A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Escultura de Joana Vasconcelos no Museu Nacional do Azulejo. 
Mariana Valle LimaEscultura de Joana Vasconcelos no Museu Nacional do Azulejo. 

Museu de Joana Vasconcelos em Lisboa ou Oeiras? “Ela é que tem de decidir”, diz Isaltino

O futuro museu da artista plástica está a ser disputado pelas câmaras municipais de Lisboa e de Oeiras. Numa ou noutra cidade, parece certo que será junto ao rio.

Joana Moreira
Escrito por
Joana Moreira
Publicidade

Entre Oeiras e Lisboa, continua incerto o poiso do futuro museu de Joana Vasconcelos. O presidente da Câmara de Oeiras garante que já estão a ser ponderados locais para o espaço museológico, mas que a decisão está do lado da artista. 

Vasconcelos quer criar um museu para mostrar não só o seu acervo, mas também o processo. "Tenho um projecto que ando a desenvolver há algum tempo, que é fazer deste ateliê um museu aberto", disse em Fevereiro ao Diário de Notícias. Na mesma entrevista, a artista plástica confirmou estar em conversações com a Câmara Municipal de Oeiras. "Seria neste espaço junto ao rio, mas mais para o lado do concelho de Oeiras. Portanto, já temos conversações com a APL, o Ministério da Cultura, a Câmara de Oeiras e estamos nessa fase de negociação, mas a ideia era poder fazer do ateliê um local que todos pudessem visitar", contou ao mesmo jornal. 

Já no final de Maio, o Expresso noticiou que o futuro espaço cultural, uma obra avaliada entre 10 e 15 milhões de euros, estava a ser disputado pela Câmara de Lisboa e Oeiras. Em declarações à Time Out, esta quarta-feira, o presidente da Câmara de Oeiras confirma as conversações: "Já vimos locais, mas ainda não há nada definido." Isaltino Morais garante que já falou directamente com a artista, e que "da parte da Câmara de Oeiras há disponibilidade". "Sendo uma artista de renome como ela, até em termos nacionais e internacionais, naturalmente que era uma proposta que a Câmara não poderia deixar de analisar. Há a possibilidade de se instalar junto ao rio em Oeiras e em Lisboa. Agora ela é que tem de decidir", remata. 

+ Exposições em Lisboa para visitar este fim-de-semana

+ Os melhores museus em Lisboa

Últimas notícias

    Publicidade