nestes 31 dias em Lisboa são concertos que foram adiados uma e outra vez. Em rigor, este vai ser o primeiro mês de agenda totalmente livre de restrições e máscaras ao fim de dois anos e tanto. Já merecíamos. Eis uma selecção do melhor da música popular que há para ver e ouvir este mês nas principais salas da cidade. E depois disto ainda teremos os festivais. Mas essas são contas de outro rosário.

Recomendado: Concertos em Lisboa – Os melhores concertos mês a mês

Concertos em Lisboa em Maio

  • Música
  • Portuguesa
  • Campo Grande/Entrecampos/Alvalade

A tradição, felizmente, já não é o que era e os Gaiteiros de Lisboa gabam-se de ter responsabilidade no assunto. Com razão. Nos últimos 28 anos, a banda entreteve-se a redesenhar a árvore da música tradicional portuguesa, procurando-lhe a raiz na tradição oral plantada nos cancioneiros, mas sempre mais interessada em destilar o óleo essencial da planta para cozinhar coisas novas do que em preservar a espécie no canteiro. Na verdade, a sua música sempre foi de uma tradição que nunca houve. Eles próprios procuram explicar isso no texto que acompanha Bestiário (2019), o sexto álbum de estúdio da banda, o primeiro ao fim de sete anos (o anterior Avis Rara era já de 2012) e o inaugural de uma nova formação, que dos elementos originais apenas mantém Carlos Guerreiro e Luís Marinho. Na sua geografia sonora única, que cruza instrumentos de sopro tradicionais, percussões e polifonias vocais, mais uma panóplia de instrumentos inventados (entre eles, os famosos túbaros de orfeu), os Gaiteiros alargaram o campo do nosso imaginário colectivo e criaram alguma coisa absolutamente nova que reconhecemos imediatamente como nossa. E é esse experimentalismo que a todo o tempo confronta passado e inovação que os Gaiteiros prometem trazer ao palco do Maria Matos, com um alinhamento em estilo de colectânea.

 

  • Música
  • Campo Grande/Entrecampos/Alvalade

Sharon Van Etten anunciou o seu sexto álbum de estúdio para 6 de Maio. Chama-se We’ve Been Going About This All Wrong, será lançado via Jagjaguwar, e servirá de base a este regresso da estrela indie a LIsboa. O single de avanço (em escuta) chama-se “Porta” e, segundo a própria, foi escrito no limiar de uma fase tramada, entre crises de depressão e ansiedade com que, assumidamente, se tem batido ao longo de toda a vida adulta. Não por acaso, a digressão que agora passa pela Aula Magna chama-se “Darkness Fades”. A primeira parte da noite será assegurada pela banda folk canadiana, The Weather Station.

Mais concertos em Lisboa

  • Música

Ah, as manhãs. Esse pedaço de discórdia da humanidade, ora pendendo para os que de nós acordam em euforia ora pendendo para os que odeiam tudo no começo do novo dia. Mas não se inquiete porque, ao contrário dos nossos antepassados, temos muitas e boas soluções musicais para superar a pior das manhãs. Dos icónicos Marvin Gaye, Curtis Mayfield e Johnny Mercer, aos contemporâneos A$AP Rocky e Anderson Paak, esta lista é um apanhado de tudo o que nos faz querer sair da cama. Pequenas obsessões, paixões duradouras, coisas de momento. Destape-se com estas músicas para começar bem o dia.

  • Música
  • Clássica e ópera

Na música, o período Romântico cobre quase todo o século XIX e os primeiros anos do século XX. Há quem veja o Beethoven dos últimos anos de vida como o primeiro romântico e Rachmaninov, que continuou a compor música nos moldes oitocentistas muito depois das revoluções operadas por Debussy, Ravel, Stravinsky e a Segunda Escola de Viena, como o último romântico. Nestas contas não costumam entrar os Neo-Românticos da década de 1980, como os Duran Duran e os Human League, cuja contribuição se exerceu menos na área da música do que na do hairstyling & makeup.

Recomendado
    Também poderá gostar
      Publicidade