Concertos gratuitos de Jazz & Clássica em Setembro

Enquanto o Outono não chega, há que aproveitar os concertos gratuitos de jazz e música clássica ao ar livre nos jardins e parques de Lisboa
Pablo Barragán
©DR Pablo Barragán
Por José Carlos Fernandes |
Publicidade

Após o merecido repouso estival – ou após digressões por outras paragens –, muitas orquestras começam a aquecer os motores para a temporada de 2018/19 e algumas das primeiras aparições fazem-se em concertos gratuitos associados ao Festival Cantabile, ao Lisboa na Rua e ao Festival de Sintra. Enquanto as folhas outonais não começam a cobrir a calçada, esta lista de sugestões permite-lhe ouvir música ao vivo, sem gastar um cêntimo, um pouco por toda a cidade – de Belém às Avenidas Novas, passando pelo Bairro Alto e pela Avenida da Liberdade.

Recomendado: 12 pianistas de jazz portugueses que precisa de ouvir

Concertos gratuitos de Jazz & Clássica em Setembro

1
Música, Clássica e ópera

A due cembali

José Carlos Araújo e Fernando Miguel Jalôto interpretam peças para dois cravos em instrumentos saídos dos ateliers da família Antunes, que está entre os mais destacados construtores de instrumentos de tecla da Península Ibérica no século XVIII: um deles foi construído em 1758 por Joaquim José Antunes e o outro, de 1789, que se estreia agora após restauro, é da autoria de João Baptista Antunes. Temporada “Um músico, um mecenas”.

[Sonata K.XIV de Carlos Seixas (1704-1742), por José Carlos Araújo, no cravo construído em 1758 por Joaquim José Antunes, ao vivo no Museu da Música, Lisboa, 2012].

Museu da Música, sábado 15, 18.00

2
Orquestra de Jazz do Hot Clube
©Manuel Ruas Moereira
Música, Jazz

Orquestra de Jazz do Hot Clube

A Orquestra do Hot Clube foi fundada em 1991 e já teve como solistas convidados lendas como Freddie Hubbard, Benny Golson e Curtis Fuller e nomes cimeiros do jazz actual como Mark Turner, Tim Hagans e Tom Harrell. Nesta ocasião apresenta o programa “A música de Duke Ellington”, com direcção de Pedro Moreira e o convidado Julian Argüelles (sax). Lisboa na Rua.

[“Mood Indigo”, um dos temas clássicos compostos por Ellington (neste caso, em parceria com Barney Bigard). A composição de 1930 surge aqui numa versão pela orquestra de Duke Ellington, em que são solistas Russel Procope, em clarinete, e Willie Cook , em trompete, além do próprio Duke].

Parque Recreativo dos Moinhos de Santana, Belém, sábado 15, 19.00

Coisas para fazer em Setembro

Música

Concertos em Lisboa em Setembro

Setembro é um mês muito peculiar. Por um lado, queimam-se os últimos cartuchos do Verão. Por outro, é a altura da rentrée, do regresso à rotina que é também o regresso dos concertos em Lisboa. Ainda falta anunciar muita coisa, mas para além de festivais como o Lisb-On e a Festa do Avante! já foram apresentados uns quantos concertos que valem mesmo a pena, como os de Feist, Imagine Dragons, Low ou Beach House. Claro que nada chega aos calcanhares das duas datas, esgotadíssimas, dos U2 na Altice Arena. A mais institucional banda rock do mundo vem apresentar o álbum do ano passado, Songs of Experience.

Lumina Cascais
©DR
Coisas para fazer, Festivais

Setembro: um mês, tantos festivais

O regresso das férias pode ser um pouco menos doloroso graças aos festivais que animam Lisboa ao longo do mês de Setembro, isto tudo depois do marasmo que é habitualmente o mês de Agosto no que toca a estas lides festivaleiras. Lisboa Soa, Queer, Lumina, Chapéus na Rua: todos acontecem este mês. É uma verdadeira rentrée de festivais, com direito a tudo o que a cidade precisa para voltar a entrar no ritmo frenético: cinema, fado, teatro, cerveja, dança ou gastronomia. Não perca o fio à meada e siga as nossas sugestões. Recomendado: Coisas grátis para fazer em Lisboa esta semana

Publicidade