A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
O Banho Turco de Paula Rego
O Banho Turco (1960), de Paula Rego ©Carlos Pombo

Gulbenkian mostra ‘O Anjo’ e ‘O Banho Turco’ de Paula Rego

Fundação comprou há precisamente um ano as duas pinturas da artista portuguesa, que morreu em Junho do ano passado.

Joana Moreira
Escrito por
Joana Moreira
Publicidade

Foi há precisamente um ano que a Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) comprou duas das mais emblemáticas obras de Paula Rego: O Banho Turco (1960) e O Anjo (1998). Agora, a Fundação, hoje a maior coleccionadora privada da artista portuguesa, decidiu expor essas mesmas obras. O público vai poder observar as duas pinturas na sede da FCG a partir de 8 de Junho e até 20 de Julho. 

A informação foi avançada à Agência Lusa esta quinta-feira pela curadora Helena de Freitas, que foi directora da Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais (cargo que ocupou durante três anos e do qual se demitiu, em 2013, "por falta de condições"). As duas obras, que pertencem à colecção do CAM – Centro de Arte Moderna, encerrado para obras e com reabertura prevista para 2024, vão estar colocadas "num lugar central da sede", a partir de 8 de Junho, data do aniversário da morte de Paula Rego, até ao dia da Gulbenkian, a 20 de Julho.

"Não é uma exposição, é uma apresentação de duas obras. Integra-se numa dinâmica que queremos criar de ocupação mais fluida dos espaços da fundação, e da Gulbenkian no geral, e do CAM [Centro de Arte Moderna], quando inaugurar", disse à Lusa. O Banho Turco (1960) e O Anjo (1998) vão estar enquadradas "com uma apresentação museográfica especial, uma construção à volta destas obras, para sinalizar o momento, que corresponde à passagem de um ano sobre a morte da artista".

+ Exposições em Lisboa a não perder nos próximos meses

+ “A relação entre a família de Paula Rego e a Câmara de Cascais é perfeita”

Últimas notícias

    Publicidade