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Quando não há fila o enorme logo amarelo é suficiente para chamar a atenção de quem passa no agitado cruzamento entre a Avenida António Augusto de Aguiar e a Rua Marquês de Fronteira, em Lisboa. Trata-se do Mr. Box Tea, mais um sítio onde é possível beber os famosos chás de bolhas em todas as suas derivações.
O negócio é de Fernando Ye, 22, Chen Zhiqiang, 21, e Ji Junhong, 22, que, depois de se conhecerem a jogar basquetebol, ficaram amigos e decidiram criar um projecto em conjunto. “Achámos que nesta zona faltava um [espaço de] bubble tea”, diz Fernando, português, filho de imigrantes chineses.
O espaço, com uma esplanada com vista para a rua, tem o menu logo à entrada, para ajudar os mais indecisos, que encontram 43 opções na carta. Quando os clientes não conhecem o conceito do chá de bolhas – uma bebida com origem na China nos anos 1980 e feita à base de chá, leite ou concentrado de fruta –, os funcionários aconselham versões mais simples.
No cardápio há chás, milkteas (bebidas que, como o nome sugere, misturam chá e leite), chás com fruta fresca, smoothies, refrigerantes, bebidas só com leite e bebidas especiais da casa. Há também bebidas que podem ser servidas quentes – quase todas as que incluem leite. Depois, a imaginação é o limite, explorando as múltiplas opções de toppings.
Há quem acrescente bobas, pequenas bolas “com uma camada exterior derivada de algas marinhas e em que o interior é o sabor da fruta escolhida”, explica Fernando. “Nem precisa de mastigar, basta partir com a língua e o sabor explode na boca”. As bolas de tapioca, que em inglês são designadas como black pearls, são também uma possibilidade, assim como outras menos comuns, como a adição de creme de queijo na parte superior do copo, para contrastar com as camadas inferiores, essas quase sempre doces.
Por enquanto, os chás simples são os que têm mais saída, disponíveis em vários sabores: manga, maracujá, pêssego, líchia, morango, meloa e mirtilo (3,40€ os de 500ml e 3,90€ os 700ml). Nos especiais, o Mr. Mango Box (4,90€) e o Mr. Oreo Milk (4,50€/500ml, 4,90€/700ml) têm reunido as preferências.
Um detalhe que tem escapado a alguns é o facto de todas as bebidas, com excepção das servidas quentes, terem de ser agitadas. “Até colocámos um vídeo no Instagram [a explicar], porque as pessoas diziam que no início [a bebida] não tinha muito sabor e que no fim era muito doce. Porquê? Porque não misturavam”, conta Fernando. Agitar, sim, mas só depois de tirar as fotografias, claro. É que a estética é um ponto chave das bebidas no Mr. Box Tea: das múltiplas camadas coloridas a detalhes como pequenos corações vermelhos que impedem o líquido de sair do copo, ou o próprio recipiente no formato de boneco que chama a atenção.
A localização estratégica, junto à saída do metro de São Sebastião, faz deste espaço um óbvio ponto de recolha para quem só quer levar a bebida e seguir caminho. Mas os responsáveis querem ser mais do que um ponto de passagem. A loja, aparentemente pequena, tem uma cave onde é possível estar sem pressa. Fernando não esconde que o objectivo é replicar o “efeito Starbucks” (que existe curiosamente do outro lado da estrada, no piso térreo do El Corte Inglès), isto é, incentivar as pessoas a ficar por ali a trabalhar ao computador e ir consumindo. Aliás, foi a pensar nisso que no piso inferior, além de várias mesas, existe uma sala à porta fechada, com menos ruído, onde é possível levar o computador e trabalhar com mais sossego.
A loja faz parte do franchise Mr. Box Tea que tem origem na China e já chegou a outros países do mundo como a Alemanha ou a Austrália. Em Portugal, Fernando Ye sonha com o próximo passo: levar o fenómeno do bubble tea também ao norte e ao sul do país.
Avenida António Augusto de Aguiar 140 B (São Sebastião) Seg-Dom 12.00-21.00