A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Afinal, os lisboetas gostam do turismo

Renata Lima Lobo
Escrito por
Renata Lima Lobo
Publicidade

Segundo um estudo da Associação de Turismo de Lisboa encomendado à Intercampus, 85% dos residentes em Lisboa acreditam que o turismo é positivo e 69% consideram que a cidade estaria pior sem ele.

No estudo a que a Time Out Lisboa teve acesso, em resposta à pergunta "Quando pensa nas visitas de turistas à cidade de Lisboa, como avaliaria a sua primeira reação?", 85% dos inquiridos acreditam ter uma reação positiva (51%) e muito positiva (34%). Se contarmos apenas as respostas dos moradores do centro histórico, a percentagem desce para 72%.

Quanto à contribuição que o turismo pode dar a Lisboa, os resultados são semelhantes: 89% do total de moradores acham que a contribuição dos turistas para a cidade Lisboa é positiva (54%) ou muito positiva (35%). À pergunta se prefere muitos ou poucos turistas, apenas 25% dos lisboetas preferem uma cidade com menos turistas. Para 32%, o assunto é indiferente.

As principais desvantagens para os moradores passam pelo aumento do custo de vida (30% do total), despreocupação com os moradores (39% do total), enquanto o aumento de trânsito à boleia do turismo não parece preocupar muito: apenas 7% acreditam ser uma das desvantagens do turismo em Lisboa. Não há desvantagem sem vantagens e para os moradores a principal é mesmo o desenvolvimento da economia, com 66% do total dos inquiridos a destacá-la no inquérito, à qual se segue o aumento do comércio (30%).

Já a frase "Por influência do turismo, a cidade tem hoje mais vida" arranca 85% de concordância, ao contrário dos 23% que concordam com a frase "O turismo tem prejudicado o ambiente da zona de Lisboa onde resido". Em resumo, e em jeito de soma no final do estudo, os dados recolhidos revelam que 69% dos residentes consideram que a cidade estaria pior se não tivesse o turismo que hoje tem: 69% do total de residentes acham que sim, que estaria pior, e 56% dos residentes no centro histórico acham o mesmo.

+ As 20 melhores Mentiras Para Contar a Turistas

+ 20 coisas que os turistas fazem e todos os lisboetas devem experimentar

Últimas notícias

    Publicidade