A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Culturgest
©João CarvalhoCulturgest

Culturgest vai discutir “o conceito de império” para questionar o futuro

Entre Novembro e Dezembro, um ciclo de conferências em Lisboa propõe-se a pensar sobre o imperialismo (o português, mas não só) e as suas implicações históricas. A entrada é livre.

Escrito por
Joana Moreira
Publicidade

De 4 de Novembro a 15 de Dezembro, o ciclo Impérios, na Culturgest, vai pôr o público a pensar sobre "o conceito de império", bem como "as suas implicações históricas do passado como forma de compreender o contexto actual do mundo".  

Durante cinco dias, várias conferências vão reflectir sobre vários impérios. A primeira sessão, dia 4, às 16.00, é subordinada ao tema "Descentrar o Império, Reparar o Futuro", e conta com oradores como Luiz Felipe de Alencastro, historiador e coordenador do Centro de Estudos do Atlântico Sul. "No ano em que se assinalam os 200 anos da independência do Brasil, esta mesa-redonda procura densificar a perspetiva histórica a partir de um olhar de longa duração sobre a formação do maior país da América Latina", revela a nota sobre a palestra, que antecede uma outra às 18.30 que reunirá nomes como Cristina Roldão, da Escola Superior de Educação de Setúbal, para uma reflexão sobre reparações históricas. "A história do império é inevitavelmente a história das reparações. O labor das reparações começou no momento de expropriação e nunca realmente terminou. Não se trata apenas de acautelar os direitos dos descendentes de espoliados e escravizados, trata-se também de interromper a renovação dessa violência inicial e assegurar o direito a um mundo plural e diverso", anuncia-se sobre a mesa que lançará o debate sobre temas como a memorialização da escravatura, a restituição de objectos ou o desmantelamento de estátuas racistas. 

Até Dezembro, outras áreas serão analisadas na perspectiva da palavra império, da música (a 23 de Novembro, na sessão "Ecos do Império – Representações Musicais da Rússia") ao cinema (a 15 de Novembro, na sessão "Suave e Irresistível? O Imperialismo de Hollywood") ou até ao espaço (em "Impérios no Espaço", a última sessão, a 15 de Dezembro).

Todas as sessões acontecem no Pequeno Auditório da Culturgest e são de entrada livre mediante levantamento de bilhete 30 minutos antes do início da sessão. A última conferência, de dia 15 de Dezembro, acontece apenas online. 

Culturgest. 4 Nov-12 Dez. Vários horários. Entrada livre.

+ A agenda cultural de Lisboa que não pode perder

+ As peças de teatro (e não só) que tem de ver nos próximos meses

Últimas notícias

    Publicidade