A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
lumiar
DR

Concurso de fotografia quer dar a conhecer os bairros municipais de Lisboa

Começa já este mês o concurso que quer desafiar lisboetas (e não só) a captar as rotinas, as pessoas e as histórias de alguns bairros municipais da cidade. Os trabalhos podem ser entregues até 12 de Maio.

Escrito por
Carlota Morais
Publicidade

Alinhada com as comemorações dos 30 anos do Programa Especial de Realojamento, a Gebalis, responsável pela gestão social e económica de bairros municipais da cidade, apresenta o seu primeiro concurso de fotografia.

Intitulado “Foco no Bairro”, o concurso está aberto a todos aqueles que gostam de fotografar, profissionalmente ou de forma amadora. “O que vejo no bairro”, “Como veem o bairro” e a “Vida no bairro” são as categorias em que decorre o concurso. Os participantes podem submeter candidaturas já a partir de dia 17 de Abril e até 12 de Maio.

O objectivo é divulgar as vivências, as pessoas, o dia-a-dia e as histórias de quem faz parte de bairros como o Alto da Faia, Calhau, Charquinho, Furnas, Horta Nova, Murtas, Paço do Lumiar, Pedralvas, Quinta dos Barros, Rainha Dona Leonor, Rego e Telheiras. 

A iniciativa procura promover a sensibilidade de observação das dinâmicas e das características singulares destes bairros geridos pelo Gabinete de Intervenção Local da Horta Nova. “Assume-se [o concurso] como uma forma de abrir os bairros municipais aos olhares de toda a população de Lisboa, podendo a fotografia constituir um veículo de consciencialização da população no geral e motivador da mudança social das comunidades que compõem a malha humana e dão vida a estes bairros”, referiu Fernando Angleu, Presidente do Conselho de Administração da Gebalis, em comunicado.

Os trabalhos vão ser avaliados por um júri composto por um fotógrafo profissional, a equipa do Gabinete de Intervenção Local da Horta Nova e um elemento do Departamento de Marca e Comunicação da Gebalis. 

Para 24 de Junho está marcada uma exposição fotográfica de todos os participantes, no Avenidas, o primeiro espaço do programa Um Teatro em cada Bairro, no Rego. Ainda neste dia, vão ser selecionadas e premiadas as três melhores fotografias em cada uma das categorias. Os prémios vão dos 25€ aos 100€, atribuídos em cartões Sonae Sierra.

Texto editado por Mauro Gonçalves

Oito obras de Álvaro Siza candidatas à Lista do Património Mundial da UNESCO

Jardins com Arte: Palácio de Queluz é cenário de aulas de pintura

Últimas notícias

    Publicidade