Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Vodafone Paredes de Coura: dez concertos a não perder
Patti Smith
© Steven Sebring

Vodafone Paredes de Coura: dez concertos a não perder

O Vodafone Paredes de Coura é um dos grandes festivais do Verão português. Estes são dez dos concertos a não perder

Por Luís Filipe Rodrigues
Publicidade

Pela envolvente natural, pela energia, pela aposta constante em nomes que, mesmo quando não conhecíamos antes, passamos a conhecer e a amar: por tudo isso, o Vodafone Paredes de Coura é um daqueles festivais históricos para que muita gente compra bilhetes às cegas, antes sequer de olhar para o cartaz. 

Os New Order e Patti Smith são os grandes destaques desta edição, mas há outros nomes que merecem ser vistos, dos Alvvays aos Black Midi, passando pelos históricos Spiritualized e não só. Estes são os dez concertos a não perder em Paredes de Coura.

Recomendado: 10 coisas para fazer em Paredes de Coura para lá do festival 

Vodafone Paredes de Coura: dez concertos a não perder

Boogarins

Os Boogarins não se cansam de Portugal. E nós não nos cansamos deles. A banda brasileira que junta uma boa dose de tropicalismo ao seu revivalismo psicadélico (ou "psicodélico", como se diz lá na terra de Vera Cruz) apresenta o álbum deste ano, Sombrou Dúvida, a 14 de Agosto.

The National

Uma fatia significativa do público português tem um fraquinho por cantores e bandas de rock melancólicos, sobretudo se charmosos e bem-falantes. Como o vocalista Matt Berninger e os norte-americanos The National, que dia 14 de Agosto regressam a Paredes de Coura, onde deram um concerto inesquecível em 2005. Apresentam o álbum I Am Easy to Find.

Publicidade

Alvvays

Liderados por Molly Rankin, os canadianos Alvvays são uma banda de indie-pop à antiga. Ou seja, existem no mesmo contínuo que os pioneiros da Sarah Records e da Slumberland ou, mais tarde, os Belle & Sebastian e Camera Obscura. Têm dois álbuns editados e tocam a 15 de Agosto em Portugal.

Car Seat Headrest

Will Toledo e companhia são repetentes no Vodafone Paredes de Coura. Regressam a 15 de Agosto, à boleia de Twin Fantasy (Face to Face), disco do ano passado onde o cantor e compositor de indie rock americano reimagina um dos seus primeiros e mais acarinhados discos, agora com uma banda e um som menos lo-fi.

Publicidade

New Order

Nascidos das cinzas dos Joy Division em 1980, os New Order tornaram-se uma das mais influentes bandas da pop-rock britânica. Neste caso uma pop sintética e dançável cuja influência continua a sentir-se. E que se vai ouvir em Paredes de Coura no dia 15 de Agosto.

Black Midi

São o grupo do momento na cena independente britânica. Mas as suas canções têm uma vivacidade e uma energia que falta a outras bandas-hype e as suas referências (This Heat, The Fall, Mars, Butthole Surfers...) são bem menos entediantes. A sua música é rock, é electrónica, é pop, é noise. É para ouvir a 16 de Agosto em Paredes de Coura.

Publicidade

Spiritualized

Jason Pierce é um dos grandes. E merece um lugar nos livros pelo seu trabalho, primeiro com os Spacemen 3, e desde a década de 90 com os Spiritualized (basicamente, ele e quem estiver por perto na altura). No dia 16 de Agosto traz-nos And Nothing Hurt (2018), que pode muito bem ser o seu último disco.

Freddie Gibbs & Madlib

Madlib é um dos grandes. Madvillainy (2004), feito a meias com MF Doom, continua a ser um dos melhores discos de hip-hop deste século. E as suas colaborações com o rapper Freddie Gibbs também não são nada más. A 17 de Agosto, em Paredes de Coura, a dupla vai apresentar o álbum deste ano, Bandana.

Publicidade

Suede

Apesar de nunca terem conhecido o mesmo sucesso nem recebido tantos elogios como alguns dos seus pares (Oasis, Blur, Pulp), os Suede foram uma das bandas-chave da britpop dos 90s. Regressam a Portugal a 17 de Agosto para apresentar o álbum do ano passado, The Blue Hour.

Patti Smith

É uma das grandes senhoras do rock americano, com uma longa carreira discográfica iniciada em 1975, com Horses, injectando poesia numa cena punk que começava a ganhar forma. Vem ao Vodafone Paredes de Coura com a sua banda no dia 17 de Agosto. E é difícil imaginar um final melhor para mais uma edição do festival.

Concertos em Agosto

Festas do Mar
©DR

Os melhores concertos em Lisboa em Agosto

Música

Entra Agosto e escasseiam os concertos em Lisboa. Mas nem tudo está perdido. Podemos sempre contar com festivais como o Jazz em Agosto ou o Sol da Caparica. E ainda as Noites de Verão da Filho Único, no Museu do Chiado, que são um oásis no centro de Lisboa.

PAUS
© Felipe Gabriel

Os melhores concertos em Lisboa esta semana

Música

Por toda a cidade há concertos. Para todos os gostos e carteiras. Mas nem todos são iguais. Uns são potenciais surpresas enquanto outros são valores mais ou menos seguros, e por isso toda a informação ajuda. Siga as nossas sugestões dos melhores concertos em Lisboa esta semana.

Publicidade
Marc Ribot & the Young Philadelphians
Photograph: Courtesy Hiroki Nishioka

Os melhores concertos de jazz e clássica em Lisboa esta semana

Música

Em igrejas barrocas profusamente decoradas com talha dourada e no espaço despido de antigas fábricas. Com música minuciosamente ensaiada ou criada no momento. Há concertos de jazz e música clássica em Lisboa para todos os gostos e circunstâncias. Esta selecção reflecte essa variedade.

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade