Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Guia completo dos festivais de Verão

Guia completo dos festivais de Verão

Os festivais de Verão são uma peça importante do puzzle estival. Com música para todos os gostos de norte a sul do país

FESTIVAL SUPER BOCK SUPER ROCK 2014
Fotografia: Arlindo Camacho
Por Editores da Time Out Lisboa |
Publicidade

Os festivais de música estão para o Verão como a chuva está para o Inverno: sabe bem de vez em quando, e mesmo quem não gosta reconhece que faz falta. Ao contrário da chuva, no entanto, há cada vez mais e maiores festivais. E há para todos os gostos. Desde megaproduções, como o NOS Alive, a festivais um pouco mais pequenos mas ainda assim grandes, como o Super Bock Super Rock e o Vodafone Paredes de Coura, e eventos mais especializados como o Jazz em Agosto, o Festival Forte ou o FMM Sines. É só escolher.

Recomendado: Concertos em Lisboa

Festivais de Verão: o que vem aí

Anna Calvi
© Maisie Cousins
Música, Festivais de música

EDP Vilar de Mouros

icon-location-pin Vilar de Mouros,
icon-calendar

É o mais antigo festival de Verão português, ainda que tenha sido interrompido e cancelado em diversas fases. A edição deste ano volta a puxar pela nostalgia, trazendo a Portugal grupos como os Manic Street Preachers, Killing Joke, The Wedding Present, Skunk Annie, The Sisters of Mercy, The House of Love e Gang of Four. Mas o presente também se ouve aqui, pelas vozes e instrumentos de Anna Calvi ou Prophets of Rage, por exemplo.

oscar mulero
©David Mulina
Música, Festivais de música

Festival Forte

icon-location-pin Castelo de Montemor-O-Velho,
icon-calendar

No final dos 80s, inícios de 90s, o Castelo de Montemor-o-Velho recebeu algumas das primeiras raves portuguesas. Foi essa herança que a Soniculture quis recuperar em 2014, primeira edição do Festival Forte. E logo aí se viu que o lema estava alcançado. Como alguém disse uma vez num programa de talentos da televisão portuguesa, “está forte, está”. E embora a organização não a utilize oficialmente, quem já lá esteve sabe que a frase anda nas bocas dos festivaleiros. Este ano vão lá DJs e artistas como Luke Slater, Dave Clarke, Oscar Mulero, Christinne, Jonas Kopp, Lotus Eater ou The Empire Line, entre outros.

Publicidade
gentleman
©Pascal Buenning
Música, Festivais de música

Festival do Crato

icon-location-pin Campo 1º de Maio,
icon-calendar

Já podemos considerá-lo um histórico dos festivais portugueses, tendo tido a sua primeira edição em 1984. Entretanto a vida mudou, e aquilo que era um festival de vila, pequeno, para locais, abriu portas ao mundo, com um cartaz recheado de bandas portuguesas e até estrangeiras. Gavin James, Gentleman e Ivete Sangalo são alguns dos trunfos desta edição do Festival do Crato, que terá lugar entre 27 e 31 de Agosto.

Música, Festivais de música

LISB-ON

icon-location-pin Parque Eduardo VII, São Sebastião
icon-calendar

Os anos passam e o Lisb-On continua. Não desarma. Sempre com o intuito de dar mais e melhor aos seus jardineiros. Este ano, mais uma vez, a organização vai trazer a Lisboa uma enxurrada de bons nomes (mais ou menos) ligados ao universo da electrónica, como Carl Craig, Idjut Boys, Marcel Dettman, Masters at Work, Ten City, Horse Meat Disco ou Róisín Murphy, entre outros. Todos ao Parque Eduardo VII.

Mais música

Slayer
©Marc Hausler
Música

Concertos em Lisboa em Julho

É difícil falar em concertos em Lisboa durante o mês de Julho e não falar nos festivais de Verão. É lá que tocam os maiores e mais populares artistas: dos Vampire Weekend no NOS Alive, aos Kraftwerk no EDPCOOLJAZZ, passando pelos históricos Slayer no VOA ou Lana Del Rey no Super Bock Super Rock, entre muitos (tantos) outros. É difícil mas não é impossível, porque há vida e grandes concertos para além dos festivais: dos Muse no Passeio Marítimo de Algés a Rod Stewart e os Tool na Altice Arena.

Música

Concertos em Lisboa em Agosto

Entra Agosto e escasseiam os concertos em Lisboa. Mas nem tudo está perdido. Nunca está tudo perdido. Podemos sempre contar com festivais como o Jazz em Agosto, que em princípio vai decorrer entre os dias 1 e 11 de Agosto, e o Sol da Caparica, mas ainda não se sabe quem é que vai lá tocar este ano. E a uns quilómetros de Lisboa realiza-se mais uma edição do MEO Sudoeste. Anitta, Russ, Timmy Trumpet e 6blak são alguns dos nomes que já se conhecem do cartaz deste ano.

Publicidade
Música

Concertos em Lisboa em Setembro

Setembro é um mês muito peculiar. Por um lado, queimam-se os últimos cartuchos do Verão. Por outro, é a altura da rentrée, do regresso à rotina que é também o regresso dos concertos em Lisboa. Ao nível dos festivais, em princípio, vamos poder contar como o Lisb-On, a Festa do Avante! e o Santa Casa Alfama. Ainda não está nada garantido, mas são sempre nesta altura. Em termos de concertos, a única confirmação, por enquanto, é a vinda do cantor de jazz vocal canadiano Michael Bublé à Altice Arena.

Publicidade