A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

O Pátio da Água está de volta ainda mais sustentável

Renata Lima Lobo
Escrito por
Renata Lima Lobo
Publicidade

Até 15 de Setembro pode beber água da torneira, fresca, natural, simples ou aromatizada com frutas. O Pátio da Água regressou à sede da EPAL e também às ruas de Lisboa com o Água sobre Rodas, a versão móvel da iniciativa.

Foi no pátio anexo à sede da EPAL, na Avenida da Liberdade, que arrancou em 2016 o Pátio da Água, um projecto da EPAL que tem por objectivo promover o uso da água da torneira para saciar a sede e evitar o uso de água engarrafada em poluentes garrafas de plástico.

A reabilitação de um prédio mesmo ao lado da EPAL afastou o Pátio da Água de casa, mas nas últimas edições a solução encontrada passou por um pátio móvel, chamado Água Sobre Rodas, uma versão nómada da ideia. O Pátio da Água regressou esta segunda-feira à sede da EPAL, mas não chegou sozinho. O Água Sobre Rodas arrancou esta segunda-feira no Jardim da Torre de Belém, a sua primeira paragem, e os dois projectos estarão em marcha até 15 de Setembro, realizados em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa e com a Lisboa E-Nova.

Fotografia: Inês Félix

A grande novidade deste ano é uma edição 100% sustentável. Os resíduos gerados (a partir da fruta ou das ervas aromáticas) são colocados em áreas de compostagem e terão como destino final jardins de escolas de Lisboa, em estabelecimentos de ensino ainda a designar pela Câmara Municipal de Lisboa que se junta ao Pátio da Água com o seu Lisboa a Compostar. Um projecto de incentivo à compostagem doméstica, no âmbito do Plano Municipal de Gestão de Resíduos da Cidade de Lisboa e do Projeto Europeu FORCE – Cities Cooperating For Circular Economy (HORIZON 2020).

Fotografia: Inês Félix

Em qualquer pátio, móvel ou fixo, pode beber água aromatizada, nas seguintes versões: a Citronada (limão e laranja), a Laranjeta (laranha e canela), a Explosão de Menta (hortelã), a Tropicália (ananás e lima), a Marrocos (hortelã e canela) e a Alecrim aos Molhos (alecrim e limão). As águas são servidas em copos de papel que pode pôr para reciclar no local. Também pode levar a sua garrafa de casa para encher com a ajuda de dois bebedouros no caso do Pátio da Água da Avenida da Liberdade, ou optar por comprar uma garrafa de plástico reutilizável da EPAL (1€). 

Fotografia: Inês Félix

E a partir de 16 de Setembro a temperatura vai subir no Pátio da Água: o conceito mantém-se, mas será servido chá com água da torneira. Até lá, os “pátios de verão” estão abertos todos os dias – excepto domingos e feriados – das 11.30 às 18.30. Para saber onde anda a água sobre rodas siga as coordenadas em www.epal.pt.

+ 23 restaurantes sustentáveis em Lisboa

+ Eles criam bom ambiente: projectos sustentáveis em Lisboa

Últimas notícias

    Publicidade