A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Bordalo II
Bordalo IITendas na “Rua das Angústias", no Miradouro de São Pedro de Alcântara

Nova intervenção de Bordalo II denuncia “desalojamento local”

O artista plástico criou uma “Rua das Angústias”, com tendas e sinais de trânsito, no Miradouro de São Pedro de Alcântara.

Raquel Dias da Silva
Escrito por
Raquel Dias da Silva
Publicidade

Bordalo II tem sido particularmente interventivo nos últimos tempos. Depois da crítica aos “milhões do dinheiro público para patrocinar a tour da multinacional italiana”, a propósito da Jornada Mundial da Juventude, e da intervenção no Campo Pequeno contra as touradas, o artista plástico denuncia “a ganância do privado” e a “incompetência do Estado”, que impedem a regulação dos preços da habitação, e alerta para a transformação das cidades em “gigantes parques de diversão sem alma”. A sua mais recente instalação encontra-se no Miradouro de São Pedro de Alcântara.

Uma placa a dar conta do “DL (Desalojamento Local)”, outra a identificar a nova “Rua das Angústias”, sinais de trânsito só para turistas (num sinal de proibição escreveu: “Exceto turistas, nómadas digitais e vistos gold”) e um banco de jardim transformado em cama, com direito a mesa de cabeceira e pantufas. É a crítica de Bordalo II à crise da habitação.

“Em Portugal, em 2023, há pessoas que se levantam todos os dias para trabalhar oito ou mais horas e chegam ao final do mês sem sequer conseguir pagar uma casa onde viver”, lê-se na legenda de uma publicação que fez no Instagram.

View this post on Instagram

A post shared by Bordalo II (@b0rdalo_ii)

No sábado, 30 de Setembro, a manifestação “Casa para viver” vai acontecer em várias cidades do país. Em Lisboa, está marcada para as 15.00, com a Alameda como ponto de partida. A chegada ao Rossio deverá fazer-se pelas 18.00, seguindo-se intervenções e concertos de A Garota Não, Luca Argel e Luta Livre. Bordalo II apela à participação, “para defender um direito que é de todos”.

+ Setúbal quer ver a “liberdade ilustrada no feminino”

+ Lisbon by Time Out: na Comporta, o Verão ainda não acabou

Últimas notícias

    Publicidade