A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
O monumento a D. Pedro IV em construção
DRO monumento a D. Pedro IV em construção

O Pátio das Antigas: A estátua de D. Pedro IV em construção

Concebido por dois franceses, o monumento a D. Pedro IV no Rossio demorou três anos a erguer e foi inaugurado a 29 de Abril de 1870. Mas antes, estiveram lá outras construções, caso do “galheteiro”, muito gozado pelos alfacinhas.

Escrito por
Eurico de Barros
Publicidade

Foi no dia 29 de Abril de 1870 que se inaugurou, com muita pompa, a estátua a D. Pedro IV na praça com o seu nome, mais conhecida como Rossio, e que se vê ainda em construção na foto desta página. Antes, em 1821, havia lá estado um monumento à Constituição de 1820, mandado erguer por D. João VI, e que foi arrasado dois anos depois por ordem deste. Em 1852, D. Maria I inaugurou no mesmo sítio o pedestal para a futura estátua a D. Pedro IV, que passou a ser conhecido jocosamente pelos lisboetas como “o galheteiro”, tendo servido, em 1858, como base da estátua do Himeneu, lá erguida a título provisório para comemorar o casamento de D. Pedro V, e em 1862, o de D. Luís. 

Em 1864, o “galheteiro” foi abaixo e lançou-se um concurso internacional para a construção da estátua a D. Pedro IV, tendo sido recebidos 87 projectos de vários países. Ganhou o dos franceses Elias Robert, escultor, e Jean Antoine Gabriel Davioud, arquitecto. A execução da obra foi confiada ao canteiro português Germano José de Sales, e a primeira pedra lançada a 29 de Abril de 1867. Três anos depois, a estátua estava pronta. Na base, há quatro alegorias femininas representando a Justiça, a Prudência, a Fortaleza e a Moderação. No topo, D. Pedro IV de Portugal e I do Brasil tem o uniforme de general e o manto da realeza, a cabeça coroada de louros e, na mão direita, a Carta Constitucional. 

Coisas e loisas de outras eras:

+ O comboiozinho que andava de praia em praia

+ Quando a CTA dominava os ares

+ Um centro comercial no centro da cidade

+ O elevador do golpe de Estado republicano

Últimas notícias

    Publicidade