A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Maria Mire
©DRClandestina, de Maria Mire (2023)

A Terra Treme faz 15 anos. E há 100 filmes para ver na Casa do Comum

O ciclo “15 Anos, 100 Filmes” arranca já na quinta-feira, 14 , com o documentário ‘Bab Sebta’, de Frederico Lobo e Pedro Pinho. E dura até 25 de Janeiro do próximo ano.

Renata Lima Lobo
Escrito por
Renata Lima Lobo
Publicidade

No filme de Visconti de 1948, Terra Treme, um grupo de pescadores tenta libertar-se das amarras dos patrões e compra um barco. Sessenta anos depois, em Portugal, um grupo de seis cineastas comprou a sua independência com a criação de uma produtora que sonhava com novos modelos de produção, adaptados às necessidades de cada criação e à visão dos realizadores na concepção global de cada filme. Quinze anos volvidos, a produtora sopra as velas na Casa do Comum, com um ciclo de cinema composto por 100 dos filmes que produziu, entre curtas e longas-metragens. A primeira sessão, de 61, acontece já esta quinta-feira, 14, prolongando-se até 25 de Janeiro.

O programa, chamado "15 Anos, 100 Filmes", começa com a exibição do documentário Bab Sebta (2008), de Frederico Lobo e Pedro Pinho, que percorre as fronteiras entre Marrocos e Espanha, acompanhando a espera e escutando as vozes dos que procuram chegar à Europa. O ciclo termina com a curta-metragem Estados da Matéria (2005), de Susana Nobre, sobre o quotidiano de uma casa onde mora uma mãe e sua filha bebé; e Clandestina, a mais recente longa de Maria Mire (2023), sobre Margarida Tengarrinha (1929-2023), resistente anti-fascista e falsificadora de documentos.

Fundada por João Matos, Leonor Noivo, Luisa Homem, Pedro Pinho, Susana Nobre e Tiago Hespanha, a Terra Treme produziu até hoje um total de 115 filmes (68 longas-metragens e 47 curtas-metragens). “Nestes 15 anos criámos um espaço de partilha de afinidades, visões e vontades, algo tão essencial ao cinema e à sua reinvenção, e é isso que hoje queremos preservar e comemorar”, assinalam os sócios-fundadores do colectivo, que se define como uma “plataforma de criação capaz de criar modelos de produção à medida dos filmes que queria desenvolver”, em comunicado. A programação deste aniversário pode ser consultada na página oficial de Facebook da produtora.

Casa do Comum (Bairro Alto). 15 Dez-25 Jan. 5€

+ Às duas por três, ‘Bridgerton’ já não é série de uma estreia só

+ ‘Succession’ e ‘Barbie’ lideram nomeações aos Globos de Ouro

Últimas notícias

    Publicidade