A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Alvalade vai ser a Capital da Leitura em Maio e não faltam actividades grátis

Raquel Dias da Silva
Escrito por
Raquel Dias da Silva
Publicidade

É a terceira edição deste festival dedicado ao livro e à leitura. A vida e obra do escritor Aquilino Ribeiro inspiraram as actividades que vão decorrer entre os dias 16 e 25 de Maio.

O cenário é Alvalade, “Capital da Leitura”, que irá abrir as portas de vários locais da freguesia e da cidade de Lisboa, desde o Bairro de São Miguel à Biblioteca Nacional de Portugal. A programação inclui um colóquio, exposições, concertos, oficinas de desenho e até uma sessão especial da comunidade de leitores de Alvalade, o clube literário da Biblioteca Chaves Caminha, conduzido por Gonçalo M. Tavares.

A iniciativa da Junta de Freguesia de Alvalade arranca a 16 de Maio com um dia preenchido na Biblioteca Nacional de Portugal, depositária do maior património bibliográfico do país, na Cidade Universitária de Lisboa. A partir das 09.30, será possível participar no colóquio “Aquilino, Anos 20: entre o exílio e as geografias de Lisboa”. Entre as 14.00 e as 15.00, o 3ACTOS Ensemble apresenta duas obras do pianista Vianna da Mota, com a particularidade de terem sido escritas em 1885, ano de nascimento de Aquilino Ribeiro, que será homenageado novamente às 18.00, com a inauguração de uma exposição. Meia hora depois, às 18.30, vai ser apresentada uma reedição do livro As Terras do Demo, comemorativa do centenário do seu lançamento original.

No dia seguinte, 17 de Maio, será inaugurado um mural de Aquilino Ribeiro, da autoria da artista urbana Kruella D’Enfer, às 17.00, na Travessa Henrique Cardoso 39-43. Às 18.00, o Museu Bordalo Pinheiro inaugura uma exposição de ilustrações de Benjamin Rabier para a obra Romance da Raposa, que inspirará também um concerto do 3ACTOS, às 18.30. A música, feita por um quarteto de cordas e piano, será narrada ao vivo e desenhada em tempo real por um ilustrador.

Entre 18 de Maio e 25 de Maio, as actividades vão decorrer em muitos outros locais, como a Rua António Ferreira n.7 (onde será descerrada uma lápide de homenagem a Aquilo Ribeiro, às 10.00 de 18 de Maio), a nova Biblioteca Chaves Caminha ou o Centro Cívico Edmundo Pedro, onde se poderá juntar ao jornalista Carlos Vaz Marques para a tertúlia “Aquilino e a Alemanha ensanguentada”, com o poeta Pedro Mexia, às 21.30 de 23 de Maio.

Na Biblioteca Chaves Caminha poderá juntar-se a uma visita guiada à mostra bibliográfica de Aquilino Ribeiro, com o presidente da junta, José António Borges, às 17.45 de 21 de Maio, ou participar na sessão especial do clube de leitura de Gonçalo M. Tavares, às 18.30, com a presença do geógrafo Aquilino Machado, neto de Aquilino.

A programação completa pode ser consultada no site da Junta de Freguesia de Alvalade, destacando-se ainda a oficina de desenho “Bordalo e Rabier”, com o desenhador André Almeida e Sousa, no último dia da “Capital da Leitura”, 25 de Maio, às 10.30.

Todas as actividades são gratuitas, mas algumas requerem inscrição prévia. Esta iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, da Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, da Biblioteca Nacional de Portugal e da Associação de Comerciantes de Alvalade.

+ Renasceu em Alvalade uma biblioteca para as famílias

+ Gosta de livros? Descubra os clubes de leitura e tertúlias em Lisboa

Últimas notícias

    Publicidade