A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
A Journey, Halfstudio, Underdogs
© Chris Costa

A procura, o clímax e a eterna insatisfação. A “viagem” do Halfstudio, no regresso à Underdogs

A dupla formada por Mariana Branco e Emanuel Barreira expõe pela segunda vez na Underdogs, agora no espaço principal da galeria. ‘A Journey’ pode ser visitada até 18 de Março.

Mauro Gonçalves
Escrito por
Mauro Gonçalves
Publicidade

Reconhecer poder à cor e à palavra é condição para aceitar embarcar na viagem proposta pelo Halfstudio. "A Journey", exposição inaugurada na última sexta-feira, marca o regresso da dupla formada por Mariana Branco e Emanuel Barreira à galeria de Alexandre Farto (a.k.a. Vhils). Através daquela que é já a sua linguagem corrente – o lettering –, desenharam um percurso dentro do próprio espaço. Ao longo dessa linha condutora, seguem o rasto ao processo inerente a qualquer mudança, interior ou exterior ao ser humano. Pelo caminho, exploraram novos suportes e materiais.

"Tínhamos esse desafio do espaço ser maior e isso ia requerer peças diferentes das que expusemos na primeira vez", refere Emanuel, em conversa com a Time Out. Com 22 peças – mais do dobro das que expuseram no espaço Cápsula da mesma galeria em Abril de 2021 –, a dupla inovou na escala, mas também na materialidade.

A Journey, Halfstudio, Underdogs
© Chris Costa

"Mantemos a pintura a pincel, que acaba por ser a base do desenvolvimento do nosso trabalho. Mas incluímos peças diferentes – com luz LED, por exemplo. E esculturas, uma coisa que queríamos experimentar há algum tempo. É um passo natural, sobretudo porque a nossa pintura acaba por ser, ela própria, muito escultórica, com a questão do efeito 3D e das sombras que criam esta ilusão de objectos quando na verdade são superfícies planas", continua.

Quanto à viagem proposta (e que dá título à exposição), esta reflecte por cores e palavras os mais constantes e cíclicos processos de mudança humanos. As marcas em vinil colocadas no chão indicam o caminho, as peças reforçam-no por si. "São as mudanças que acontecem ao longo da vida que motivam este sentido de descoberta. Quando perdemos um trabalho, decidimos ter um filho, mudamos de cidade – batalhamos, conseguimos e quando lá chegamos volta a surgir uma insatisfação e uma necessidade de procurar algo mais. Isso acontece quando se dá uma revolução social, política ou cultural. As ideias começam a surgir, partimos para uma fase de inquietação. Depois o clímax, o cume da montanha, quando vemos os frutos daquele processo. Até que tudo assenta, cria alicerces", explica.

A Journey, Halfstudio, Underdogs
© Chris Costa

A cor começa por aparecer dissimulada, "num segundo plano", segundo o artista. "É na fase da inquietação que encontramos as peças mais diferentes." "Dream" ou "Feel Free" surgem numa fase aspiracional, enquanto "Seek", "Emerge" ou "Resist" remetem para acção, à medida que cor, luz e tridimensionalidade se vão intensificando.

Além da exposição, patente até 18 de Março, o Halfstudio trabalhou numa serigrafia de edição limitada, à venda na loja da galeria. No dia 28 de Fevereiro, a dupla inaugura também uma instalação na fachada de um edifício em construção, na zona de Moscavide. Em vez de tentar esconder os trabalhos em curso, o artista explica que as peças vão enaltecer o processo e dialogar com o prédio em construção, além de terem contado com a participação da comunidade local. "As pessoas tiveram oportunidade de expressar as suas frustrações, os seus desejos, as suas ambições, de contar aquilo que foi Moscavide e que ambicionam que seja no futuro. Tentámos transformar o que foi dito no workshop numa instalação, de forma a que se sentissem representados também", remata Emanuel Barreira, que perspectiva um 2023 essencialmente dedicado à arte pública.

Tobias Gutmann, I can do that too!, underdogs
© Chris CostaSai Bot, o robot pintor de Tobias Gutmann

Em simultâneo, a Underdogs recebe uma segunda exposição no seu espaço Cápsula. A expor em Portugal pela primeira vez, o suíço Tobias Gutmann apresenta "I can do that too!". A estrela é Sai Bot, um robot de inteligência artificial que produz retratos abstractos em tempo real, a partir de milhares de desenhos que o artista tem criado desde 2012. Os visitantes podem sentar-se em frente ao robot "pintor" e esperar que a "arte" aconteça.

Rua Fernando Palha, 56 (Braço de Prata). 21 868 0462. Ter-Sáb 14.00-19.00. Até 18 Mar. Entrada livre

Gulbenkian mostra ‘O Anjo’ e ‘O Banho Turco’ de Paula Rego

Restaurada, tapeçaria do século XVI está de volta ao Palácio de Sintra

Últimas notícias

    Publicidade