A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Pedro Mafama
© Manuel MansoPedro Mafama

Os limites das músicas urbanas e electrónicas esbatem-se em Cascais

A segunda edição do festival ID NO LIMITS realiza-se finalmente no Centro de Congressos de Estoril entre esta quinta-feira, 24, e sábado, 26 de Fevereiro.

Luís Filipe Rodrigues
Escrito por
Luís Filipe Rodrigues
Publicidade

No final do primeiro ID NO LIMITS, que levou seis mil pessoas ao Centro de Congressos do Estoril entre os dias 29 e 30 de Março de 2019, a organização gabava-se do “sucesso absoluto” da estreia. As actuações de artistas internacionais como IAMDDB, Madlib ou Arca e nacionais como Pedro Mafama ou Dino D’Santiago e as possibilidades abertas pelo festival foram elogiadas um pouco por todo o lado. A realização de uma segunda edição, em 2020, era uma certeza. Mas depois a pandemia aconteceu. O ID NO LIMITS foi cancelado uma vez, e mais outra. Já chega, porém. A segunda edição está marcada para os dias 24, 25 e 26 de Fevereiro.

Karla Campos, promotora do festival, destaca que “será o primeiro festival a arrancar em 2022 no formato normal em período covid seguindo as restrições impostas em que o público apenas terá de apresentar o certificado digital covid válido ou um teste negativo covid e o uso da máscara”. Compreende-se o entusiasmo da organização. Apesar de, com mais ou com menos restrições, já termos podido assistir a sucessivos festivais desde o último ano, parece que é desta que os grandes festivais de música vão mesmo voltar a realizar-se. E o ID NO LIMITS pode ser o pontapé de partida para uma Primavera e um Verão de desforra.

No cartaz do festival, a electrónica encontra-se com o hip-hop, r&b e outras músicas urbanas, tocadas e passadas por artistas de várias geografias – da África à América Latina, mas também e inevitavelmente dos Estados Unidos e da Europa, incluindo Portugal, o país mais representado no cartaz. Ao longo dos três dias do festival, vão passar pelos cinco palcos – incluindo uma silent disco, onde cada um escolhe a música ao som da qual dança, saída de um par de headphones – do Centro de Congressos do Estoril mais de 40 artistas.

No primeiro dia, a par de um contingente internacional liderado pela rapper britânica de ascendência nigeriana Lex Amor e os DJs e produtores Mr. Carmack e Jarreau Vandal, destacam-se as rappers portuguesas Nenny e Mynda Guevara; a ex-Beautify Junkyards Rita Vian, agora a operar num espectro amplo, onde a música electrónica e urbana se funde e confunde com a tradição portuguesa; e ainda David Bruno. O produtor do Conjunto Corona, que nos últimos anos se tem dedicado a cantar e produzir uma música coberta em névoa nostálgica e com raízes no Portugal profundo, vai tocar “temas de todos os discos do [seu] repertório”.

A festa continua na sexta, 25 de Fevereiro, com o rapper irlandês Rejjie Snow, a cantora de r&b psicadélico londrina Greentea Peng, a DJ de perreo e reggaeton madrilena Flaca, e muita gente boa portuguesa, desde jovens talentos do trap como SippinPurpp ou Lon3r Johny ao já veterano rapper Regula, passando por figuras mais difíceis de classificar como Tristany ou o cada vez mais ubíquo Pedro Mafama, que editou no ano passado Por Este Rio Abaixo, um disco de “música popular portuguesa virada para o futuro”, nas suas próprias palavras. A fechar a noite, vai ouvir-se um DJ set de Mike El Nite.

Por fim, no sábado, 26, destaca-se Branko. “Vou apresentar o meu espectáculo audiovisual que vai levar a audiência do ID NO LIMITS numa uma viagem por todos os meus anos de produção e de actividade enquanto artista, apontando também algumas direcções para o futuro”, antecipa o fundador da Enchufada, um dos principais players e divulgadores da música e cultura urbana portuguesa. Vale também a pena apontar os nomes dos sul-africanos Major League DJz, do português Pedro da Linha, e dos britânicos cktrl, Shygirl, Moses Boyd, Poppy Ajudha e Jamz Supernova – de música clássica reimaginada e jazz a hyperpop e grime, vai ouvir-se de tudo. Porque, nas palavras de Karla Campos, “não há limites para a música contemporânea dos dias de hoje”.

Centro de Congressos do Estoril. Qui 24-Sáb 26. 21.30-04.00. 40€-60€.

+ Sete festivais de Verão que nos fazem suspirar pela Primavera

+ Bruno Pernadas e outros concertos em Lisboa esta semana

+ Leia já a edição digital da Time Out Portugal desta semana

Últimas notícias

    Publicidade