Notícias

Ana Magalhães, do Six Senses Douro Valley, é a chef do ano

Há 23 anos que o concurso não era conquistado por uma mulher. A chef venceu ainda o prémio Sustentabilidade.

Teresa David
Escrito por
Teresa David
Jornalista
Ana Magalhães
DR
Publicidade

Ana Magalhães, chef de partida do restaurante do hotel de cinco estrelas Six Senses Douro Valley, em Lamego, é a grande vencedora do "Chef Cozinheiro do Ano", um dos mais importantes concursos de cozinha para profissionais em Portugal. A final teve lugar esta quarta-feira na Feira Internacional de Artesanato (FIL), em Lisboa. 

“Foi uma vitória difícil e que resultou num desafio de superação pessoal e profissional. Era um objetivo que já tinha há alguns anos e que finalmente consegui alcançar. Depois de 23 anos, é uma mulher a ganhar esta competição, mostrando que também somos muito capazes. Estou muito orgulhosa do trabalho que fiz”, admite a chef de 26 anos, citada em comunicado. Antes de Ana Magalhães, a última mulher a levar o troféu para casa foi a madeirense Carla Rodrigues, em 1999.

Na final, a chef preparou uma entrada, um prato de peixe, outro de carne, e uma sobremesa. Começou, então, com um escabeche de cavala com amêndoa e ervas, seguiu para o prato de grão-de-bico com línguas de bacalhau e para um cabrito assado com arroz de miúdos e terminou com um leite creme de alfazema, chocolate, mel e limão — a sobremesa que venceu ainda o prémio Virgílio Gomes, sempre atribuído ao prato que revele com maior evidência a evolução da cozinha portuguesa. O prémio Sustentabilidade Makro foi também entregue a Ana Magalhães.

Este ano, a medalha de prata ficou entregue a Fábio Santos do Restaurante Landeira, em Tomar, e em 3.º lugar ficou Nuno Dinis Ferreira, do Bairro Alto Hotel, em Lisboa. A distinção Helmut Ziebell, que premeia o prato mais criativo, foi entregue à sobremesa melosa, figueira e laranja, da autoria de Manuel Pires, do Santa Maria Petisca Ria, em Faro. 

Ana Magalhães passou pelo Hotel Rural Quinta de Nossa Senhora do Carmo, em Sernancelhe, no Douro; pelo Hotel Vila Park, em Santiago do Cacém; pelo Falésia Hotel, em Albufeira; e pelo The Yeatman, em Vila Nova de Gaia. Em 2019, juntou-se à equipa do Hotel Six Senses Douro Valley. 

No ano passado, o título foi conquistado pelo chef Hugo Alves, do restaurante Pedro Lemos, no Porto. Até hoje, apenas cinco mulheres foram distinguidas pelo concurso. 

+ Olivia. Na nova amiga do Nicolau, há muito mais do que brunch (até pizzas)

+ O 7.º aniversário da Dois Corvos celebra-se com três dias de música

Últimas notícias

    Publicidade