A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Márcia Breia
©Armanda ClaroMárcia Breia, em 'Irmã Lúcia, a Guardiã do Segredo'

A 13 de Maio, na OPTO SIC, estreia minissérie sobre a Irmã Lúcia

‘Irmã Lúcia, a Guardiã do Segredo’ chega ao serviço de streaming da SIC, na data em que se assinalam as aparições de Fátima. A banda sonora é de Rodrigo Leão.

Renata Lima Lobo
Escrito por
Renata Lima Lobo
Publicidade

Passados mais de 100 anos, as aparições de Fátima são, para muitos, uma história difícil de acreditar. Mas seja delírio, manipulação ou efectivamente uma visão, a verdade é que foram três as crianças que juraram a pés juntos terem visto a Virgem Maria. A primeira aparição – do que é hoje chamado o Ciclo Mariano – aconteceu a 13 de Maio de 1917, uma data que ainda hoje é dia de peregrinação anual ao Santuário de Fátima, erguido no lugar da Cova da Iria. Aí terá Maria falado a Lúcia Santos, então com 10 anos, e aos seus primos Francisco Marto, com nove, e Jacinta Marto, com sete.

Irmã Lúcia, a Guardiã do Segredo é uma minissérie de três episódios que estreia na OPTO a 13 de Maio, e explora a vida de Lúcia, que se tornou a “guardiã do segredo” (dividido em três partes). Nesta série, acompanhamos a vida de Lúcia entre o início do século XX e a década de 80, interpretada pelas actrizes Márcia Breia, Rita Rocha Silva e Laura Seiça, aos 82, 18 e 10 anos, respectivamente. “Foi detida, submetida a cruéis interrogatórios, separada da família, impedida de estudar e cerceada do direito à própria identidade”, descreve a OPTO em comunicado. “À época, Portugal mergulhara numa conjuntura social, económica e política dramática. À austeridade da pobreza aliaram-se surtos de tifo, varíola, gripe pneumónica e a contestada participação nacional na I Grande Guerra. A República dava os primeiros passos, deixando lastro para o anticlericalismo e beliscando o poder da Igreja num país rural, analfabeto e devoto. Num primeiro momento, o relato milagroso das crianças começou por ser mal recebido por todos. Anos mais tarde, o culto foi legitimado pela Igreja e profusamente usado como arma contra a laicização de Portugal.”

A par da história de Lúcia, a minissérie introduz a personagem Madalena Albuquerque (interpretada pela Madalena Almeida), uma jovem que se cruza com Lúcia e é "um espelho invertido" da vidente. Oriunda de uma família abastada, Madalena estudou medicina, mas aos 22 anos apaixona-se por Francisco (José Condessa), um amor não aprovado por Eduardo (Joaquim Horta), o conservador pai de Madalena, uma vez que Francisco tem uma condição social menos privilegiada. Vítima de uma depressão, Madalena encontra refúgio no Carmelo de Santa Teresa, em Coimbra, onde é recebida pela tia Rosário (Margarida Marinho), a Madre Superiora das carmelitas descalças, onde residiu Lúcia.

Madalena Almeida
©Armanda ClaroMadalena Almeida, em 'Irmã Lúcia, a Guardiã do Segredo'

Realizada por Jorge Paixão da Costa (Soldado Milhões) e com argumento assinado por Manuel Arouca (Jacinta), Raquel Palermo (A Espia) e Vera Sacramento (Marco Paulo), a acção é acompanhada por uma banda sonora da autoria de Rodrigo Leão. O elenco inclui ainda a participação dos actores Adriano Carvalho, Lourenço Ortigão, Cláudia Vieira, Maria João Falcão, Carla Chambel, Paula Lobo Antunes, Guilherme Filipe, Isabela Valadeiro, Raquel Sampaio ou Inês Faria, numa co-produção com a Coral, produtora audiovisual dedicada ao mercado ibérico, que para a OPTO já produziu as séries A Lista, Marco Paulo e A Generala. A estreia acontece a 13 de Maio, sábado, e nas sextas-feiras seguintes estreará um novo episódio.

OPTO. Estreia a 13 de Maio (Sáb)

+ Netflix adapta a minissérie romance histórico vencedor do Prémio Pulitzer

+ ‘Black Mirror’ vai voltar com “mudanças malucas e mais variedade do que nunca”

Últimas notícias

    Publicidade