A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Lisboa vai estar de Jardins Abertos em Maio (e alguns são privados)

Raquel Dias da Silva
Escrito por
Raquel Dias da Silva
Publicidade

Entre 25 e 26 de Maio, os portões de vários jardins lisboetas, incluindo privados, vão estar abertos, com visitas guiadas e workshops em paralelo. Mas há mais: uma Biblioteca Botânica, uma Mostra de Cinema Ambiental, uma Mostra de Design Sustentável, uma Mostra de Orquídeas e uma festa com música e alimentação saudável, para toda a família.

Os Jardins Abertos estão de volta para uma terceira edição com passeios por Lisboa que contemplam os jacarandás em flor. O projecto, promovido por profissionais dos sectores da cultura, botânica e sustentabilidade, quer difundir o conhecimento da natureza em ambiente urbano e sensibilizar o público para a importância do respeito e da preservação dos espaços verdes.

O Jardim Botânico da Ajuda, o Jardim do Grémio Literário, os Jardins do Palácio de Belém e o Parque Botânico de Monteiro-Mor são alguns dos jardins que terão livre acesso durante todo o fim-de-semana do festival, que arranca a 25 de Maio, a partir das 10.00.

Nas visitas livres, que contemplam dez jardins, vai ser ainda possível visitar o jardim do Museu Nacional de Arte Antiga ou o Pátio do João e da Teresa, na Misericórdia. Já com visitas limitadas, há onze jardins, incluindo o Jardim da Residência do Embaixador dos EUA, que também tem uma visita guiada marcada, das 16.00 às 17.00, com os embaixadores George e Mary Glass.

Jardins Abertos
Jardim do Museu Nacional de Arte Antiga
Jardins Abertos

No primeiro dia do festival, entre as 10.30 e as 18.00, poderá ainda visitar a Mostra de Design Sustentável, da Escola das Caldas, e a Mostra de Orquídeas, do Clube dos Orquidófilos de Portugal, na Estufa Fria de Lisboa. Além destas duas exposições, estão programadas duas vídeo-instalações (no Jardim do Goethe-Institut e no Jardim do Palácio Pancas Palha), uma actividade para crianças (na Estufa Fria), uma conversa (no Jardim e Biblioteca Botânica), a exibição de uma curta e longa-metragem (no Jardim do Goethe Institut) e seis oficinas, em diferentes jardins, para aprender mais sobre o cultivo de orquídeas, a reciclagem de flores ou a compostagem na cidade.

No dia seguinte, 26 de Maio, voltam a abrir-se os portões dos jardins para mais visitas, mas o destaque vai para o concerto de piano de Danny Rico e Rogério Pitomba, a partir das 11.00, no Jardim do Palácio de Belém; e para o percurso guiado, para fazer de bicicleta, do Jardim Gulbenkian a Monsanto, com a arquitecta paisagista Mariana Machado, das 12.00 às 16.30.

Se preferir aprender a plantar em vasos, Marcio Orsi e Roberta Gontijo, da Superbotânica, vão ensinar como no Jardim do Beco de Monte, das 14.00 às 15.00. Mas há mais oficinas: de tinturaria natural, de alimentação saudável e até de ervas silvestres e flores comestíveis. É olhar para a programação completa, a ser divulgada brevemente no site dos Jardins Abertos.

A festa de encerramento, no Jardim Braancamp Freire, começa às 16.00, com três concertos planeados: Sah_Mindelman Dj Set, das 17.00 às 19.30; Jhon Douglas and Jungle Boys, das 19.30 às 20.30; e Tropikaoz Dj Set, das 21.00 às 22.00. Todas as actividades são gratuitas e não requerem inscrição prévia, mas em algumas a participação está limitada à lotação disponível.

+ Seja um naturalista: passeios e workshops para respirar ar puro

+ Os melhores sítios para ver as estrelas em Lisboa

Últimas notícias

    Publicidade