A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Ciclovias
©Manuel Manso

Google Maps já mostra direcções para quem anda de bicicleta

Era uma falha da aplicação que obrigava os ciclistas a optar entre rotas sugeridas para automóveis e peões.

Joana Moreira
Escrito por
Joana Moreira
Publicidade

Uma via rápida, um lance de escadas ou uma rua de sentido único: três surpresas comuns para quem usa a bicicleta como meio de transporte em Lisboa e recorre ao Google Maps para se orientar na cidade. Até há duas semanas, a aplicação não permitia saber qual o caminho mais adequado para bicicletas e forçava os ciclistas a alternar entre direcções para peões e automóveis. Agora basta abrir a app do Google Maps e selecionar o ícone à direita das restantes opções (automóvel, transportes públicos, a pé e TVDE). 

Para mostrar o "percurso mais atualizado", a Google usa "machine learning" e "algoritmos complexos", além de "informação de entidades públicas e contributos dos utilizadores". A melhor rota para pedalar até ao destino é também definida tendo "em consideração os vários tipos de ciclovia e quais as ruas próximas que talvez não sejam adequadas para bicicletas", lê-se no blog da empresa. "Os utilizadores poderão também ver se o percurso é plano ou íngreme e assim prepararem-se para uma viagem mais tranquila ou com maior esforço", acrescentam. 

Para este lançamento em Portugal, a Google trabalhou com a plataforma colaborativa ciclovias.pt e a Câmara Municipal de Lisboa, que disponibilizaram o mapa de redes cicláveis do país. De acordo com a empresa, esta actualização permitirá "circular em segurança, evitar aglomerações, ter uma alternativa mais sustentável na deslocação, praticar desporto ou simplesmente passear".

Todas as indicações dadas têm em conta uma bicicleta regular – o tempo sugerido será encurtado utilizando uma bicicleta eléctrica.

+ Passe Navegante vai incluir bicicletas Gira em 2022

+ Selim: o banco de bicicletas mudou-se para São Bento

Últimas notícias

    Publicidade