A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

A mobilidade eléctrica em Lisboa agora é LEVE, a nova marca da EMEL

A nova marca da EMEL quer promover uma mobilidade eléctrica mais rápida e sustentável, numa campanha que vem acompanhada pela inauguração de (muitos) mais postos de carregamento de carros eléctricos em 2021.

Renata Lima Lobo
Escrito por
Renata Lima Lobo
Publicidade

São mais sustentáveis, têm incentivos à compra por parte do Governo, mas há quem não arrisque comprar um carro eléctrico por receio de ficar a meio caminho entre postos de carregamento. Para promover a mobilidade eléctrica, a EMEL criou uma nova marca chamada LEVE, dois anos após a empresa municipal se ter constituído como Operadora de Pontos de Carregamento de Veículos Elétricos (OPC).

Actualmente, a EMEL tem 26 Postos de Carregamento de Veículos Eléctricos, que correspondem a 52 tomadas, distribuídos por cinco dos seus parques de estacionamento (Campo das Cebolas, Ameixoeira, Graça, Manuel Gouveia e Lumiar), sem contar com dois postos na via pública, localizados em Entrecampos, junto ao Edifício Central da Câmara Municipal de Lisboa.

Mas a rede vai aumentar. Para este ano está prevista a inauguração de três ilhas de carregamento rápido em Entrecampos, Parque das Nações e Restelo, cada uma com seis postos e 12 tomadas. Também em 2021, a EMEL conta instalar mais postos de carregamento nos seguintes parques de estacionamento: Cosme Damião, Calçada do Combro, Chão do Loureiro, Campo de Ourique, Areeiro, Avenida Lusíada, Belém, Campo Grande, Estrada da Luz, Combatentes e Universidade. Para a via pública vão chegar mais 30 postos e será garantido pelo menos um por freguesia.

“Vivemos num momento de mudança, de pensamento e de comportamentos, mudança na forma como olhamos e sentimos a cidade. Queremos sentir-nos bem e seguros, queremos saber que o ar que respiramos é puro, e para que tal seja possível, temos que aceitar o desafio de melhorar a nossa maneira de estar em Lisboa. Nesse sentido, a mobilidade eléctrica veio para ficar, e a mobilidade eléctrica da EMEL é, a partir de hoje, LEVE, mas também mais robusta nesta nossa senda de contribuir para uma cidade amiga do ambiente, amiga das pessoas. Só com o esforço comum conseguiremos uma redução dos Gases com Efeito Estufa, e atingir a neutralidade carbónica em 2050, como assumido por Portugal no Acordo de Paris, em 2015”, defende Luís Natal Marques, presidente do Conselho de Administração da EMEL.

+ Hora do Planeta celebra-se online a 27 de Março

+ Mega projecto vai fazer nascer uma cidade inovadora em Almada

Últimas notícias

    Publicidade