A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Ourivesaria e Relojoaria Mergulhão
DR

O Pátio das Antigas: O Mergulhão dos cordões de ouro

A Ourivesaria e Relojoaria Mergulhão, propriedade do afamado Manoel Carlos Mergulhão, ou “o Mergulhão dos cordões de ouro”, esteve instalada na Rua de S. Paulo durante quase 90 anos.

Escrito por
Eurico de Barros
Publicidade

Chamava-se Manoel Carlos Mergulhão e era também conhecido em Lisboa como “o Mergulhão dos cordões de ouro”. Isto porque foi o fundador e proprietário daquela que era, à época, a mais conhecida ourivesaria de Lisboa, a Ourivesaria e Relojoaria Mergulhão, que abriu as suas portas no dia 4 de Setembro de 1895, na Rua de S. Paulo. Foi o próprio Manoel Carlos Mergulhão que se auto-denominou, para fins publicitários, “o Mergulhão dos cordões de ouro”, uma designação que aparece habitualmente nos muitos anúncios que fazia publicar na imprensa. E que chegaram, inclusivamente, a ter a forma de sonetos.

Manoel Carlos Mergulhão gostava de ter o retrato nesses anúncios, e de posar orgulhosamente no interior do seu estabelecimento, como se pode ver na foto reproduzida nesta página. Entre outras marcas prestigiadas, representou a Patek Philippe e a Longines, e entre várias outras peças, os serviços de chá e os faqueiros da Ourivesaria e Relojoaria Mergulhão eram também muito afamados, sendo fornecedora do corpo diplomático. Esta ourivesaria chegou a ter uma sucursal na Rua do Ouro na primeira década do século XX, mas a aposta não vingou e Manoel Carlos Mergulhão voltou a centrar-se na loja da Rua de S. Paulo, que acabou por encerrar algures na década de 80. No endereço que o “Mergulhão dos cordões de ouro” ocupou durante quase 90 anos, encontra-se hoje um cabeleireiro.

Coisas e loisas da Lisboa de outras eras:

+ O hotel que acabou em ministério

+ O restaurante do retrato de Pessoa

+ A Penitenciária em construção

Últimas notícias

    Publicidade