A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Já há imagens do projecto para o Adamastor

Raquel Dias da Silva
Escrito por
Raquel Dias da Silva
Publicidade

Câmara Municipal de Lisboa divulgou um vídeo com imagens do projecto de requalificação do Miradouro de Santa Catarina. Proposta ainda será votada em Assembleia da Freguesia da Misericórdia. 

O projecto de requalificação previsto para o Adamastor, encerrado desde Julho de 2018, foi finalmente apresentado em consulta pública na quarta-feira, no Liceu Passos Manoel, depois de meio ano de polémica. Fernando Medina anunciou, na intervenção que encerrou a sessão, que haverá votação em Assembleia da Freguesia da Misericórdia, cujo resultado será transmitido à câmara. Esta quinta-feira, a autarquia partilhou as primeiras imagens de como ficará o Miradouro de Santa Catarina.

A proposta arquitectónica da Proap para o Adamastor contempla requalificação da zona verde, com implementação de manchas arbustivas, protegidas por vedações com altura variável até um metro e dez, e vedação perimetral, com dois metros de altura e três portas de acesso, para permitir o encerramento – eventualmente nocturno – do miradouro. 

“O Adamastor será sempre um espaço público”, vinca a autarquia no Facebook, replicando as declarações de Fernando Medina na quarta-feira à noite. “Com mais segurança, mais iluminação, melhores espaços verdes e maior qualidade de vida para quem mora na zona.”

Em comentários à publicação, são muitos os detratores da vedação, denunciando a “higienização social” e a “gentrificação” daquele espaço com vista sobre a 24 de Julho e o rio Tejo. “Insegurança combate-se com iluminação, policiamento e não com grades e vedações”, escreve um dos utilizadores. Há ainda quem questione a requalificação da zona verde: “Do que vi, agora tem mais piso do que verde”. 

+ Adamastor vai a votos, mas “nunca será um espaço reservado”

Últimas notícias

    Publicidade