A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Kaunas Lithuania
Photograph: Shutterstock

Este é o país mais feliz do mundo para quem tem menos de 30 anos

É na Europa Central e Oriental e na América Latina que o Relatório Mundial da Felicidade regista maior disparidade entre jovens e seniores.

Liv Kelly
Escrito por
Liv Kelly
Publicidade

Já sabemos que a Finlândia foi novamente coroada, pelo sétimo ano consecutivo, como o país mais feliz do mundo. No entanto, esse é o resultado para a população em geral. Quando se trata do país com os jovens mais felizes, a história é bem diferente.

Em 2024, pela primeira vez, o Relatório Mundial da Felicidade, publicado pela Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, explorou as diferenças entre gerações, revelando os países mais felizes para os mais velhos e para os mais jovens.

Os países onde a felicidade entre os jovens é significativamente maior do que entre os mais velhos são sobretudo na Europa Central e Oriental e na América Latina. O país classificado como o mais feliz na categoria abaixo dos 30 anos foi a Lituânia. O país báltico ficou em 19.º lugar no ranking geral, mas no que toca à felicidade entre os jovens superou países nórdicos como a Finlândia, a Islândia e a Noruega.

Curiosamente, a população mais jovem da Lituânia é muito mais feliz do que os seus idosos – o país ficou em 44.º lugar na categoria que avalia a felicidade para pessoas com 60 anos ou mais. Ainda assim, não é o país em que essa disparidade é maior: entre os menores de 30 anos, a Croácia ocupa a 14.ª posição no ranking da felicidade, uns impressionantes 66 lugares acima da sua classificação para os maiores de 60 anos.

Quanto às entradas latino-americanas, a Costa Rica reivindica a posição mais alta, no número 11, um lugar acima da sua posição no ranking geral. Já El Salvador aparece em 17.º lugar, o que significa um grande salto da sua posição geral, no número 33.

Os 20 países mais felizes do mundo para pessoas com menos de 30 anos:

  1. Lituânia
  2. Israel
  3. Sérvia
  4. Islândia
  5. Dinamarca
  6. Luxemburgo
  7. Finlândia
  8. Roménia
  9. Países Baixos
  10. República Checa
  11. Costa Rica
  12. Áustria
  13. Suíça
  14. Croácia
  15. Eslovénia
  16. Kuwait
  17. El Salvador
  18. Suécia
  19. Austrália
  20. Noruega

Saiba mais sobre o modo como as categorias de idade foram avaliadas no site do Relatório Mundial da Felicidade.

Siga o novo canal da Time Out Lisboa no Whatsapp

+ Procura-se “crítico de quartos de luxo” para ficar em hotéis de cinco estrelas

Últimas notícias

    Publicidade