[title]
A Câmara Municipal de Oeiras prepara-se para lançar uma rede municipal de bicicletas partilhadas. Oeiras Move é o nome da marca e o sistema será gerido pela Parques Tejo, o equivalente à EMEL naquele concelho. Numa fase piloto, haverá estações ao longo da Ciclovia Empresarial, entre Paço de Arcos e Porto Salvo.
O objectivo é estender a rede, com a criação de nove estações futuras: duas junto à estação de comboios, uma no Alto da Loba, duas na Estrada de Paço de Arcos, duas na Quinta da Fonte, uma junto ao hotel Holiday Inn e uma última estação perto da Escola EB1/JI de Porto Salvo.
Ao longo da Ciclovia Empresarial, serão colocadas cinco estações e 20 bicicletas, com outras seis estações e mais 30 bicicletas reservadas para a ciclovia da Medrosa, que ainda está em construção. Este eixo vai ligar a estação de comboios de Oeiras à Praia da Torre, passando mesmo ao lado da Universidade Nova, em Carcavelos.
A longo prazo, o plano é ter 300 bicicletas e 30 estações localizadas ao longo do concelho, passando por centros históricos, escolas, zonas empresariais e comerciais, para além de praias e lugares de lazer.
A intenção é promover deslocações eficientes e sustentáveis, mas também proporcionar momentos de lazer. A expansão desta rede municipal de bicicletas partilhadas vai acompanhar as ciclovias já existentes no concelho.
Texto editado por Mauro Gonçalves.
+ Lisboa vai fazer peddy-paper para promover calçada artística portuguesa
+ Que Bem Fica o novo quiosque da cidade na Avenida Gomes Pereira