A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Bruno Lisboa e João Kraeski
Francisco Romão Pereira Bruno Lisboa e João Kraeski

Bruno e João querem tornar o bairro da Penha de França mais sustentável

Chegaram a Portugal há quatro anos, prontos para fazer a diferença. Na Penha de França, têm descoberto novas formas de melhorar o ambiente.

Joana Moreira
Escrito por
Joana Moreira
Publicidade

Bruno Lisboa e João Kraeski são embaixadores do Pacto Europeu para o Clima, mas sabem que as mudanças podem começar a uma escala bem menor: no próprio bairro. O casal de influenciadores digitais saiu de Florianópolis, no Brasil, de mochila às costas e chegou a Portugal há quatro anos, pronto para fazer a diferença. O meu nome é Bruno Lisboa, por isso sempre soube que em algum momento da minha vida ia parar aqui, ri.

O casal encontrou morada na Penha de França, onde não tem feito outra coisa se não descobrir formas de tornar o bairro mais sustentável. “Queremos mostrar que, como imigrantes, a morar aqui, também viemos para somar. Queremos fazer parte da construção positiva da cidade”, explicam. Com uma bagagem na área do marketing digital, criaram o Livre Para, uma agência de comunicação com foco na sustentabilidade, consumo consciente e “comunicação para o bem”, dizem.

Praça Paiva Couceiro
Mariana Valle LimaPraça Paiva Couceiro

Até hoje, já ocuparam a praça com uma feira que dá visibilidade a projectos sustentáveis, organizaram workshops e até rodas de poesia para falar sobre a importância de preservar os oceanos. A partir de Janeiro, em parceria com a junta de freguesia da Penha de França e os vizinhos do estúdio de design Flat 26, lançam o Experimenta Penha, um movimento que através das redes sociais (mas não só) vai convidar os moradores do bairro a ter uma vida mais sustentável, através de gestos simples como fazendo uma reciclagem mais atenta, utilizando o compostor comunitário ou consumindo localmente.

Acreditamos que nada vai mudar nos hábitos das pessoas se não falarmos em auto-conhecimento atrelado à sustentabilidade. Vem de dentro, de entender que temos de mudar, dizem. Começaram por implementar práticas de sustentabilidade em casa, preferindo o minimalismo, e só depois procurando ir além do espaço pessoal para influenciar com propriedade. Acreditamos que a própria comunidade LGBTQI+ pode vir mais para o jogo. Há vários estudos que falam que é uma comunidade muito consciente. Pode ser mais um exemplo de uma comunidade que está desperta para estes assuntos, diz Bruno Lisboa. É muito legal falar de diva pop, mas podemos ir mais além", brinca João. "Queremos ser um exemplo disso também.

+ O Bairro Lopes não está morto – e vai ter uma Casa Cheia de cultura

+ Coisas para fazer na Penha de França

Últimas notícias

    Publicidade