“La Chasse”
Compositor: Clément Janequin (1485-1558)
Nasceu em Châtellerault, perto de Potiers e desempenhou cargos musicais nas catedrais de Auch e Angers, até assentar em Paris, por volta de 1549. Na década de 1550 foi cantor da capela real e ascendeu a “compositeur ordinaire du roi”.
Ao contrário do que era usual nos compositores da Renascença, que se dedicavam por igual ao repertório sacro e profano, Janequin quase só escreveu canções – cerca de 250 – entre as quais se devem destacar peças programáticas e narrativas como “Le Chant des Oiseaux”, “Le Caquet des Femmes”, “L’Alouette”, “La Chasse”, “Les Cris de Paris”, “La Guerre” (ou “La Bataille de Marignan”), que recorrem abundantemente a onomatopeias. As suas chansons baseiam-se em fórmulas musicais curtas e simples, que se conjugam para criar um mosaico; por vezes, são harmonicamente estáticas, estando a sua riqueza no ritmo e nas sobreposições insólitas.
“La Chasse” é um esplêndido fresco sonoro representando uma caçada real, com o tropel de cavalos, latidos de cães, gritos de incitação dos caçadores e ressoar de trompas.
[Pelo Ensemble Clément Janequin e o Trio Musica Humana, ao vivo em 2018]