Seis concertos para celebrar o Dia de Reis em Lisboa

De Lopes Graça ao chorinho, de Carrapatoso a James Bond, há sugestões musicais para todos os gostos no Dia de Reis em Lisboa
Orquestra Filarmónica Portuguesa
Publicidade

É fácil cruzar-se no Dia de Reis em Lisboa (e também dia 7 de Janeiro, domingo) com uma boa dose de música dentro do espírito da quadra, seja para assinalar a chegada do ouro, do incenso e da mirra, seja para celebrar a entrada em 2018 com um pequeno delay

Dia de Reis — Concertos de música clássica

Coro Sinfónico Lisboa Cantat
©DR
Museus

Museu do Oriente

icon-location-pin Estrela/Lapa/Santos

E assim se fecha o ciclo de Concertos a Oriente. É tempo de uma proposta ambientada no Ano Novo, com programa com acompanhamento ao piano que inclui alguns temas portugueses com o Natal e os Reis em pano de fundo. O Coro Sinfónica Lisboa Cantat anima criações da autoria de Eurico Carrapatoso e Fernando Lopes Graça, bem como duas canções de John Rutter, alguns excertos de obras corais sinfónicas, como L’enfance du Christ de Hector Berlioz, da Oratória de Natal de C. Saint-Saens e 10 coros de O Messias de G. F. Haendel. É sábado, dia 6, a partir das 21.30 (12€).

Orquestra Filarmónica Portuguesa
©DR
Música

Altice Arena

icon-location-pin Parque das Nações

Domingo, pelas 19.00, e pelo segundo ano consecutivo, a Orquestra Filarmónica Portuguesa apresenta na Altice Arena os clássicos da família Strauss. Mas o menu não ficaria completo com alguns êxitos de Hollywood. Reminiscências de James Bond e outras referências pop? Conte com isso. Bilhetes a partir de 14€.

Publicidade
Sara Chong
©Paulo Chong Santos
Museus

Museu da Música

icon-location-pin Sete Rios/Praça de Espanha

Não é assumidamente um concerto especial de Reis, nem o repertório se deixa espartilhar pelo tema, mas é uma sugestão de entrada livre no Alto dos Moinhos. Baptista Jr e Márcio Pereira, ao clarinete, e Sara Chong (na foto), ao piano, interpretam obras de Paquito D'Rivera ou Severino Araújo, para um toque de chorinho brasileiro. 

Academia das Ciências
©DR
Coisas para fazer

Academia das Ciências

icon-location-pin Chiado/Cais do Sodré

Para uma proposta no centro da cidade, a música de Carrapatoso, Lopes Graça, Gritton, Rutter e Whitacre dá o mote para o concerto de Reis no salão nobre da Academia das Ciências de Lisboa, com direito a participação especial do Coro Infantil Regina Coeli, que irá estrear uma obra para coro e quarteto instrumental, sob a direcção de Carolina Gaspar. É também este sábado, às 17.00.

Publicidade
Coro Leal da Câmara
©1bertoc

Igreja de São Martinho

O Conservatório de Música de Sintra celebra o ano novo num fim-de-semana de concertos alusivos à época. Com entrada livre, os concertos estão agendados para este sábado, na Igreja de São Martinho, em Sintra. Actuam o Coro Leal da Câmara, que propõe a Missa para Três Vozes e Adventi Enek, de William Byrd, compositor renascentista inglês, e a Orquestra de Câmara e Ensemble de Clarinetes. Perdeu o evento? Calma que no domingo também há concerto de Reis na Igreja do Santíssimo Redentor, na Damaia. Ambos começam às 16.00. 

Coro da Universidade de Lisboa
©Jorge Ribeiro
Atracções

Palácio Nacional da Ajuda

icon-location-pin Ajuda

O Dia de Reis chega a paragens como o Palácio da Ajuda (Largo da Ajuda), que recebe a partir das 16.00 um concerto solidário a favor da Associação Sol, com o Coro da Universidade de Lisboa e o Coro de Câmara da Universidade de Lisboa.

Mais Ano Novo

Alt-j
©DR
Música

Concertos em Lisboa em Janeiro

Ano novo, vida nova. Pelo menos é o que se diz. Janeiro é altura de balanços, de mudanças e promessas de melhoramento pessoal que não tardam a ser quebradas. Talvez por isso, ou por causa do frio, os concertos não abundam. Mas mesmo assim há quem se esforce para nos fazer sair de casa. Como os alt-J, por exemplo.

Coisas para fazer

30 tendências para 2018

Andámos a bisbilhotar o futuro e partilhamos consigo umas dicas sobre aquilo que vai fazer, comer, comprar, amar e odiar no novo ano. São 30 tendências para 2018.  Recomendado: O melhor de 2017

Publicidade
Publicidade
Esta página foi migrada de forma automatizada para o nosso novo visual. Informe-nos caso algo aparente estar errado através do endereço feedback@timeout.com