A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Galeria Baginski em Marvila fechou as portas

Renata Lima Lobo
Escrito por
Renata Lima Lobo
Publicidade

Era uma das melhores desculpas para visitar Marvila, mas a aventura terminou. A Galeria Baginski fechou portas e nós explicamos-lhe por que vai deixar saudades.

Foi na passada sexta-feira que o comunicado da galerista Andréa Baginski Champalimaud dava conta do encerramento da galeria que abriu em 2009 em Marvila, depois de um primeiro espaço no Príncipe Real ligado à fotografia contemporânea. "Todos os projectos têm um fim. Por isso, é com muita pena que venho comunicar que a Galeria Baginski encerrou actividade."

A galerista aproveitou ainda a nota para agradecer aos artistas que passaram pela galeria, aos colaboradores e deixou um "até um próximo projecto". Mas o motivo é para já um mistério: ao ligarmos para a galeria percebemos que a directora não presta esclarecimentos adicionais.

Desenho, fotografia, pintura, escultura e instalações encontraram aqui um bom lugar. Foi em 2009 que esta galeria de arte contemporânea abriu na Rua Capitão Leitão, num antigo armazém de fósforos de 650 m2. E incendiou, no bom sentido, a cena cultural contemporânea de Lisboa ao representar artistas como Paulo Brighenti, Fernanda Fragateiro ou Ana Vidigal e tendo criado ainda uma importante ponte com artistas africanos e da América Latina.

Agora, se quiser privar com arte contemporânea em Marvila, pode sempre esperar por um open day no Tomaz Hipólito Studio (Rua Afonso Annes Penedo, 50) ou visitar a Galeria Francisco Fino (Rua Capitão Leitão, 76) a funcionar num antigo armazém de vinho e azeite.

+ Roteiro perfeito em Marvila

+ Galerias de arte em Lisboa: um roteiro alternativo

Últimas notícias

    Publicidade