A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Ciclo de cinema de Macau chega ao Museu do Oriente este domingo

Escrito por
Francisca Dias Real
Publicidade

Depois da exposição “Macau. 100 anos de Fotografia”, o Museu do Oriente dedica um ciclo de cinema à antiga colónia que vai desvendar a pluralidade de olhares sobre o território durante o século XX, o período do Estado Novo, até à actualidade. A mostra arranca já este domingo, dia 7, e até 18 de Fevereiro divide-se por sete sessões.

“Cinema Macau. Passado e presente” tem a curadoria da crítica de cinema Maria do Carmo Piçarra. A antiga colónia portuguesa é agora protagonista de um conjunto de filmes de realizadores contemporâneos e imagens de arquivo que contam a história da região. Vão ainda ser revelados filmes do Arquivo Nacional de Imagens em Movimento (ANIM), da RTP e do Centro de Audiovisuais do Exército (CAVE).

O ciclo começa com filmes de realizadores portugueses que reflectem o período do Estado Novo, tanto amadores (Antunes Amor) como profissionais (Ricardo Malheiro). 

A mostra vai mais longe, até cineastas estrangeiros ao serviço do regime, como Miguel Spiguel e Jean Leduc.

“Cinema Macau. Passado e presente” divide-se pelas temáticas "Jóia do Oriente na propaganda do Estado Novo", "Herança Portuguesa e transição vistos pela televisão", "Personagem misteriosa na ficção cinematográfica portuguesa contemporânea", "Passado e presente documentado por jornalistas portugueses", "Histórias de Macau I", "Histórias de Macau II" e "Histórias de Macau III".

A entrada é livre mediante levantamento do bilhete no próprio dia. A programação pode ser consultada aqui.

+ Filmes em cartaz esta semana

+ Domingo há maratona de Woody Allen

Últimas notícias

    Publicidade