A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Feira do Livro de Lisboa
Feira do Livro de LisboaFeira do Livro de Lisboa 2020

Lisboa está no top das melhores cidades do mundo em 2021

Lisboa está em 21.º lugar, mas pronta para começar a escalar o top. Entre os pontos fortes da capital portuguesa, a gastronomia e a cultura destacam-se.

Raquel Dias da Silva
Escrito por
Raquel Dias da Silva
Publicidade

Qual é a melhor cidade do mundo? Não é uma pergunta fácil de responder – afinal, as cidades estão cheias de pessoas e as pessoas estão cheias de contradições. Mas não faz mal, encontrámos uma maneira de saber o que torna um lugar perfeito (ou quase) e quais as cidades a liderar o caminho, mesmo com uma pandemia pelo meio. Com a ajuda de 27 mil pessoas, que responderam a mais um Time Out Index, chegámos ao ranking definitivo das melhores cidades do mundo em 2021. São Francisco, nos Estados Unidos, é a grande vencedora. Lisboa e Porto também se encontram no top.

Há muito que São Francisco é “um farol de ideias progressivas, inclusão e inovação”. Altas taxas de vacinação combinadas com muitos jantares ao ar livre e canábis de qualidade (sim, leu bem) tornam a cidade norte-americana o lugar ideal para se estar agora. Mas há mais cidades no mundo a merecer uma visita. Em Portugal, o Porto está no top 10, a ocupar orgulhosamente o 9.º lugar (já para não falar que é o 2.º melhor lugar do mundo para fazer novos amigos), e Lisboa na 21.ª posição, a redescobrir o seu potencial de vida ao ar livre (para o ano ninguém nos pára).

“Lisboa estava em alta antes da pandemia. A cena gastronómica estava mais agitada do que nunca; os bares, as festas e os concertos atraíam visitantes de todo o mundo. Mas, de repente, tivemos que nos adaptar”, relembra Hugo Torres, director adjunto da Time Out Lisboa. Além dos colectivos, das colaborações ad hoc e dos pequenos negócios artesanais e de nicho, que começaram a surgir em toda a cidade, verificou-se um reforço da aposta na qualidade dos produtos e na sazonalidade – 87% dos leitores consideram a cidade perfeita para “comer e beber” e 75% está convencido que o cenário cultural não fica atrás. Os eventos podem ter estado suspensos durante boa parte do último ano, mas o regresso fez-se em grande e ao ar livre. “Lisboa fez o que qualquer cidade do sul da Europa deveria – ocupar terraços, margens de rios e basicamente qualquer outro espaço ao ar livre disponível”, acrescenta Hugo Torres, que destaca ainda o aparecimento dos New Kids on the Block, um colectivo de jovens chefs, com pedigree de alta gastronomia, que passaram o ano a dinamizar o panorama gastronómico lisboeta, ao dar vida à cozinha tradicional portuguesa em pequenos restaurantes.

Para descobrir mais sobre as melhores cidades do mundo em 2021, basta consultar a lista completa no site da Time Out Global. Não concorda com este ranking? Para a próxima esperamos contar com a sua opinião. Siga a página da Time Out Everywhere no Facebook, @timeouteverywhere no Instagram e @timeout no Twitter, para ser o primeiro a saber quando lançarmos o nosso próximo inquérito.

+ Coisas para fazer em Lisboa este mês

+ Leia já, grátis, a edição digital da Time Out Portugal desta semana

Últimas notícias

    Publicidade