A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

"A Grande Viagem de Magalhães" chega esta semana ao Museu da Arqueologia

Vera Moura
Escrito por
Vera Moura
Publicidade

"Mares desconhecidos, aqui vamos nós!", diz um dos navegadores da peça A Grande Viagem de Magalhães, que estreia esta semana no Museu Nacional de Arqueologia. Embarcámos nesta aventura 500 anos depois da viagem de Circum-Navegação e voltámos do outro lado do mundo para contar. 

“Parece que Deus se esqueceu de colocar terra neste mar sem fim...”, desabafa desesperado Fernão de Magalhães ao fim de três meses à deriva num oceano “tão azul, tão calmo” que baptiza de Pacífico. A tripulação vai cedendo ao escorbuto e as baixas somam-se. “Precisamos de avistar terra, senão estamos perdidos”, acrescenta um navegador já paranóico, que julga ver ilhas onde não estão mais do que rochas. Neste ponto, a peça para famílias A Grande Viagem de Magalhães está prestes a chegar às Filipinas, onde o herói morre na praia depois de uma batalha, numa cena dramática com um poema de Fernando Pessoa como música de fundo. 

O novo espectáculo da companhia Foco Lunar, que estreia esta quinta, 24 de Outubro, para escolas, e que pode ser visto todos os domingos até Maio de 2020 no Museu Nacional de Arqueologia, acompanha esta aventura desde o início – a descida da costa africana, a chegada ao Brasil, a conquista da Terra do Fogo e a difícil travessia do estreito que ganhou o nome do navegador. Para sermos mais rigorosos, começa antes mesmo de Fernão de Magalhães partir de Sevilha em 1519: na primeira cena, ele tenta convencer o rei D. Manuel I a fazer esta grande viagem. O português recusa, Magalhães recorre a Espanha.

“Esta é a maior odisseia da história da humanidade. Dizem que só é comparável com a chegada do Homem à Lua, mas para mim só será comparável com a chegada do Homem a Marte”, diz o encenador e director artístico Vasco Letria, que ficou fascinado com esta figura da história portuguesa, que na época foi considerado um traidor. “Fernão de Magalhães foi o primeiro homem da globalização. E quem vê o espectáculo fica a gostar mais de ser português. A Grande Viagem de Magalhães fomenta um certo orgulho. A nossa história é muito bonita.”

Fernão de Magalhães, o herói da nova peça integrada nas celebrações do V centenário da viagem de Circum-Navegação
DR

A expedição marítima de três anos, neste espectáculo resume-se a uma hora – e a viagem que contou com centenas de navegadores divididos por cinco naus (Victoria, Santiago, San Antonio, Concepción e Trinidad, a única que regressou) tem na peça integrada nas comemorações oficiais do V centenário da Circum-Navegação apenas dois representantes, que vão interagindo com Fernão de Magalhães, interpretado por Rafael Diaz Costa. “É aquela coisa muito comum no teatro da parelha de dois actores, género Bucha e Estica. Aqui, um é a favor do capitão e o outro é contra, um será português e o outro espanhol”, explica Vasco Letria. No início e no final da peça, um deles transforma-se em Antonio Pigafetta, o escrivão que registou toda a viagem num diário e um dos únicos 18 sobreviventes. E durante o espectáculo, ambos vão encarnando outras figuras da viagem, como o gigante de cabelos compridos patagão ou o nativo das Filipinas com uma máscara tribal verde. Em cena, estará ainda outra figura que promete ser a favorita dos mais novos: o pinguim Magalhães, o primeiro da espécie a ser visto por um europeu. 

Museu Nacional de Arqueologia, Mosteiro dos Jerónimos. Dom 16.00. 8€    

+ Fim-de-semana perfeito em família

Últimas notícias

    Publicidade