A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Teatro Nacional D. Maria II
Teatro Nacional D. Maria IIAndy, de Gus Van Sant

Gus Van Sant estreia primeira peça na nova temporada do D. Maria II

O espectáculo original do cineasta norte-americano, inspirado na figura de Andy Warhol, tem estreia mundial prevista para Setembro.

Raquel Dias da Silva
Escrito por
Raquel Dias da Silva
Publicidade

A estreia mundial de Andy, a primeira criação de palco de Gus Van Sant, marcará, a 23 de Setembro, o arranque da Temporada 2021-2022 do Teatro Nacional D. Maria II. Inspirado na figura de Andy Warhol, o espectáculo de teatro musical, integrado na programação da BoCA – Bienal de Artes Contemporâneas, poderá ser visto até 3 de Outubro.

Com texto, encenação, música e letras de Gus Van Sant, a peça reconstrói o passado de um Warhol em início de carreira, através de uma narrativa ficcional construída a partir de factos reais e de memórias, mas também com recurso à imaginação, tendo como pano de fundo o momento em que a cultura popular ganhou estatuto de arte.

Andy conta com uma equipa artística portuguesa, incluindo direcção musical de Paulo Furtado (The Legendary Tigerman). A actriz Edie Sedgwick, o escritor norte-americano Truman Capote ou o crítico de arte Clement Greenberg são algumas das personagens interpretadas por adolescentes e jovens actores – como Carolina Amaral, Diogo Fernandes, Helena Caldeira e Lucas Dutra – que, nesta descontextualização da idade, testam identidades.

Comissionado pela BoCA, o espectáculo, que procura reavivar a crença de estarmos juntos e formarmos um colectivo ou movimento com a força de transformar o mundo, conta com co-produção do Teatro Nacional D. Maria II, deSingel, Festival Romaeuropa, Onassis Foundation, Kampnagel, La Comédie de Reims e Teatro Calderón.

Paralelamente à estreia da peça, o Queer Lisboa, que este ano se realiza entre 17 e 25 de Setembro, vai fazer uma retrospectiva da obra do realizador norte-americano, um nome fulcral do new queer cinema do início da década de 90. O festival vai ainda dar-lhe carta branca para mostrar alguns filmes na Cinemateca Portuguesa, onde estará presente para uma conversa com o público.

Teatro Nacional D. Maria II, Sala Garrett. Praça D. Pedro V (Rossio). Qua-Sáb 19.00 e Dom 16.00. 9€-16€.

+ As peças de teatro para ver esta semana

+ Leia já, grátis, a edição digital da Time Out Portugal desta semana

Últimas notícias

    Publicidade